quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Quatro verdades sobre a crise do capitalismo 21/10/2008

Através de nota divulgada nesta terça-feira (21-10), a Federação Sindical Mundial (FSM) destacou “quatro verdades” sobre a crise financeira global irradiada dos EUA. Os planos de socorro anunciados até o momento, com valores superiores a 3 trilhões de dólares, não são para salvar as vítimas da crise, mas para livrar a cara dos banqueiros.
Por esta razão, assinala a FSM, “enquanto o capital mantém o seu poder e seus lucros, os trabalhadores serão castigados com novos problemas. O maior deles será o desemprego. A Volvo já anunciou demissões na Suécia; a General Motors fez o mesmo em Detroit e a Air India em Nova Delhi.” A central sindical mundial, à qual a CTB é filiada, também assevera que os EUA não sairão ilesos da crise. “Após o fracasso de sua política no Iraque, no Afeganistão, no Cáucuso e no Oriente Médio, agora também obtiveram uma derrota no plano econômico”. Leia abaixo a íntegra da nota divulgada pela Federação Sindical Mundial: FEDERAÇÃO SINDICAL MUNDIAL Ajuda às pessoas ou aos bancos? Quatro verdades!

PRIMERA Os governos dos Estados Unidos e União Européia anunciaram programas de resgate no valor de 3 trilhões de euros para os bancos! Onde encontram somas tão elevadas? Qual a fonte desses recursos, quem os concede? Esses 3 trilhões de euros serão obtidos a partir dos impostos dos cidadãos e especialmente dos trabalhadores e oferecidos aos banqueiros. Aos bancos capitalistas. Esta é a verdade.

SEGUNDA O argumento é que estão transferindo essas grandes somas aos bancos para ajudar os endividados. Se a intenção é esta por que não fornecer esses recursos diretamente aos endividados em vez de dá-los aos bancos? Por que não dar dinheiro aos desempregados, aos que perderam suas casas e às pessoas que sofrem com a fome. A verdade é simples: porque querem preservar os lucros dos bancos.

TERCEIRA Enquanto o capital mantém o seu poder e seus lucros, os trabalhadores serão castigados com novos problemas. O maior deles será o desemprego. A Volvo já anunciou demissões na Suécia; a General Motors fez o mesmo em Detroit e a Air India em Nova Delhi.

QUARTA Os Estados Unidos não sairão desta crise capitalista sem danificar seu prestígio e a condição de todo poderoso. Após o fracasso de sua política no Iraque, no Afeganistão, no Cáucuso e no Oriente Médio, agora também obtiveram uma derrota no plano econômico.

FSM Atenas

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Luta pela independência do Piauí foi roubada pelas elites

Foto: Elias Sales

Wellington Dias: razões de sobra para termos orgulho

Da Redação

O historiador Fonseca Neto, professor da Universidade Federal do Piauí, disse que o movimento criado no Piauí pela independência, que culminou com a Batalha do Jenipapo acontecida no dia 13 de março de 1823, "tinha um cunho popular que foi roubado pelas elites" que aproveitou para expulsar os portugueses usando os mais pobres para ocupar o poder.

"Um grupo de coronéis de Oeiras mais esperto vendo o vazio de poder deixado pelos colonizadores se apropriou do movimento que significa a consolidação da independência do Brasil, mas que infelizmente ainda é pouco divulgado e muitas vezes contado com viés elitista", ressalta.

Ontem (16) à noite, na Praça Pedro II, foi encenada a peça "A Batalha do Jenipapo", que pela primeira vez aconteceu em Teresina. Para o governador Wellington Dias, que acompanhou a apresentação, a luta pela independência do Piauí foi conseguida graças à coragem do povo. "Temos razões de sobra para termos orgulho e isto nos dá confiança para enfrentar nossos problemas, especialmente após os 250 anos de criação do Piauí".


Fotos: Elias Sales

A peça, que tem um tempo de apresentação de 42 minutos, atraiu milhares de pessoas que acompanharam em frente ao Teatro 4 de Setembro, a apresentação feita por 120 pessoas. Destas, 45 figurantes, 30 integrantes do Grupo de Capoeira Cordão de Ouro e 48 atores profissionais.

"Ficamos preocupados porque a peça era para ser encenada no adro da Igreja de São Benedito, o que não foi possível por conta de uma solenidade religiosa, programada na igreja no mesmo horário, então decidimos por esta área na Pedro II, o que terminou dando certo", disse Antoniel Ribeiro, diretor de espetáculo da FUNDAC - Fundação Cultural do Piauí.

Rômulo Lima, que há 12 anos faz o papel de Dom Pedro I, mostrou-se orgulhoso por ser um dos participantes. "Este é um momento importante da nossa história, porque os fatos ocorridos no Piauí representam a unificação da luta pela independência do Brasil, uma pena que isto ainda não seja reconhecido em nível nacional", reclama.

A encenação da peça faz parte das comemorações pela passagem do dia do Piauí -19 de outubro - programadas pelo governo estadual.

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

PENSA NUMA PORCA GRANDE E DESSA VEZ FOI DUPLA.

A verdade é que parece que a porca gostou da gente. foi porca lá e porca cá. Porca em todo lugar, como diz a música do lucianano leitoa de Timon.
No Rio Grande o resultado das eleições nos deixou um entendimento. Ou eu não estou enchergando direito ou o povo do Rio Grande está vendo o que eu não estava. O certo é que o resultado das urnas retrata a vontade da maioria. e é como diz o povo a vontade do povo é a vontade de Deus. Que Deus esteja com todos e vamos trabalhar.

ESTOU DE VOLTA

Apartir desta semana estarei de volta comandando meus blogs: Prof. João Correia, Associação de Amigos do Rio Grande do Piauí e Educação Ambiental. Voce que acessa esses endereços em busca de notícias diferentes irá encontrar sempre uma novidade, me esforçarei para lhe deixar sempre bem informado.
O tempo que estivemos sem alimentar estas páginas foi devido o meu envolvimento no processo eleitoral. Agora estamos de volta a vida sindical e social.

terça-feira, 7 de outubro de 2008

CÃMARA MUNICIPAL DE RIO GRANDE DO PIAUI RENOVA MAIS DE 50%

A câmara de vereadores de Rio Grande do Piauí será renovada em mais de 50% na próxima gestão. oito vereadores já existentes que disputaram a reeleição, apenas 03 conseguiram se reeleger. Vereadores como Hamilto Feitosa, Raimundo de Edigar, Chicão de Baíta, Izaias Campos e Aderval Miranda tiveram seus nomes rejeitados nas urnas.

CONFIRA A NOVA CÂMARA A PARTIR DE 01/01/08:

SANDRIMAR(PTB), MANUELITO(PSB), ALCIMON SOARES(PSB), CANDINHA(PTB), PEDRO BARROS(PP), ANDRÉ PREGO(PMDB), ANTONIO PIAUÍ(PMDB),

MARCÍLIO FEITOSA(PMDB), GIGALBERTO SANTOS(PT).

Zé Wellington se reelege em Rio Grande do Piauí



José Wellingt

O atual prefeito de Rio Grande do Piauí, José Wellinton Procópio(PMDB), se reelegeu com uma maioria acima de 500 votos sobre o seu adversário, Antonio Luis da Costa Feitosa(PSB).

José Wellington também conseguiu eleger a maioria dos vereadores que irão compor a câmara municipal.


Fonte: itaueiranet.

CHEGOU A VEZ DO ZOTTOLO!!!

O executivo Paulo Zottolo deixará a presidência da Philips. De acordo com a companhia, ele decidiu deixar a subsidiária da América Latina, que é responsável pelos negócios do setor de Produtos de Consumo/Estilo de Vida na região, para ""seguir outros caminhos". Zottolo, ainda segundo o comunicado, permanecerá na empresa até 31 de outubro. "Minha nova atividade será anunciada no início de novembro", informou Zottolo em comunicado. Ele será sucedido, temporariamente, pelo holandês Robert van de Riet, atualmente vice-presidente sênior da Philips Consumer Lifestyle (setor de negócios dedicado a produtos de consumo/estilo de vida). "A Philips respeita a decisão de Paulo Zottolo e deseja a ele todo sucesso em sua carreira futura. Ele tem contribuído fortemente para o reposicionamento da marca Philips durante o tempo em que esteve na organização, principalmente, consolidando a identidade do setor de produtos de consumo/estilo de vida na região", disse em nota Gottfried Dutiné, vice-presidente executivo e membro do Conselho de Administração da Philips mundial. Paulo Zottolo ficou mais conhecido no Brasil em agosto do ano passado, quando disse que se o Piauí deixasse de existir, ninguém vai ficar chateado. "Não se pode pensar que o país é um Piauí, no sentido de que tanto faz quanto tanto fez. Se o Piauí deixar de existir ninguém vai ficar chateado", afirmou em entrevista ao jornal "Valor Econômico". Na ocasião, o governador do Piauí, Wellington Dias (PT). protestou. "Tenho certeza de que o capitalismo afasta o homem do ser humano. Que Deus dê a ele a oportunidade de conhecer o Piauí e os homens e mulheres que aqui vivem." Houve até o caso de boicote no Piauí aos produtos da marca representada por Zottolo. Zottolo entrou na Philips em maio de 2006, como COO (chefe das Operações) na América Latina, e assumiu a presidência para a região em abril de 2007. A Philips do Brasil é uma subsidiária da Royal Philips Electronics da Holanda e atua no país há 84 anos.