A III Conferência Estadual do Meio Ambiente aconteceu nos dias 19 e 20 de dezembro, numa parceria entre o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a Secretaria Estadual de Educação e Cultura (Seduc) e a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar), dentre outros do setor governamental e não-governamental.
A abertura do evento foi às 8h30min com a presença do governador Wellington Dias, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (Fiepi). “Desenvolvimento Sustentável” foi o tema central discutido durante os dois dias do encontro”, informou a gerente de Educação Ambiental da Seduc, Luanas Batista.
Esta terceira edição reuniniu os delegados eleitos nas pré-conferências regionais realizadas nos meses de novembro e dezembro. “O público foi selecionado direto das Regionais de Parnaíba, Piripiri, Picos, Floriano, São Raimundo Nonato, Teresina e Bom Jesus”, declarou Luanas. As conferências regionais abordaram como temas a realidade ambiental regional, educação ambiental, mudanças climáticas e o serviço de meio ambiente municipal e o fortalecimento do Sistema Nacional do Meio Ambiente – SISNAMA.
O SISNAMA tem como finalidade, estabelecer um conjunto articulado de órgãos, entidades, regras e práticas responsáveis pela proteção e pela melhoria da qualidade ambiental. Os órgãos e entidades da União, dos estados, do Distrito Federal, e dos municípios, bem como as fundações instituídas pelo Poder Público, responsável pela proteção e melhoria da qualidade ambiental, constituem o SISNAMA.
De acordo com a Comissão Executiva Estadual, o objetivo da Conferência é discutir e elaborar propostas para a Conferência Nacional do Meio Ambiente que acontece em maio de 2008, em Brasília.
Para a gerente Luanas Batista o modelo de gestão participativa, realizado por meio de conferências, significa compartilhar o poder de decisões e a responsabilidade entre o governo e a sociedade civil na elaboração de políticas públicas.
A III Conferência discutirá ainda temas como: Aspectos Científicos das Mudanças Climáticas; O Regime Internacional das Mudanças Climáticas; O Brasil e as Mudanças Climáticas; Educação Ambiental e Mudanças Climáticas; I Seminário Nacional de Combate à Desertificação; e Deliberações das CEMA.
No final da Conferencia foi eleitos 30 delegados que irão representar o Piauí na Conferencia Nacional que será realizada em Brasilia no mês dedurante o maio de 2008.
Dentre os delegados eleitos para representar o Piaui na Conferencia Nacional em Brasilia, está o Secretaria de Comunicação Prof. João Correia do SINTE PIAUI, representando O Sindicato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário