
terça-feira, 31 de agosto de 2010
Visite o Blog da CNTE

terça-feira, 24 de agosto de 2010
Ex-prefeito e vereador presos acusados de "ação criminosa"
“Provado ficou a ação de uma organização criminosa existente no município de Pavussú contra administração pública”.
Assim é descrito o documento da Polícia, após conclusão do inquérito policial contra o ex-prefeito da cidade de Pavussu, Josimar da Costa e Silva e acusados. Diante da investigação, o desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí, Erivan Lopes decretou a prisão do ex-prefeito, do vereador de Altos, Antônio Ribeiro Paiva, e ex-controlador geral de Pavussu, do ex-presidente da Câmara, Francisco de Assis Ferreira Ferro e de Gessimar da Costa e Silva, irmão do ex-prefeito.

Eles são acusados de falsidade ideológica, desvio de recursos públicos, falsificação de documentos, fraude em licitações e outros crimes. O terço de acusações é longo e pega mais de 40 crimes, segundo relatório do próprio desembargador.
Simulação de assaltos
No documento do desembargador, é relatado que os quatros presos são acusados também de participar de simulações de assaltos. Houve uma subtração de R$ 200 mil da prefeitura de Pavussu em suposto assaltos.
Trechos da sentença do desembargador
Veja a íntegra da decisão do desembargador
Arquivo 1 - Arquivo 2 - Arquivo 3 (arquivos PDF)
Outra denúncia é de um falso suicídio. Uma liderança teria escrito uma carta a família deixando claro que iria pôr fim a vida devido atuação do bando.
Um total de 12 pessoas estaria envolvido na ação criminosa na prefeitura de Pavussu. Até funcionário fantasma é registrado. Uma pessoa fictícia de nome Joaquim Vargas Fernandes Sobrinho teria recebido R$ 14 mil por serviços de um trator. No entanto, segundo o documento, o trator é de propriedade do ex-prefeito.
As acusações também são de que na Prefeitura existia um “cabide de emprego” para parentes.
Os quatro foram presos e encaminhados a Casa de Custódia como determinava o desembargador Erivan Lopes.
Flash Yala Sena
yalasena@cidadeverde.com
domingo, 22 de agosto de 2010
O VERDADEIRO VALOR DO VOTO

Se os políticos brasileiros levassem em conta suas propostas do período de campanha eleitoral, a educação, a segurança e todos os problemas sociais do Brasil, seriam solucionados. Os salários dos profissionais da educação e da segurança, estariam sem dúvida nenhuns praticamente equiparados aos dos políticos, seriamos um modelo de educação e segurança para o mundo.
Pena que as propostas para a educação e segurança, assim como tantas outras, não saem do papel depois da eleição, o que podemos constatar, que o problema da educação, seguranças e outros, no Brasil, não é falta de propostas, mas sim, a falta de compromisso dos políticos para com os seus eleitores e seu país.
Prof. João Correia
Mestrando em Educação e Política de Desenvolvimento
Universidade Lusófona de Lisboa - Portugal
Por que Serra está perdendo as eleições

Uma eleição depende, antes de tudo, do consenso dominante no período eleitoral. Este, por sua vez, não é construído durante o processo eleitoral. Nesse sentido, o governo que termina seu mandato é determinante. A escolha do novo governante é, em primeiro lugar, o julgamento do desempenho do governo.
http://www.cartamaior.com.br/templates/postMostrar.cfm?blog_id=1&post_id=523
O passado e o presente da imprensa brasileira

LEIAMAIS |http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=16886&boletim_id=747&componente_id=12448
segunda-feira, 16 de agosto de 2010
Será que Stalin tinha razão?

> LEIA MAIS | Internacional | 14/08/2010
Campanha cidadã de informação dos eleitores

A falta de campanha maciça de informação por parte das autoridades responsáveis pelo processo eleitoral só agrava a situação, revelando má fé ou falta de consciência das conseqüências da lei e dos danos que ela pode causar no exercício do direito de voto por milhões de cidadãos brasileiros.
Na primeira eleição de Evo Morales, na Bolívia, centenas de milhares de pessoas não puderam votar por uma decisão de que os que não tinham votado na eleição municipal anterior, teriam que se reinscrever. A informação circulou pouco e justamente eleitores pobres, do Evo, não puderam exercer seu direito de voto. Felizmente a maioria obtida pelo Evo foi suficiente para que triunfasse com a maior votação que um presidente havia obtido, mas o MAS deixou de eleger a governadores e a uma bancada parlamentar maior por essa circunstância.
No Brasil, até hoje ainda há setores significativos da população – basicamente mais pobres, grande parte deles vivendo no campo – que querem votar no candidato do Lula, mas que só agora, lentamente, vão canalizando esse voto para a candidata do Lula, Dilma. Podemos imaginar a dificuldade para que esses setores possam ser informados da necessidade de portar documento com foto para votar. Muitos sequer têm esse documento, seja por falta de recursos para tirá-lo, seja por falta de consciência da importância e falta de tempo de providenciá-lo.
A imprensa, alinhada maciçamente com o candidato da direita e consciente de que os setores mais diretamente afetados são bastiões de voto do governo e da Dilma, nem tocam no tema, em atitude que revela, mais uma vez, como não apenas informam mal e errado a população, como também desinformam pelo silêncio.
Não podemos contar com esses meios. Temos que organizar, desde já, uma ampla campanha cidadã de massas para fazer chegar essa informação a todos os eleitores, de que necessitam indispensavelmente levar um documento com foto para poder votar. É responsabilidade da imprensa pública, de todas as organizações democráticas e populares, de todas as candidaturas desse campo e de toda a militância, organizar formas de difusão ampla dessa informação, com criatividade e com eficácia, para evitar que uma determinação absurda e a irresponsabilidade dos setores que deveriam encarregar-se da informação do eleitorado, falseiem a vontade dos eleitores brasileiros.
(Aproveito para reiterar-lhes a informação que o contacto comigo também pode ser feito pelo twitter: http://www.twittter.com/emirsader)
Postado por Emir Sader às 14:55
domingo, 15 de agosto de 2010
SINTE REALIZA ENCONTRO DE DIRETORES PARA PLANEJAMENTO
- Últimas semanas de agosto até 15 de setembro: Mobilização da cateria e escolha de representantes de escolas;
- Últimas semanas de agosto até a primeira semana de setembro, Assembléias Geral nas Regionais;
- Elaboração de um Dossiê para entregar ao governo;
- 16 de setembro 2010, Grande Assembléia Geral com Paralização Estadual e Manifestação em defesa do Piso e condições de trabalho.
sábado, 7 de agosto de 2010
Professora sindicalista que fazia protesto é agredida em Timon
Segundo Norma Sueli, presidente do sindicato (SINTERPUM), tudo aconteceu após os servidores manifestantes percorrerem em carreata os bairros Conjunto Boa Vista e Parque Piauí em protesto com um caixão que simbolizava o atraso salarial na educação. A parada final da manifestação foi em frente à sede da Secretaria de Educação.
Os manifestantes instalaram o caixão na calçada da secretaria e fizeram discursos de repúdio contra a falta de pagamento de seus salários. A professora Márcia Feitosa estava discursando quando teve o microfone tomado de suas mãos por um suposto servidor da secretaria. Norma Sueli conta que ao tomar o microfone, ele teria dito: “você está sendo usada”. Em seguida desferiu um tapa no rosto da sindicalista.
A situação esteve quente e o servidor foi levado rapidamente para dentro da sede da secretaria por outros funcionários.
Márcia Feitosa registrou queixa ainda ao meio dia de hoje contra o agressor na delegacia da mulher. A delegada Vládia Holanda instaurou inquérito e vai ouvir o acusado da agressão.
A presidente do sindicato dos professores, Norma Sueli, telefonou para o titular do blog do Elias Lacerda e disse que não vai deixar barato a agressão. O sindicato vai disponibilizar um advogado para acompanhar o caso e exigir a punição.
Além de covardia, uma injustiça
O servidor talvez nem saiba, mas a mulher que ele agrediu foi uma no passado um dos nomes importantes para a chegada da aprefeita Socorro Waquim ao poder.
Em 2004 quando a prefeita foi eleita pela primeira vez na eleição que venceu Chico Leitoa, Márcia Feitosa(na foto ao lado do Portal Timon) já era professora sindicalista. Foi da sua voz que se ouviu protestos e críticas contra a uma educação que naquela época também chegou a atrasar salário.
Márcia, embora hoje talvez arrependida, acreditou que Socorro Waquim poderia mesmo mudar para bem melhor a cidade de Timon. Naquele ano, mesmo sem autorização do sindicato, subiu no palanque da prefeita atual. Emprestou sua força e fé que dias melhores viriam.
Hoje Márcia Feitosa levou um tapa no rosto.O tapa desferido, além de ter sido uma atitude covarde, pois não se bate em mulher, foi também uma injustiça com a aguerrida professora sindicalista que tanto fez e faz pela melhoria da educação municipal.
Portanto, não foi somente Márcia Feitosa agredida, mas a história recente de luta por melhorias da educação municipal a qual a professora tem participado ativamente.
INSONIA TUCANA: DIAS DE FÚRIA, NOITES DE ASSOMBRAÇAO
Dilma tem 41,6% das intenções de voto conforme a última CNT /Sensus; juntos, os demais candidatos somam 44,5%. Mantida essa correlaçao, o pleito vai para 2º turno. Ocorre que 5% dos eleitores declararam voto em Lula na mesma sondagem. Se o horario gratuito transferir 3 pontos desse universo de convictos eleitores lulistas para Dilma, o pleito se define no primeiro turno...
quarta-feira, 4 de agosto de 2010
Professores de em Pé de Greve:Confira fotos da assembléia e da primeira carreata realizada pelo SINTERPUM na Cidade de Timon - MA





segunda-feira, 2 de agosto de 2010
REPASSE FPM JULHO DE 2010 - RIO GRANDE PIAUI
Professores ameaçam greve contra atraso de salários em Timon

Segundo a presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Rede Pública Municipal (SINTERPUM), professora Norma Sueli(foto), durante a assembléia ficou definida ainda que a categoria realizará nos próximos dias carreatas para denunciar o atraso no pagamento dos salários.
Nesta terça-feira (03/08), a concentração para a carreata ocorrerá em frente ao ginásio de esportes, na avenida Teresina, a partir das 08:30 hs. De lá os servidores percorrerão ruas dos bairros Parque Piauí e centro da cidade.
Na quarta e quinta-feiras as carreatas acontecerão nos bairros Parque Alvorada e Conjunto boa Vista, respectivamente.
SERRA PERDE ONDE ALCKMIN PERDEU; E NÃO IGUALA A VANTAGEM ONDE ELE GANHOU
As pesquisas divulgadas pelo Ibope revelam uma aproximação do cenário eleitoral deste ano com o resultado das urnas no primeiro turno de 2006, vencido pelo presidente Lula...Alguns dos maiores colégios eleitorais, como Minas, Rio e SP, que somam 41,5% dos votos, mostram uma distância entre Dilma e Serra semelhante à diferença entre Lula e Alckmin em 2006. No Rio, a diferença de 20,3 pontos a favor de Lula em 2006 (49,1% a 28,8%), ficou em 19 pontos pró-Dilma (46% a 27%). Em Minas, Lula venceu Alckmin no primeiro turno de 2006 por 10,2 pontos (50,8% a 40,6%). Agora, sua candidata derrotaria Serra por 44% a 32% - 12 pontos. Em São Paulo, em contrapartida, Serra ainda não conseguiu o mesmo apoio de seu antecessor (17,4 de vantagem em 2006 contra uma diferença de 11 pontos hoje). Em outros regiões e estados importantes, exceto no Espírito Santo --onde Lula levou a dianteira em 15,8 pontos e Dilma ainda está dois pontos abaixo de Serra-- quando há diferença frente ao padrão de 2006, a tendência é essa: derrota de Serra, como no Distrito Federal --onde Alckmin teve vantagem de 7 pontos e hoje Dilma tem 11 de supremacia--, ou o estreitamento da liderança tucana em relação ao que obteve Alckmin há quatro anos
(Carta Maior, com informações Valor; 02-10)