Após votação realizada pela internet, entre 1o- de agosto a 14 de outubro, foram eleitas as Sete Maravilhas do Piauí, escolha promovida pelo Sistema Meio Norte de Comunicação e o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Turismo e Coordenadoria de Comunicação Social.
A escolha foi surpreendente, participativa e com o engajamento da população para fazer do cartão postal de sua cidade, uma das Sete Maravilhas do Piauí.
Foram indicados pelo votantes por e-mails enviados ao Portal Meio Norte (www.meionorte.com) 300 pontos turísticos e cartões -postais do extremo norte ao extremo sul do Piauí. Deste total, 14 figuraram entre as mais
votadas.
Açude Caldeirão, em Piripiri;
Balneário de Lagoa do São Francisco, em Rio Grande do Piauí; Cachoeira do Urubu; Catedral de Picos Nossa Senhora dos Remédios; Centro Histórico de Oeiras; Delta do Parnaíba; Lagoa Azul em Jardim do Mulato; Lagoa do Cajueiro, em Joaquim Pires e Luzilândia; Morro do Gritador, em Pedro II; Pedra do Sal, em Parnaíba; Pedra do Castelo, em Castelo do Piauí; Pedro II; Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato, Coronel José Dias e municípios da região; e
Sete Cidades, em Piripiri e Piracuruca.
O diretor de Jornalismo do Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte, José Osmando de Araújo, anunciou que as Sete Maravilhas do Piauí escolhidas são, por ordem alfabética, Açude Caldeirão, de Piripiri; Cachoeira do Urubu; em Esperantina e Batalha; Centro Histórico de Oeiras; Catedral de Nossa Senhora dos Remédios, de Picos; Lagoa do Cajueiro, em Joaquim Pires e Luzilândia; Pedro II; Pedra do Castelo, em Castelo do Piauí.
Durante a programação dedicada ao Dia do Piauí, que às 5h até às 19h20 de amanhã, dia 19, serão divulgadas notícias sobre a votação e o resultado das Sete Maravilhas começa a ser revelado a partir das 12h, em programa especial apresentado por Silas Freire e Vanusa Coelho, Ieldyson Vasconcelos e Maia Veloso. O apresentador Bêto Rego vai estar ao vivo na cidade onde fica a mais votada das Sete Maravilhas do Piauí.
“Foi a maior movimentação já realizada no Piauí em torno de uma votação não eleitoral. Só a eleição de governador e de parlamentares mobilizou mais pessoas. Foi uma mobilização feita de forma desinteressada. De gente que divulgava o ponto que considerava uma das Maravilhas do Piauí, que telefonava, fazia corrente pela internet”, declarou José Osmando de Araújo.
“A votação foi uma coisa formidável porque criou um novo roteiro turístico do Piauí”, diz José Osmando.
Em e-mail enviado ao Jornal Meio Norte, o ex-secretário de Comunicação da Prefeitura de Teresina Mussoline Guedes, atual chefe da Assessoria de Comunicação do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), disse que quando planejava viajar pelo Piauí pensava apenas em Luiz Correia. Segundo ele, após a série de reportagens sobre as Sete Maravilhas do Piauí veiculadas pelo Sistema Integrado de Comunicação vai viajar agora para as belezas relevadas pela votação.
“Eu nunca havia pensado em viajar que não fosse para Luiz Correia, agora já programei viagem a Sete Cidades, Pedro II (Morro do Gritador) e Piripiri (Açude Caldeirão). Com a família, gato, cachorro e papagaio. Tudo por conta das matérias do Meio Norte”, disse Mussoline Guedes.
“Se não fosse pela votação na internet como era que a gente iria conhecer a beleza da Lagoa Azul, de Jardim do Mulato?”, indagou o secretário estadual de Turismo, Sílvio Leite.
O coordenador do Portal Meio Norte, jornalista Ananias Ribeiro, de 23 anos, afirmou que foi acertada a decisão da direção do Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte pela caráter aberto da eleição, sem nenhuma lista ou maravilhas pré-escolhidas.
“A melhor ferramenta para escolha desse tipo é a internet porque está alcance do piauiense que vive no Estado, do piauiense que vive fora do Estado e dos visitantes que conheceram aquele lugar e acham que é uma maravilha”, declarou Ananias Ribeiro.
Ele informou que o Portal Meio Norte vai disponibilizar um Guia do Piauí com as Maravilhas do Piauí.