sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Mario Ângelo,Secretário de Formação da CTB-PI, sai vitorioso em eleição da ADUFPI


Aconteceu nesta quinta-feira (28/01) a eleição para a nova diretoria da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí – ADUFPI. A votação começou às 8h da manhã e foi até as 22h. A contagem não oficial dos votos garantiu a vitória da Chapa 2 - “Diga não a chapa do reitor”, encabeçada pelo professor Mário Ângelo com 522 votos. A Chapa 1 do professor Raimundo Penaforte tem 398 votos.

Mário Angelo Menezes e seu vice-presidente, o médico e professor Joaquim Parente (CCS/UFPI) da Chapa 2 – “Diga não a chapa do reitor” tem como principais propostas o objetivo criar alternativas para os docentes ativos e aposentados construírem uma UFPI Democrática, com o sindicato livre e autônomo.

Eles propõem ampliar a composição da direção que hoje possui 12 membros, pois Mário Angelo entende que esse é um numero reduzido em relação a tamanho da entidade. A chapa visa cria um conselho de representantes em cada campus da UFPI para aproximar os representantes, além de perceber a necessidade da criação da carteira docente para a democratização da UFPI, além de ressaltar a importância de auxílio saúde que deve ser estendido aos docentes da entidade.


quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

País perde 12 posições em ranking de educação

O Brasil perdeu 12 posições no índice de educação feito pela Unesco, o braço da ONU (Organização das Nações Unidas) para a educação e a cultura.

Relatório da Unesco diz que Brasil tem baixos índices na educação básica

A queda, do 76º para o 88º lugar entre 128 países, ocorreu principalmente em razão da piora no índice de crianças que chegam até a quarta série. Segundo a Unesco, de 80,5%, em 2005, o percentual caiu em 2007 para 75,6%.

Com isso, o IDE (Índice de Desenvolvimento Educacional) do Brasil, caiu de 0,901 para 0,883 em uma escala de 0 a 1, o menor entre todos os países do Mercosul. Isso mantém o país em um patamar considerado mediano pela Unesco.

O IDE é composto pelas taxas de alfabetização de adultos, igualdade de gênero, matrícula na educação primária e sobrevivência na escola até a quinta série -no caso do Brasil, foi considerado o dado relativo à quarta série.

Os primeiros lugares ficaram com Noruega, Japão e Alemanha. Os últimos, com Etiópia, Mali e Niger, todos no continente africano.

Repetência

Um dos piores indicadores brasileiros mostrados pelo relatório é a repetência.

Com 18,7% de taxa de reprovação no ensino fundamental no ano de 2005, de acordo com o relatório, o Brasil só perde nesse quesito para 13 países que fazem parte da África subsaariana.

No dado mais recente, relativo a 2007, essa taxa estava em 12,1% segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão ligado ao Ministério da Educação.

Em relação ao investimento em educação, o Brasil gastava em 2005 menos de um quarto do que os países considerados como desenvolvidos: US$ 1.257 por aluno contra US$ 5.312 por aluno. (Folha Online)

IAPEP-SAÚDE E PLAMTA: UM EXEMPLO DE MÁ ADMINISTRAÇÃO


Há mais de seis anos que nós, através dos sindicatos que representam os trabalhadores do Estado, cobramos do Governo do Piauí que seja feita uma auditoria no IAPEP, órgão responsável pela administração dos planos de saúde IAPEP-Saúde e PLAMTA. E agora, devido às inúmeras e constantes denúncias do péssimo atendimento prestado aos seus assegurados, o Governador Wellington Dias vem a público, através dos meios de comunicação, tomar decisões que comprometem mais ainda estes planos de saúde.

É vergonhosa a falta de gerenciamento que foi implementada no IAPEP-SAÚDE e PLAMTA, pois é do conhecimento de todos os constantes atrasos nos repasses para hospitais e clínicas credenciadas, além do péssimo atendimento aos assegurados. E pasmem! O assegurando desconta no seu contracheque mensalmente essa contribuição.

Em meio à péssima administração dos planos, vem o Governo com a proposta de cobrar mais um adicional por consultas e exames, com a alegação de que existe um desequilíbrio entre o faturamento e as despesas. Esta é mais uma ação contra o servidor. Não podemos mais deixar os trabalhadores do Estado do Piauí pagarem mais essa conta. Defendemos o IAPEP como uma instituição necessária, mas dentro dos padrões do bom gerenciamento e atendimento ao público. Exigimos o funcionamento, de fato, do Conselho instituído por representantes dos trabalhadores do Estado do Piauí.

Esta ação do Governo é mais um ato arbitrário, que pretende formar uma comissão com 2 técnicos do IAPEP, 2 médicos representando os hospitais, e o Secretário de Planejamento juntamente com o já comprovado mal administrador Dr. Rufino, Presidente do IAPEP.

Onde está a legitimidade desta comissão? Cadê o dinheiro do IAPEP e PLAMTA, que o Dr. Rufino sempre falou que era suficiente? Onde está o Conselho do IAPEP? Nós assegurados, não podemos admitir que o governo do Estado intervenha no nosso plano de saúde sem respeitar as instancias comprometidas.

Cobramos a auditoria acompanhada pelo Conselho do IAPEP, e repudiamos qualquer ato do governo de mais uma vez tomar decisões que não condizem com a legalidade e Não aceitamos que com esta atitude do governo venha mais um aumento abusivos em nossos planos de saúde.


João Correia da Silva

Vice-Presidente da CTB-PI

Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Haiti: Os EUA criaram o terremoto do Haiti?


terça-feira, 19 de janeiro de 2010
Marinha russa denuncia que os EUA criaram o terremoto do Haiti

A Frota Russa do Norte indica que o sismo que devastou o Haiti foi, claramente, resultado de um teste da Marinha norteamericana através de uma de suas armas de terremotos e que elaborou um diagrama de sucessão linear em relação aos terremotos denunciados que casualmente se produziram à mesma profundidade na Venezuela e em Honduras.

A Frota do Norte tem monitorado os movimentos e atividades navais dos EUA no Caribe desde 2008 quando os norteamericanos anunciaram sua intenção de restabelecer a IV Frota, que foi desmobilizada em 1950, e ao que a Rússia respondeu, um ano mais tarde, com a Frota comandada pelo cruzador nuclear “Pedro, o Grande” começando seus primeiros exercícios nesta região desde o fim da Guerra Fria.

Desde o final da década de 70 do passado século, os EUA “avançaram muito” o estado das suas armas de terremotos e, segundo estes relatórios, agora empregam dispositivos que usam uma tecnologia de Pulso, Plasma e Sônico Eletromagnético Tesla junto com “bombas de ondas de choque”.

O relatório compara também as experiências de duas destas armas de terremotos da Marinha dos EUA na semana passada, quando o teste no Pacifico causou um sismo de magnitude 6,5 atingindo a área ao redor da cidade de Eureka, na Califórnia, sem causar mortes. Mas o teste no Caribe já causou a morte de, pelo menos, 140 mil inocentes.

Segundo o relatório, é “mais do que provável” que a Marinha dos EUA teve “conhecimento total” do catastrófico dano que este teste de terremoto poderia ter potencialmente sobre o Haiti e que tinha pré-posicionado o seu Comandante Delegado do Comando Sul, General P.K. Keen, na ilha para supervisionar os trabalhos de ajuda se fossem necessários.

Quanto ao resultado final dos testes destas armas, o relatório adverte que existe o plano dos EUA da destruição do Irã através de uma série de terremotos concebidos para derrubar o seu atual regime islâmico. Segundo o relatório, o sistema experimentado pelos EUA (Projeto HAARP) permitiria também criar anomalias no clima para provocar inundações, secas e furacões.

De acordo com outro relatório coincidente, existem dados que permitem estabelecer que o terremoto de Sichuan, na China, em 12 de maio de 2008, de magnitude 7,8 na escala Richter, foi criado também pela radiofrequência do HAARP. Ao existir uma correlação entre a atividade sísmica e a ionosfera, através do controle da Radiofrequência induzida por Hipocampos, nos marcos do HAARP, conclui-se que:

1.- Os terremotos em que a profundidade é linearmente idêntica na mesma falha, se produzem por projeção linear de frequências induzidas.

2.- A configuração de satélites permite gerar projeções concentradas de freqüências em pontos determinados (Hipocampos).

3.- Elaborou-se um diagrama de sucessão linear dos terremotos denunciados em que casualmente todos se produziram à mesma profundidade.


- Venezuela, em 8 de janeiro de 2010. Profundidade: 10 km.
- Honduras, em 11 de janeiro de 2010. Profundidade: 10 km.
- Haiti, em 12 de janeiro de 2010. Profundidade: 10 km.

O restante das réplicas ocorreram em profundidades próximas dos 10 km.

Logo após o terremoto, o Pentágono informou que o navio-hospital USNS Confort, ancorado em Baltimore, convocou sua tripulação para zarpar para o Haiti, ainda que pudessem levar vários dias até a chegada no Haiti. O almirante da Marinha, Mike Mullen, chefe do Estado Maior Conjunto, disse que o Exército dos EUA trabalhava preparando a resposta de emergência para o desastre.

Fraser, do Comando Sul (SOUTHCOM), informou que navios da Guarda Costeira e da Marinha dos EUA na região foram enviados para oferecer ajuda mesmo que tenham recursos e helicópteros limitados.

O portaviões USS Carl Vinson foi enviado da base naval de Norfolk, Virginia, com sua capacidade de aviões e helicópteros completa e chegou ao Haiti nas primeiras horas da tarde de 14 de janeiro. Outros grupos adicionais de helicópteros unir-se-ão ao Carl Vinson, declarou Fraser.

A Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional (USAID), já operava no Haiti antes do sismo. O presidente Obama foi informado do terremoto às 17h52 de 12 de janeiro e solicitou ao seu pessoal que se a assegurassem de que os funcionários da Embaixada estivessem a salvo e que começassem os preparativos para proporcionar a ajuda humanitária que fosse necessária.

De acordo com o relatório russo, o Departamento de Estado, USAID e o Comando Sul dos EUA começaram seu trabalho de “invasão humanitária” ao enviar pelo menos 10.000 soldados e mercenários, para controlar, no lugar da ONU, o território haitiano após o devastador “terremoto experimental”.

às 20:17

Links para esta postagem

Criar um link

domingo, 24 de janeiro de 2010

Adufpi autônoma e independente











A eleição para a escolha da diretoria da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí – ADUFPI, acontece no próximo dia 28 de janeiro. A Chapa 2, que tem como candidato a presidente, Mário Ângelo Meneses (CCHL) e a vice, o médico Joaquim Parente (CCS), defende a entidade autônoma e independente frente às investidas da reitoria e governo contra os direitos e as condições de trabalho da categoria.

Em 24/01/10, 11:24

sábado, 23 de janeiro de 2010

Aposentados pretendem levar mais de 5 mil a Aparecida do Norte

21/01/2010
A Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (Cobap) está se mobilizando para levar mais de 5 mil aposentados ao Ato do Dia 24 - Dia Nacional do Aposentado, que será realizado na cidade de Aparecida do Norte, interior de São Paulo.

Caravanas

Os aposentados devem seguir em caravanas de ônibus para a cidade, famosa por seu caráter religioso. Segundo a Cobap já foi confirmada a ida de setenta ônibus de São Paulo, quatro do nordeste, dois do Rio Grande do Sul, dois de Santa Catarina.

Na programação, além de uma missa na Basílica, a partir das 8h, estão a realização de um abraço simbólico em torno da catedral, ato político e passeata pelas ruas da cidade. A atividade, que conta com o apoio da CTB, da Nova Central e da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), já tem presença confirmada do senador Paulo Paim e dos deputados Cleber Verde e Arnaldo Faria de Sá, comprometidos com a pauta dos aposentados.

Sob pressão

Segundo Warley Martins, presidente da Cobap , haverá uma reunião com as lideranças sindicais, na manhã do dia 23 (sábado), para finalizar a programação. "Estamos programando uma atividade muito forte para abrir nosso calendário de mobilizações. Queremos que o governo acorde para o problema dos aposentados. Vamos continuar defendendo nossa pauta que inclui o fim do fator do previdenciário, a recomposição perdas e o mesmo índice de reajuste do salário mínimo para aqueles que ganham acima de um salário mínimo", afirmou Martins.

Rumo a Brasília

Outro ato que também faz parte do calendário da Cobap é a realização de uma audiência pública no Senado, no dia 09 de fevereiro. Com o apoio da CNBB, a entidade pretende reunir mais de 1.500 aposentados em Brasília, para mais uma vez fazer pressão sobre o governo e os parlamentares. Para isso a Cobap pretende contar com o apoio das centrais e entidades do movimento sindical. "Aposentados e trabalhadores precisam estar unidos nas ruas, nas fábricas e juntos na pressão permanente no Congresso Nacional", afirmou Warley.

Cinthia Ribas - Portal CTB

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

FUNDAÇÃO JOÃO MANGABEIRA PROMOVE ENCONTRO DA SSB PIAUI


NOS DIAS 15 E 16 DE JANEIRO DE 2010 ESTARÁ ACONTECENDO EM TERESINA, O ENCONTRO REGIONAL DO MOVIMENTO SINDICAL DO PSB DO PIAUI. ESTÃO CONVIDADOS TODOS OS MEMBROS DA ALA SINDICAL DO PARTIDO, JUNTAMENTE COM OS COMPAMHEIROS DA CTB PIAUI. MAIS INFORMAÇÕES COM O FABIO MATOS, MISSIAS JR E O PROF. JOÃO CORREIA.
LOCAL: OBRA KULP - BAIRRO DIRCEU ARCOVERDE
HORA: 19:00 HORAS SEXTA-FEIRA - ABERTURA
HORA: 08:00 AS 17:00 -SABADO - CURSO DE FORMAÇÃO POLÍTICA

Para presidente da CTB Bahia, edição de 2010 do FSM será histórica e inovadora

12/01/2010
O bancário e presidente da CTB no Estado da Bahia, Adilson Araújo, acredita que a edição de 2010 do Fórum Social Mundial tem tudo para ser um marco histórico, principalmente pelo caráter temático e inovador concebido por seus organizadores.


No ano em que celebrará dez anos de seu processo, o Fórum Social Mundial não terá um evento global único e centralizado. Em 2010, o FSM se dará de forma permanente ao longo de todo o ano, por meio de eventos e atividade em várias partes do mundo. Será um ano em que as atenções do processo do FSM estarão especialmente voltadas para o tema da crise global, compreendida em suas várias dimensões – econômica, ambiental, política, social, cultural, alimentar, civilizatória.


No Brasil, o FSM acontecerá em duas cidades: Porto Alegre e Salvador. Na capital baiana acontecerá o chamado “Fórum Social Temático”, entre os dias 29 e 31 de janeiro. No total, foram definidas 12 mesas e diversos eventos especiais referenciadas nos cinco eixos temáticos aprovados. Para Adilson Araújo, a relação Brasil-África, no contexto da nova conformação política mundial, é a que merece maior destaque.

Fórum das Centrais vai definir pauta dos trabalhadores para 2010


Definir as próximas ações no que se refere à luta pela Redução da Jornada sem redução de salários e preparar a agenda de luta dos trabalhadores e trabalhadoras para o próximo período serão os principais objetivos da reunião do Fórum das Centrais, que deve acontecer ainda neste mês de janeiro.

Para a CNTE, piso do magistério, em 2010, é de R$ 1.312,85


PDF Imprimir E-mail
CNTE Informa 513
A interpretação da Advocacia Geral da União (AGU) que sugere o reajuste do piso do magistério, para 2010, em 7,86%, elevando-o a R$ 1.024,67, não atende, na visão da CNTE, os preceitos da Lei 11.738, razão pela qual a Confederação indica o valor de R$ 1.312,85 para o PSPN, esse ano.
Leia mais...

domingo, 3 de janeiro de 2010

PLEBISCITO PARA A DIVISÃO DO PIAUÍ E CRIAÇÂO DO ESTADO DO GURGUEIA SERÁ VOTADO PELO CONGRESSO NOS PRIMEIROS MESES DE 2010


O Congresso Nacional vai votar nos primeiros meses de 1010 o projeto de lei prevendo a realização do plebiscito perguntando à população sobre a divisão do Piauí e a criação do Estado do Gurgueia. O deputado federal Júlio César Lima (DEM) informou ontem que o projeto do plebiscito é um dos mais importantes a ser votado pelo Congresso Nacional relacionado com o Piauí.
Ele afirmou que á possível a votação da autorização do Congresso Nacional para a realização do plebiscito porque existe uma pressão muito forte para que sejam votados os plebiscitos sobre a criação ou não do Estado do Maranhão do Sul e dos Estados Tapajós e Carajás, que serão criados com a divisão do Pará. “Existe uma pressão muito grande para a criação dos Estados do Maranhão do Sul, de Tapajós e Carajás e vamos aproveitar esse movimento para a criação do Estado do Gurgueia”, falou ontem o deputado Júlio César Lima, que passou o réveillon em Natal (RN). O projeto de autorização do plebiscito para a criação do Estado do Gurgueia já foi aprovado nas Comissões de Finanças e Tributação, da Amazônia e Integração Nacional, que teve o deputado federal Júlio César Lima como relator, e na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). “Agora só falta a aprovação pelo plenário, que deverá ocorrer no primeiro semestre deste ano”, declarou Júlio César Lima. A maioria dos deputados e senadores do Piauí é a favor da divisão do Piauí com a criação do Estado do Gurgueia. Após a aprovação do projeto de criação do Estado do Gurgueia pelo Congresso Nacional caberá à Justiça Eleitoral marcar a data da realização do plebiscito. Nos Estados Unidos, a Justiça Eleitoral aproveita as eleições gerais para a realização de plebiscito entre os Estados para reduzir as despesas. “Quem vai decidir sobre a data da realização do plebiscito é a Justiça Eleitoral”, falou o deputado federal Júlio César Lima. O Piauí tem uma população de 3,189 milhões de habitantes. Se criado, o Estado do Gurgueia terá uma população de 800 mil habitantes, 24% do contingente populacional do Piauí. O Piauí tem 224 municípios e o Estado do Gurgueia ficará com 79 deles. O Estado tem hoje uma área de 251 mil quilômetros quadrados. O Estado do Gurgueia ficará com 151 mil quilômetros quadrados e o Piauí com 100 mil quilômetros quadrados.

A Piauiense Cruz Nonata é prata no Sul-Americano de Atletismo


Campeã do Troféu Brasil nos 5 e 10 mil metros rasos, a corredora da Usina Santana, zona rural de Teresina, foi ao Peru e faturou prata no Sul-Americano de Atletismo, nos 10 mil metros. Com menos de um ano treinando fora do Piauí, por pouco ela não garantiu vaga no Mundial. Para encerrar o ano, ela subiu no pódio da São Silvestre e começou a ter seu nome projetado nacionalmente. Em 2010, ela tem tudo para ser um dos principais destaques do Atletismo nacional.