A assembléia que escolherá dois representantes da sociedade civil organizada, que integrarão o Conselho de Desenvolvimento Territorial Sustentável para o Território de Desenvolvimento Entre Rios, será às 15h desta quinta-feira, 19, no Auditório Mestre Dezinho, do Centro de Comercialização do Artesanato Mestre Expedito, em Teresina. A informação é da superintendente de Planejamento Participativo da Secretaria de Planejamento do Estado (Seplan), Zenaide Lustosa.
A iniciativa é parte da instalação dos 11 conselhos territoriais de Desenvolvimento Sustentável, adotada pelo Governo do Estado, através da Seplan, para definir os investimentos públicos no âmbito do Planejamento Participativo Territorial.
Zenaide Lustosa disse que, com os conselhos, o Governo democratiza o processo de elaboração do Planejamento Participativo. "É uma estratégia adotada para orientar o planejamento estadual com base nas particularidades regionais e envolvimento da sociedade civil organizada", explicou.
A estratégia considera a divisão do Estado em 11 territórios de desenvolvimento. Cada território tem seu próprio conselho, cujo papel é discutir, articular, propor, consultar e hierarquizar as políticas públicas, definindo os investimentos públicos estaduais.
Oito, dos 11 territórios piauienses de desenvolvimento, abrangendo cerca de 80% dos municípios, já realizaram suas assembléias. A próxima etapa será a nomeação e posse dos conselheiros do Território Entre Rios, prevista para o dia 11 de julho. A primeira reunião desse conselho será em agosto.
A instalação do Conselho de Desenvolvimento do Território dos Carnaubais será nesta quarta-feira, 18, e entre o fim de julho e começo de agosto, será instalado os dos territórios Chapada das Mangabeiras, Serra da Capivara e Planície Litorânea. A instalação dos conselhos territoriais é a última etapa de criação do Conselho Estadual, instância presidida pelo governador do Estado, Wellington Dias.