sexta-feira, 23 de abril de 2010

Lema de Serra "inspira" vídeo comemorativo da Rede Globo

Vídeo comemorativo dos 45 anos da empresa buscou inspiração no mote da campanha do candidato tucano José Serra, "O Brasil Pode Mais". Durante 30 segundos, artistas e jornalistas da Globo repetem variações sobre esse tema. Para jornalista Paulo Henrique Amorim, "deve ter sido uma retribuição ao agasalhamento do terreno que a Globo invadiu por 11 anos e o Serra transformou numa escola técnica para formar profissionais para a Globo".

http://www.youtube.com/watch?v=qTf0SYnNMNk&feature=channel

Jornal argentino questiona posição de Serra sobre Mercosul

Ao qualificar o Mercosul como uma farsa, Serra parece desconhecer, diz o Clarín, que o grosso das exportações industriais do país tem como destinatários países da América Latina. “Segundo estatísticas oficiais, 90% das vendas de produtos manufaturados de Brasil no mundo ocorrem no Mercosul e em mercados latinoamericanos”, lembra o jornal. As declarações do ex-governador de São Paulo surpreenderam negativamente várias lideranças latinoamericanas pelo desprezo revelado em relação aos demais países da região.

LEIA MAIS:

http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=16544

Serra quer fim do Mercosul e promete desmontar legado de Lula

Durante encontro com empresários em Minas Gerais, o pré-candidato tucano à presidência da República, José Serra (PSDB), apresentou seu ideário econômico: disse que o Mercosul atrapalha e quer acabar com a participação do Brasil no bloco, que não vai continuar com o PAC e que pretende revisar todos os contratos federais durante o governo Lula. O tucano disse também que pretende "rever o papel" do BNDES na economia do país.


LEIA MAIS:
http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=16543

Flores para Tancredo, táticas e alianças


Talvez a campanha eleitoral seja pródiga em respostas para tantas questões que as flores a Tancredo levantam neste 25° aniversário da morte do mineiro. A superação de sectarismo do passado e a capacidade de construir alianças permitiram levar Lula e Alencar ao governo, não se cansa de lembrar o presidente. Mas, haverá continuidade nesta tática de ampliar as bases de apoio, com as concessões feitas onde necessário para avançar nos centros mais decisivos, especialmente mantendo o PT no Planalto? O artigo é de Beto Almeida. Beto Almeida leia mais: http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=16545

quarta-feira, 21 de abril de 2010

No Piauí, 25 prefeitos na mira para serem cassados no TRE

O Tribunal recebeu ação com pedido de perda de mandato de pelo menos 25 prefeitos do interior do Estado.

Um total de 25 prefeitos no Piauí pode ser cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ainda este ano. De acordo com levantamento do tribunal, tramitam recursos de perda de mandato determinado por juízes das comarcas. Os motivos são os mais conhecidos: compra de votos e abuso do poder político e econômico.





A cassação será examinada pelo plenário nos próximos meses. No Piauí, o Tribunal já determinou novas eleições nos municípios de São Pedro do Piauí, Francinópolis, Baixa Grande do Ribeiro e Barras, que acontecerá dia 2 de maio.



O Tribunal espera a chegada de ações de cinco municípios. Lá, os juízes pediram a cassação dos prefeitos na comarca. São eles: prefeito de Rio Grande (José Wellington Ciqueira Procópio – PMDB), Flores ( Raimundo Gonzaga dos Santos – PTB) , Sigefredo Pacheco (João Gomes Pereira Neto – PC do B), São Julião (José Francisco de Sousa – PT) e Cristalândia (Adriano Messias Nogueira- PSB)

domingo, 18 de abril de 2010

Dlima: assumo junto às centrais o compromisso com o emprego


PDF Imprimir E-mail
17/04/2010
AddThis Social Bookmark Button
Na manhã deste sábado, 17, a ex-ministra da Casa Civil e pré-candidata à Presidência da República, Dilma Rousseff participou da Plenária dos Movimentos Sociais do Rio Grande do Sul, no auditório do Colégio do Rosário, em Porto Alegre, onde debateu o crescimento econômico e a geração de empregos, para uma plateia de dirigentes de diversas centrais sindicais, partidos políticos, representantes de entidades de luta pelas questões de gênero, raça, moradia, juventude, entre outras.

Também estiveram presentes, além de Dilma, três outros ex-ministros do Governo Lula: Miguel Rosseto (Desenvolvimento Agrário), Olívio Dutra (Cidades), e Tarso Genro (Justiça). Deputados Federais, estaduais e prefeitos igualmente prestigiaram o evento.

di_ctb_dilma_2010_04_17_aAs diversas entidades dos movimentos sociais se revezaram na tribuna para saudar a ex-ministra e apresentarem suas opiniões acerca do tema em questão. Representando a CTB, falou o presidente estadual da Central, Guiomar Vidor (na foto ao lado da ex-ministra), que referiu-se à Dilma chamando-a de “mãe do PAC” que, segundo ele, contribuiu decisivamente para colocar o Brasil na direção do desenvolvimento.

Vidor ressaltou as principais demandas da pauta dos trabalhadores e trabalhadoras do Brasil, no atual momento. Como destaque, o presidente da CTB, relacionou a luta pela redução da jornada de trabalho, sem redução de salários que propiciará a geração de milhões de novos postos de trabalho. Também sublinhou que aos trabalhadores é tema fundamental a luta pelo fim do fator previdenciário.

Além disso, Guiomar Vidor realizou a entrega de um documento para Dilma Rousseff, contendo as reivindicações da CTB aprovada pelo Congresso Estadual da entidade.

No documento a CTB arrolou, além das bandeiras a que se referiu o presidente, a luta pela valorização do salário mínimo, pela igualdade de direitos e oportunidades entre homens e mulheres, pela aprovação da Convenção 158 da OIT, que trata da demissão imotivada e pelo desenvolvimento do Brasil com igualdade, justiça social e distribuição das riquezas para uma efetiva valorização da classe trabalhadora.

Dilma iniciou sua fala, dizendo-se emocionada por reencontrar velhos companheiros de caminhada, referindo-se nominalmente a alguns, de partidos aliados, como Jussara Cony (PCdoB), Vieira da Cunha (PDT), além de outros do seu próprio partido, o PT.

A pré-candidata Dilma anunciou que chegou a esta condição de disputar a Presidência, graças à relação construída com as centrais sindicais e os movimentos sociais. “Eu não vou sozinha. Sem vocês eu não seria o que sou!”, declarou uma Dilma entusiasta do seu papel na continuidade do projeto do presidente Lula. Sobre isso, aliás, Dilma Rousseff fez questão de exaltar seu orgulho de ser herdeira legítima do modelo em curso no país.

Destacou que durante a campanha irá deparar-se com milhões de brasileiros que hoje têm comida na mesa, que agora empunham uma Carteira de Trabalho assinada, que passaram a ter terra e instrumentos para produzir no campo. Ela também falou que encontrará com mulheres que mostrarão, altivas, os eletrodomésticos que conseguiram comprar para suas casas. Mais do que isso, mostrarão suas casa, adquiridas pelo programa Minha Casa, Minha Vida.

“Encontrarei milhões de jovens, Brasil afora, que mostrarão seus diplomas universitários, graças ao Prouni”, disse e foi interrompida pelos jovens que gritavam “Ô ô ô, o filho do pedreiro vai poder virar doutor!”, frase que ela acabou repetindo.

Numa clara referência crítica à oposição, Dilma falou que “não apenas podemos mais, como fomos nós que fizemos e faremos mais. Eu vim aqui e assumo compromissos com vocês”.

di_ctb_dilma_2010_04_17_bReferindo-se aos sindicalistas, Dilma afirmou: “Assumo o compromisso com o emprego e a melhoria das condições de vida dos trabalhadores, construída junto com as Centrais, assumo também o compromisso de acabar com a pobreza e o déficit habitacional”.

E, antes que a critiquem, ela se antecipou dizendo que muitos achavam que era um absurdo dizer que o país iria acabar com a dívida externa. Entretanto, o Brasil acabou com a dívida junto ao FMI, se posicionou de cabeça erguida e com autonomia, sem ter que pedir permissão para ninguém.

Dilma disse que não basta dizer o que pretende fazer. É necessário deixar claro o que ela não fará e, entre as ocorrências que garantiu não fazer, primeiramente, que não é mulher de fugir quando a situação está difícil. “Por mais que tentem tornar as coisas difíceis para mim, não vou esmorecer e nem abandonar o barco”, fixou mais uma vez, para responder a interpretação distorcida, dada pela mídia, sobre sua afirmação.

Ela também garantiu que não irá fazer uma campanha com apelações, difamações, calúnias e invenções de biografias, mesmo que sobre ela recaia esse tipo de ataque, como já está se vendo.

A ex-ministra foi ovacionada no momento que declarou “não traio os interesses do povo, pois essa é minha bússola. Jamais pedirei que esqueçam o que eu disse. Jamais entregarei o país, jamais decidirei por algo que leve ao prejuízo das riquezas do Brasil e à destruição do Estado Brasileiro”.

Entre as coisas que disse que não fará, Dilma também assegurou que jamais tratará os movimentos sociais à base da repressão, uma vez que, por sua biografia, conhece a importância da democracia e dos direitos democráticos.

Dilma encaminhou a conclusão de sua fala criticando a oposição, que passou todo o governo de Lula criticando os programas sociais, mas que agora começa ambicionar a herança do bolsa família, do PAC, etc. Para ela, no entanto, o povo vai perceber quem são os lobos em pele de cordeiro, já que cada brasileiro, antes do governo Lula, sabia onde acabava seu sonho.

“O Brasil era um país triste e com desigualdades muito mais rigorosas. Este país abatido está sendo enterrado e que no lugar dele, nasce e se desenvolve um novo, onde cada brasileiro passa a ter esperança, auto-estima e respeito. Nós somos os herdeiros legítimos deste projeto generoso, mobilizador e que pertence a todo povo trabalhador”, arrematou Dilma.

Sônia Corrêa
Jornalista – MTb 14.178
Porto Alegre

quinta-feira, 15 de abril de 2010

PESQUISA 180 / JALES: Silvio 35%, Wilsão 27% e JVC 25%

CONFIRA TODOS OS NÚMEROS: Pela primeira vez o atual governador está na frente do senador
Silvio X Wilsão X JVC
Silvio X Wilsão X JVC

Após um dia inteiro de divulgação de alguns dados, sai a pesquisa completa do 180graus / Jales. Diferente do levantamento do instituto 'Amostragem', este aponta apenas os três pré-candidatos do atual cenário político local: SIlvio Mendes (PSDB), Wilson Martins (PSB) e João Vicente Claudino (PTB).

E a grande novidade é que pela primeira vez o atual governador Wilson Martins passa em números o senador João Vicente, apesar de estarem empatados tecnicamente de acordo com a margem de erro. Os números são os seguintes: Silvio segue na frente com 35,59% das intenções de voto; em segundo lugar agora aparece Wilsão com 27,79%; e em último lugar JVC com 25,19%.

O número de indecisos, que não sabem ou não opinam somou 11,43%. No cenário onde somente os candidatos do PTB e do PSB disputam o cargo de governador, Wilson Martins aparece com 44,33% das intenções de voto e o petebista João Vicente Claudino 35,78%. Os indecisos somam nesse caso 19,89%. Já no cenário onde o tucano Silvio Mendes disputaria as eleições com o pesebista Wilson Martins, Silvio aparece na frente com 47,96% e Wilsão 35,87%. Indecisos seriam 16,17%.

Num outro cenário, entre Silvio versus JVC, o tucano se destaca com 50,28% das intenções de voto e o petebista filho do Seu João Claudino teria 32,71% das intenções de voto. 17,01% seriam os indecisos. Entre os candidatos rejeitados, João Vicente tem o maior percentual com 29,65%. Wilson Martins aparece em seguida, com 16,26% e Silvio Mendes em último com 10,32%. Os indecisos somam nesse caso 43,77% do eleitorado.

DADOS TÉCNICOS
A pesquisa foi realizada de 9 a 14 de março, ouvindo 1.076 eleitores em 45 municípios do estado. A margem de erro é de 2,99%. Está protocolada no TRE-PI sob o número 6712/2010. As cidades pesquisadas: Barras, Batalha, Esperantina, Luzilândia, Joaquim Pires, Piripiri, Buriti dos Lopes, Luiz Correia, Cocal, Parnaíba, Piracuruca, Altos, José de Freitas, Teresina, União, Demerval Lobão, Campo Maior, Castelo do Piauí, Pedro II, São Miguel do Tapuio, Capitão de Campos, Água Branca, Amarante, Regeneração, São Pedro do Piauí, Elesbão Veloso, Inhumas, Valença do Piauí, Uruçuí, Bertolínia, Floriano, Itaueira, Nazaré do Piauí, Bom Jesus, Cristino Castro, Gilbués, São Raimundo Nonato, Canto do Buriti, Corrente, Picos, Oeiras, Pio IX, Jaicós, Paulistana e São João do Piauí.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

TSE aprova envio de força federal para eleição suplementar em Barras

Imagens 1 de 1 | Todas as Imagens
Foto: TSE
Ministro Marcelo Ribeiro, do TSE, afirmou que requisição do TRE  foi bem fundamentada
Ministro Marcelo Ribeiro, do TSE, afirmou que requisição do TRE foi bem fundamentada
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou na sessão administrativa desta terça-feira (13/04), por unanimidade, o envio de força federal para reforçar a segurança e a ordem pública na eleição suplementar para prefeito em Barras, que ocorre no dia 2 de maio.


O pedido de requisição de força federal foi feito pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), desembargador Raimundo Eufrásio Alves Filho.


Relator do processo, o ministro Marcelo Ribeiro afirmou que a requisição foi bem fundamentada e votou pelo deferimento do pedido.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

FPM RIO GRANDE PI - MARÇO /2010


CONTINUAMOS CONTINUAMOS DIVULGANDO OS NÚMERO MENSAIS DOS VALORES DOS RECURSOS RECEBIDOS PELA PREFEITURA DO RIO GRANDE PI PARA DAR CIÊNCIA AO POVO DA NOSSA CIDADE QUE SE O PREFEITO NÃO PAGA AOS SERVIDORES E NÃO CUMPRE COM SUAS OBRIGAÇÕES, DEVE SER POR QUALQUER OUTRO E NÃO POR FALTA DE RECURSOS.


VALORES REPASSADOS PARA A PREFEITURA DE RIO GRANDE DO PIAUI MÊS MARÇO 2010 PELO FPM - FUNDO DE PARTICIPACAO DOS MUNICIPIOS:

FUNDEB - FNDO MANUT DES EDUC BASICA E VLRIZ PROF EDUC DATA. PARCELA VALOR
R$ 113.961,39C

DISTRIBUIDO CRÉDITO FUNDO: CREDITO BENEFRE. R$ 338.742,77

DÚVIDAS É SÓ ACESSAR: https://www13.bb.com.br/appbb/portal/gov/ep/srv/daf/index.jsp

quarta-feira, 7 de abril de 2010

PROBLEMAS CAUSADOS PELO HOMEM


AS CHUVAS QUE VEM CAINDO NO RIO DE JANEIRO É UM FENÔMENO NATURAL. MAS AS INUNDAÇÕES , INCIDENTES E MORTES SÃO PROBLEMAS CAUSADOS PELO HOMEM. ENQUANTO O HOMEM NÃO TOMAR CONSCIENCIA QUE TEM QUE COLOCAR A NATUREZA E AS PRECAUÇÕES EM DEFESA DO MEIO AMBIENTE EM PRIMEIRO LUGAR...
IREMOS CONVIVER SEMPRE COM ESSES DRAMAS....

NESSES MOMENTOS FICAM EVIDENTES A FALTA DE POLÍTICAS PÚBLICAS NO MUNDO EM DESENVOLVIMENTO OU (PAISES CONHECIDOS COMO EMERGENTES), E FALTA DE COMPROMISSO DOS POLÍTICOS EM DEFESA DA SOCIEDADE E DO MEIO AMBIENTE . ISSO SÓ COMPROVA O TANTO QUE ESTAMOS LONGE DE CHEGARMOS A SERMOS UMA SOCIEDADE DESENVOLVIDA, QUE VENHA A PROPORCIONAR DIGNIDADE PARA TODOS.
DIGO ISSO, PORQUE EM TEMPO DE CAMPANHAS ELEITORAIS MUITAS SÃO AS PROMESSAS E POUCAS SÃO AS AÇOES REAIS QUE VENHA CORRESPONDER AOS ANCEIOS DA POPULAÇÃO.

O PIAUÍ RESPIRA POLITICA 24 HORAS POR DIA

Como todas as minhas previssões estão se confirmando sobre o senário politico piauiense, vou dar uma trégua aos meus amigos internáutas que gostam de acessar o meu blog. digo isso, porque sem querer aqui tomar partido mas já tomando, estarei apartir de hoje dando enfase as materias que sempre priorizei por aqui, é claro sem esquecer a política do Piauí e do Rio Grande. Mas agora com maior ênfase as politicas públicas do Brasil e do mundo.

Vamos em frente!!!

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Agora é Lei: gestores públicos terão que respeitar entidades de classe

01/04/2010

Foi ratificada pelo plenário do Senado, na último dia 30, a convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho da ONU. O acordo estabelece como princípio o direito à organização sindical e à negociação coletiva entre os trabalhadores públicos e seus respectivos gestores, que no caso podem ser qualquer uma das três esferas de governo – municipal, estadual ou federal.

Para o movimento sindical, esta é uma das grandes vitórias sociais desde a aprovação da legalidade da organização sindical no serviço público, que só aconteceu com a constituição de 1988.

Esta ratificação fortalece os sindicatos, federações e confederações com o direito à liberdade de expressão, de representar e ser representado, de participar, organizar atos que busquem a ampliação dos direitos e melhorias nas condições laborais, mas acima de tudo, a convenção 151 faz com que os gestores públicos passem a respeitar as entidades como órgãos que representam a classe trabalhadora.

Para entrar em vigor a medida passa pela sanção do presidente Lula, que dificilmente vetará, pois foi ele próprio que enviou o projeto ao Congresso Nacional.

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) que, desde sua fundação vem lutando, veementemente, pela ampliação dos direitos dos trabalhadores e, em especial, dos trabalhadores públicos, comemora esta decisão, mas salienta que ganhar uma batalha, não significa que a guerra esta ganha. Ainda há muita luta pela frente nas questões de isonomia salarial para determinados setores, melhores condições de trabalho para a categoria, dentre outras.

Em entrevista ao Portal da CTB, João Paulo Ribeiro, secretario de Serviços Públicos e do Trabalhador Público da entidade reforça a necessidade da criação de uma comissão entre as centrais sindicais e representantes das entidades de funcionalismo público para negociar a estrutra e organização sindical da categoria.

O que a aprovação da convenção 151 representa para o funcionalismo público e para o movimento sindical?

No campo sindical, agora os trabalhadores do serviço público podem se organizar e ter negociação coletiva. A ratificação dessa convenção há muito tempo era esperada. Para os trabalhadores do serviço público, nesta mesma linha, é uma grande vitória porque o empecilho para se ter negociação coletiva foi quebrado, então como o governo Lula já havia pedido essa ratificação, acredito que por esses dias deva ser sancionada e eu acho que nesse dia, Lula deveria chamar todas as centrais que atuam no movimento sindical do serviço público e assim começarmos uma ampla mesa para debater a construção de uma Lei que contemple os trabalhadores.

Quem deve compor esse grupo de trabalho?

Acredito que uma unificação das entidades é a forma mais democráticas para chegarmos a uma Lei que deixe de restringir as solicitações da categoria. Para isso precisam participar todas as centrais sindicais, representantes de movimentos sociais e forças políticas, pois a iniciativa privada já tem, há mais de 60 anos uma CLT que legaliza a organização sindical enquanto nós temos apenas 22 anos.

O que esperar do futuro com a aprovação da 151?

Acho que o futuro é a organização classista e democrática para lutar pelas causas em prol da categoria.

Na verdade, só fazemos greve hoje para forçar uma negociação, ou seja com essa 151, acreditamos que os gestores públicos vão ter mais respeito com as entidades de serviço público e passarão a negociar, assim podemos evitar as greves. Nós não gostamos de impedir o trabalho porque sabemos que para a sociedade nós somos essenciais, mas este é o único mecanismo que temos.

Os gestores públicos não podem continuar vendo os servidores como subserviente, ou seja, serviçais.

Este é um ano eleitoral, para você esta é a primeira derrota desses candidatos neoliberais que se negam a ouvir os servidores públicos?

Não chega a ser uma derrota, mas para todos os gestores e, independente de partido, isso é um simbólico aviso. Em São Paulo, por exemplo, o PSDB administra a cidade há 20 anos então, haja visto que, eles não respeitam nenhuma Lei, a 151 pode obrigar o gestor a nos respeitar, antes disso nunca tivemos negociação, o que conseguimos foi através da luta incansável e muita surra da policia do Serra e do Alckimin.

Essa política neoliberal é de ajuda apenas os amigos ou os amigos dos amigos e isso para nós não é lei, é inadmissível que na maior cidade da América Latina esteja acontecendo um desmonte da saúde, da educação e não exista serviço publico praticamente em toda São Paulo por isso, nós da CTB, entidade classista e democrática estamos aqui, juntamente com a as demais centrais, em defesa do serviço publico que sempre foi desrespeitado não só em São Paulo, mas também em Minas Gerais e outros estados que são administrados pela extrema direita desse pais que, com o apoio da imprensa, o famoso Partido da imprensa Golpista (PIG) estão fazendo um desserviço e jogando nós trabalhadores públicos a margem da sociedade.

Por Fábio Rogério Ramalho – Portal CTB

Presidente Lula e ministro da Educação defendem Piso e Carreira na Conae

Image O presidente Lula anunciou que vai pessoalmente conversar com os governadores que não pagam o Piso Salarial Nacional dos profissionais de educação. Foi durante a Conferência Nacional de Educação (Conae). Numa defesa contundente de reivindicações históricas da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Lula afirmou que “o casamento entre educação de qualidade e valorização do professor têm que ser indissolúvel”.


O presidente lamentou que alguns estados ainda não paguem o Piso e se dispôs a falar com os governadores, atendendo a uma sugestão feita pelo ministro da educação, Fernando Haddad, também durante a Conae.

“Terminou o tempo de tratar as professoras como normalistas ou professorinhas. Esse sonho acabou. Os professores tiveram a profissão sucateada e mal tratada. A remuneração faz parte da qualidade da educação e eu não me conformo que um Piso de R$ 1,020,00 é bom para um educador que toma conta de nossos filhos”, lamentou o presidente.

O ministro Haddad sugeriu ao presidente que adote em relação ao Piso a mesma postura que teve com o salário mínimo e “reúna governadores, prefeitos e entidades como a CNTE para fixar metas para recompor a remuneração dos educadores”, disse Haddad.


Para o presidente da CNTE, Roberto Franklin de Leão, o fato de o presidente Lula ter se comprometido em conversar com os governadores demonstra a importância que o Piso tem. “O presidente reconheceu que os professores ganham mal. Ele se dispôs a construir um processo de debate e esse é um peso muito importante e eu espero que a gente consiga avançar na implantação efetiva do Piso”, afirmou.

Leão destacou que ainda há uma divergência entre os valores que o governo reconhece para o Piso (R$ 1,020,00) e o defendido pela CNTE (R$1,3 mil). “Mas isso faz parte do debate. Só naõa aceitamos desvincular o Piso do Fundeb. Mas a CNTE tem sempre disposição em discutir”, disse.

O ministro Haddad lamentou que a baixa remuneração dos professores esteja afastando os jovens da carreira de magistério. “Se quisermos que a educação seja prioridade número um no país, temos que contar com o trabalhador em educação”, concluiu Haddad.

Acesse o discurso do Presidente Lula em defesa do Piso.

http://www.cnte.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=3372&Itemid=200