quinta-feira, 26 de abril de 2012

Também queremos o reajuste de 22,22%, diz Sinte

 

Dê sua nota:
(26/04/2012, às 10:37:26)
Por Emanuela Pinto
Na manhã desta quinta-feira (26), os professores da rede estadual de ensino se reuniram em assembléia geral ao lado do Palácio de Karnak, centro de Teresina. A categoria, que está em greve desde o dia 27 de fevereiro, reivindica o reajuste no piso salarial de 22% para todas as classes.
A decisão de ser reunirem na manhã de hoje se deu após o anúncio de prefeito Elmano Férrer de que vai conceder um reajuste linear para todos os professores do município.
Para o Sindicato dos trabalhadores em Educação Básica Pública do Piauí (SINTE-PI), se a prefeitura de Teresina tem condições de pagar o piso nacional, aprovado em janeiro, o governo do estado também tem.
“O município, que é menor, tem menos condições, depois da pressão dos professores, está concedendo o piso nacional que é direito da categoria, o governo também deve seguir a mesma linha e não nos obrigar a aceitar um reajuste miserável de 8%. Por isso vamos continuar na luta. O estado está nadando em dinheiro, com o empréstimo concedido pelo Banco Mundial e com os recursos do Fundeb que já foram enviados. Não acreditamos quando o governador fala que o estado está sem condições. Isso não nos convence mais” afirmou Antônia Ribeiro, membro da diretoria do Sinte.
O Sinte declarou ainda que a informação de que o prefeito concedeu o reajuste para os professores do município serviu como “combustível” para o movimento dos professores do estado.
“Vamos continuar com nossas atividades paralisadas enquanto as nossas reivindicações não foram atendidas. Não podemos retornar as aulas na situação que está, de completo descaso do governo do estado. Vamos nos comunicar com a sociedade, pedir apoio a nossa luta” declarou a presidente do Sinte, Odeni Silva.
Na assembléia também ficou decidido à continuidade da greve e do acampamento armado ao lado da sede do governo do estado. Uma nova assembléia está marcada para acontecer na próxima quinta-feira (03/05).


terça-feira, 24 de abril de 2012

Por valorização, servidores de todo o país cruzam os braços nesta 4ª feira

E-mail Imprimir PDF
AddThis Social Bookmark Button
Trabalhadores do serviço público de todo o país irão fazer uma paralisação massiva nesta quarta-feira (25), exigindo do governo federal a valorização de seus salários. No total, 31 entidades sindicais – entre elas a CTB – apoiam o movimento, que deve ser o primeiro passo de uma campanha de mobilização de toda a categoria.

Para João Paulo Ribeiro (o JP), secretário do Trabalhador do Serviço Público da CTB, o Dia Nacional de Lutas marcado para esta quarta-feira será um grande teste para a categoria. “O tamanho da nossa vitória será o tamanho de nossa luta. As repartições serão fechadas em todo o país. Queremos inviabilizar que qualquer espaço público seja aberto. É um absurdo o que está acontecendo. O governo investe em diversas áreas, mas três anos sequer conversa conosco”, afirmou.

JP, que também é dirigente da Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Públicas Brasileiras (Fasubra), lembra que durante os primeiros anos do governo Lula houve alguns avanços, mas no período mais recente o funcionalismo público tem estado à míngua. “Posso dar o exemplo da Fasubra: lá não temos reajuste real há três anos”, destaca.

Na opinião do dirigente, além da desvalorização dos trabalhadores do serviço público, o resultado dessa política do governo federal é alta rotatividade que tem sido vista. “O profissional acaba ficando pouco tempo no cargo. Como não é valorizado, ele acaba prestando outros concursos”, explica JP.

Melhorias para a sociedade

A organização do Dia Nacional de Paralisação, da qual a CTB participa, divulgou um documento no qual explica os motivos do protesto. Segundo as entidades, o governo federal tem se mostrado pouco disposto a conversar com as 31 entidades que articulam o movimento. “Sempre com um discurso de austeridade imposto pela crise internacional, até o momento o governo tem dito ‘NÃO’ a todas as demandas urgentes apresentadas pelos servidores para garantir melhorias e consequentemente qualidade no atendimento público”, diz o texto.

“Tratados até agora com descaso no processo de negociações com o governo, os servidores públicos precisam reagir e lutar se quiserem ver atendidas suas demandas mais urgentes. Demandas que são a ponte para se alcançar as melhorias de que o setor público tanto necessita”, dizem as entidades, que nesta terça-feira seriam recebidas por representantes do Ministério do Planejamento, em Brasília.

Fernando Damasceno – Portal CTB

segunda-feira, 23 de abril de 2012

NOTA DE APOIO DA CTB A GREVE DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ

 Posição da CTB – PI em solidariedade ao SINTE PIAUÍ e a Greve da Educação no Piauí
Presidente da CTB _ Piauí Prof. Elton Arruda

· Repúdio a posição do Governo e Assembleia Legislativa, marcadamente intransigente, que inviabilizou o diálogo e compromete a educação pública;

· A greve é legal! Não ao corte de pontos e perseguição política dos grevistas;

· Questionar judicialmente o fim da regência, visto que a mesma tem relação com insalubridade que é garantida por lei;

· Pelas jornadas de lutas regionais, mobilizando também nas praças e ruas das principais cidades do Estado;

· Total apoio a Diretoria do SINTE-PI na luta por aumento e melhoria de condições de trabalho para a categoria.




Teresina (PI), 23 de abril de 2012

MANIFESTAÇÃO EM DEFESA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA DO ESTADO DO PIAUÍ

Promotora Leila Diniz
Posição Ministério Público do Piauí

 A promotora de Justiça Leida Diniz comentou ontem  sobre as declarações dos gestores em relação às dificuldades de cumprimento do pagamento do piso nacional do magistério. Diniz criticou o fato dos executivos se utilizarem de maioria nos legislativos para aprovar leis estaduais e municipais que sejam inconstitucionais. Ela citou o caso do envio de mensagem por parte do governador Wilson Martins (PSB) e do prefeito de Teresina, Elmano Férrer (PTB) de um projeto que regulamenta o pagamento do piso dos professores.

Leida Diniz explicou que o Ministério Público, por meio dos promotores Fernando Santos, Leida Diniz e Maria Esther Ferraz de Carvalho, ajuizou uma ação civil pública contra o Estado do Piauí e contra a Prefeitura de Teresina requerendo determinação judicial para que seja cumprida a Lei nº 11.378/2008, que estabelece o piso nacional do Magistério em R$1.451,00. A promotora alega que a mensagem enviada pelo executivo estadual para aprovação na Assembleia, desconfigura a Lei do Piso do magistério.



Posição do Presidente do Conselho do Fundeb do Estado do Piauí CTB PI
Prof. João Correia
Para o professor João Correia, o Governo anda na imprensa falando que os recursos do FUNDEB é pouco e que o Estado repassa mais da metade para os municípios. Só falta antes dele tentar deturpar a Lei do FUNDEB pegar umas aulas sobre a verdadeira função do FUNDEB. Ele tem que aprender a fazer as contas do Fundeb. 1º os recursos do Fundeb são provenientes de impostos municipais e estaduais. 2ª o fundo é independente, cada estado e cada município tem o seu, 3º Os recursos do Fundeb é para aplicar somente na educação básica, 4º O recurso recebido por cada ente federado é baseado no numero de alunos matriculados, 5º O pagamento do Piso é Lei Federal, ele não pode fazer outra lei alterando uma lei Federal, 6º neste ano o Fundeb do Piauí vai receber mais de 1 bilhão de Reais só para a Educação Básica, 7º 60% de tudo que entre na conta do Fundeb é para pagamento de professores.

E com certeza o governo sabe disso, o que está faltando na realidade é sensibilidade e compromisso político para com a educação do nosso Estado.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Eletrobrás e Distribuição do Piauí corta a energia do prédio da Prefeitura de Barra D’Alcântara-PI pela segunda vez na atual gestão.

Eletrobrás e Distribuição do Piauí corta a energia do prédio da Prefeitura de Barra D’Alcântara-PI pela segunda vez na atual gestão.

Publicado em Quinta, 19 Abril 2012 14:55 | Acessos: 61

AddThis Social Bookmark Button

O Prédio da Prefeitura de Barra D’Alcântara-PI tem o fornecimento de energia cortado pela segunda vez na atual gestão por falta de pagamento. A situação é no mínimo constrangedora para os Barra D’alcantarenses. Barra D’Alcântara-PI é reconhecida por homens e mulheres trabalhadores e honrados em seus compromissos. Cidade composta de comércios, residências e homens do campo bem organizados e, sobretudo pagadores de suas contas. Nunca antes na história desta cidade houve constrangimentos dessa natureza, a começar por Ivonete Guedes, que sempre honrou com seus compromissos, pagando a tudo e a todos em dias. Agora fica essa imagem negativa de um prefeito mal pagador, que não tem diálogo com ninguém, perseguidor de funcionários, que não desenvolveu até hoje em mais de três anos de sua administração nenhuma obra, e aí vem a pergunta que não quer calar. Para aonde vai o dinheiro? Dizer que é pouco não convence. Em tempos anteriores foram mostrado várias ações realizadas com recursos próprios, o exemplo é o próprio prédio da prefeitura onde foi cortada a energia, ou seja, há pouco tempo o dinheiro deu pra construir o prédio da prefeitura. Hoje não dar mais para se quer pagar a conta da energia? O que está acontecendo? Barra D’Alcantarenses, ninguém ta vendo nada ainda, querem ver mais, aprovem essa gestão em 7 de outubro de 2012. Fica aí mais uma pergunta no ar. Será que de outubro em diante vai ter pagamento de funcionários com tantos contratos supostamente eleitoreiros que está acontecendo a todo momento? Há é bom lembrar que esse prefeito mal pagador, que não honra com seus compromissos não é filho de Barra D’Alcântara-PI não. Não se conhece nenhum parente de tal figura residente e domiciliado no município de Barra D’Alcântara-PI. É bom que se diga.



B4uCode

Analise conjunta do reajuste só será na próxima segunda - Política - Piauí - 180graus

Deputados decidiram em plenário a discussão da AL-301
Compartilhar no Orkut

Um entendimento firmado nesta quinta-feira (19/04) em plenário garantiu a discussão do processo AL-301/2012, que dispõe sobre o reajuste salarial dos professores da rede estadual de ensino. O deputado Cícero Magalhães (PT) levantou uma questão de ordem em plenário e pediu que os parlamentares decidissem pela discussão do projeto para a segunda-feira (23) em uma reunião conjunta das comissões de Constituição e Justiça e de Administração.
A deputada Belê Medeiros (PSB,) relatora do projeto, disse que ainda está tentando mediar um acordo com os professores e o Governo do Estado e que não tinha um parecer sobre o projeto, mas que vai estudar a matéria e tentar um acordo até a segunda-feira, para apresentar na reunião.
Segundo o deputado Cícero Magalhães (PT), presidente da Comissão de Administração é importante que a reunião conjunta das comissões aconteça na segunda-feira para que os professores possam ser ouvidos. “Tenho convicção que se não houver reunião na segunda-feira não haverá nenhum parecer e o projeto vai ser aprovado do jeito que o Governo mandou pra cá”, disparou o deputado. O deputado lembrou que segunda-feira é a última chance para um acordo entre Governo e professores, que estão em greve há mais de 40 dias. O deputado disse que o governador Wilson Martins chegou a colocar na mesa de negociações um reajuste de 13,5%, mas voltou atrás.
O presidente da Assembléia, Themístocles Filho (PMDB), voltou a afirmar que os professores ainda podem ser ouvidos pelos deputados e que poderão participar da votação no plenário da Casa. “As galerias estarão abertas, os professores podem vir, assistir podem protestar desde que não haja nenhuma violência”, afirmou Themístocles Filho.

Mundial Escolar: Caic perde e vai disputar o 5º lugar

Atualizada às 16:20
 
A chance de título para o Caic Balduíno Barbosa de Deus terminou no Mundial de Handebol Escolar. Nesta quinta-feira (19), o time masculino do Brasil foi derrotado nas quartas-de-final pela Áustria por 24 a 17.

Agora, o Brasil começa a disputa de quinto lugar com a República Tcheca.

Foto: TV Cidade Verde

A nossa seleção estará deixando na Croácia a marca de lutador do povo piauiesse, de certa forma o sucesso adquirido com as conquistas, certamente ficará marcado
para sempre na mente não só dos nossos atletas, mas também nas mentes de todos aqueles que torceram e continuaram torcendo para um time que com certeza merece muito mais do que parabéns. Parabéns e sucesso sempre CAIC e vamos à busca do 5º lugar.

Também estão na disputa de quinto lugar os outros derrotados nas quartas-de-final: Eslovênia e Croácia.
 
Os vencedores de cada jogo disputado na próxima sexta-feira se enfrentam no sábado pelo quinto lugar. Os perdedores duelam também no sábado, mas pelo sétimo lugar.

QUARTAS-DE-FINAL- Resultados 19/04
Alemanha 29 x 19 Eslovênia
França 31 x 17 República Tcheca
Croácia 20 x 22 Hungria
Áustria 24 x 17 Brasil

SEMIFINAL - 20/04
França x Áustria
Alemanha x Hungria

DISPUTA DE QUINTO LUGAR - 20/04
Brasil x República Tcheca
Eslovênia x Croácia

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Veja desempenho dos atletas do Caic Baldoíno contra a Bélgica na Croácia



Veja o desempenho dos atletas do Caic Baldoíno contra a Bélgica na Croácia, jogo de profissional demonstrado pelos jovens amadores do CAIC DA VILA BANDEIRANTE DE TERESINA (PI), essa é a demonstração de sucesso proporcionado por profissionais da Escola Pública do Piauí. 
Observamos um resultado de quem trabalha com amor e dedicação. essa seleção é atual Campeã Estadual e Brasileira de Handebol Escolar.
Agora estamos torcendo para chegarmos na final com que possamos mostrar que a força do Piauí é inabalável.
Que venha os próximos adversários, o time esta preparado.

MINISTÉRIO PÚBLICO MOVE AÇÃO QUE EXIGE PAGAMENTO DO PISO SALARIAL DO PROFESSOR DO ESTADO DO PIAUÍ



MP move ação que exige pagamento do piso nacional aos professores do Estado

Os promotores de Justiça Fernando Ferreira dos Santos, Leida Maria Oliveira Diniz e Maria Esther Ferraz de Carvalho assinaram juntos ação civil pública contra o Estado do Piauí, requerendo determinação judicial para que seja cumprida a Lei  do Piso Nacional do Magistério, que estabelece o pagamento de R$ 1.451 aos docentes. Os professores da rede pública estadual de ensino estão em greve há 50 dias. 

O Ministério Público considera que a educação, como processo de desenvolvimento do potencial humano, "é um direito público irrenunciável, requisito para promoçãoda dignidade das pessoas. O governo deve garantir o acesso pleno e igualitário ao ensino público, alocando os recursos necessários, sobretudo para a educação fundamental".

A promotora Leida Diniz, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Infância e da Juventude ressalta que a legislação federal promove a existência de condições adequadas de trabalho, além da implementação do piso salarial profissional nacional. 

"A legislação brasileira avançou no sentido de propiciar a melhoriada qualidade do ensino, estabelecendo como diretrizes a serem adotadas nos estatutos e planos de carreira do Magistério Público a valorização profissional, dispondo entre outras condições a formação continuada e atualização do professor, tempo reservado para estudos, planejamento e avaliação no regime de trabalho, processo de evolução na carreira que valorizem a titulação e o bom desempenho", afirmou a promotora acrescentando que deve ser "conferida prioridade absoluta à proteção de crianças e adolescentes".

Os promotores de Justiça argumentam ainda que a análise do movimento grevista não deve se limitar à ausência dos professores nas salas de aula, e considerar a ineficiência dos poderes públicos, que gera deficiências no sistema educacional, não permite que as escolas possuam a estrutura e os recursosadequados e prejudica a qualidade do ensino. 

"Impossível atirar sobre os professores o déficit da educação básica. O descumprimento da lei do piso dos professores significa grave retrocesso social e a destinação de uma escola pública apenas para os pobres, significativamente deteriorada, e de qualidadeinferior, apenas para uma classe: justamente as crianças e adolescentes marginalizadas e excluídas econômica e socialmente", apontam os representantes do Ministério Público.

O Supremo Tribunal Federal confirmou a constitucionalidade da Lei do Piso Nacional do Magistério em outubro de 2011. Segundo o voto do relator, não é possível presumir falta de recursos para o pagamento do piso. "Em especial, eventuais insuficiências poderão ser supridas por recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e pela União, cujas consideráveis receitas incluem recursos das contribuições sociais destinadas à educação." A própria lei estabelece mecanismos para a complementação. O ente federativo que não tiver disponibilidade orçaamentária deve remeter solicitação fundamentada ao Ministério da Educação, com planilha de custos que comprove a necessidade.

Além do pagamento do piso nacional aos professores da rede estadual, o Ministério Público requereu também que o Estado do Piauí preste contas em relação aos recursos do Fundeb, com especificação de receitas e despesas.

Autor/Fonte: Portal O Dia

Professores de Sergipe decidem manter greve por tempo indeterminado

Professores de Sergipe decidem manter greve por tempo indeterminado
18/04/2012
SINTESE-1Em assembleia realizada na noite da terça-feira (17), professores e professoras da rede pública estadual de Sergipe decidiram pela continuidade da paralisação iniciada na última segunda-feira (16) por tempo indeterminado .A principal reivnidicação dos docentes é o reajuste do piso salarial nacional para toda a carreira.

Segundo a assessoria de imprensa do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica da Rede Oficial do Estado de Sergipe (Sintese), lei complementar sancionada pelo governador Marcelo Déda, em dezembro do ano passado, reestruturou o quadro permanente dos profissionais do magistério público estadual e extinguiu a carreira docente de nível médio.

Para o Sintese, o governo do estado entende equivocadamente que a lei do piso deve ser aplicada apenas aos professores de ensino médio, cuja carreira foi extinta. O sindicato argumenta que a medida quebrou a unicidade da carreira docente e impossibilita o reajuste do piso salarial a todos os trabalhadores, que deveria ocorrer em 1º de janeiro deste ano. Dessa forma, apenas 500 professores de nível médio remanescentes tiveram direito ao reajuste do piso de R$ 1.187 para R$ 1.451, um aumento de 22,2%. De acordo com a entidade sindical, mesmo nessa faixa, o pagamento realizado em folha suplementar em 26 de março causou indignação, porque a atualização paga foi a mesma para professores de início e fim de carreira.

Se o entendimento do governo estadual prevalecer, os professores com formação de nível superior ou pós-graduados terão os salários reajustados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), na faixa de 6,5%, na data-base da categoria, em 1º de maio. Os docentes nessa faixa teriam perda de quase 16% com a medida.

Durante a assembleia, realizada no Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, a categoria também definiu uma agenda de luta, que inclui ato, vistas às escolas e assembleias. Na manhã desta quarta-feira, 18, representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado de Sergipe (Sintese) e professores iniciam as visitas às escolas.

Na quinta-feira, 19, acontecerá um ato público a partir das 8h no Calçadão da rua João Pessoa. Na sexta-feira, 20, haverá um bandeiraço no Parque dos Cajueiros a partir das 15h e na terça-feira (24), mais um bandeiraço, desta vez na porta da Assembleia Legislativa.

Portal CTB com agências

terça-feira, 17 de abril de 2012

Piauí vence a segunda no Mundial Escolar de Handebol

 UMA HOMENAGEM PROVIDENCIAL AOS ESTUDANTES DO PIAUÍ (CAIC DA VILA BANDEIRANTE) QUE ESTÃO SUANDO A CAMISA DEFENDENDO O BRASIL LÁ NA CROÁCIA. DESEJO PARA O NOSSO TIME  SUCESSO TOTAL E QUE VENHA MAIS VITÓRIAS PARA CONSAGRARMOS COM TODO O ORGULHO DE SER PIAUIENSE O HANDEBOL NACIONAL.
O time de handebol do Caic Balduíno Barbosa de Deus disputou, terça-feira (17), sua terceira partida no Campeonato Mundial Escolar, na Croácia. Jogando no Petrijanec Hall, a equipe piauiense, que representa o Brasil no torneio, venceu a Bélgica por 33 a 24.

Com o resultado conquistado na manhã de terça-feira, o Caic Balduíno Barbosa de Deus chega a sua segunda vitória em três jogos na competição. Além da Bélgica, o time piauiense venceu também a Suécia. A única derrota da equipe no torneio foi para a anfitriã Croácia.

O Caic Balduíno Barbosa de Deus está na segunda colocação do Grupo C do Campeonato Mundial Escolar, atrás apenas da Croácia, que tem três vitórias em três jogos.

Hoje quarta-feira (18), o Caic Balduíno Barbosa de Deus volta à quadra, desta vez para enfrentar a Turquia.

O Caic disputa o Campeonato Mundial Escolar depois de ter conquistado o Campeonato Brasileiro Escolar, em setembro do ano passado, no Distrito Federal. Na Croácia, todos os custos da equipe serão bancados pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc).

Fonte: CCOM

1 Presidente da ALEPI impede a entrada dos Trabalhadores

Os trabalhadores em educação tiveram uma surpresa desagradável na manhã de hoje quando foram fazer uma vigília na Assembleia Legislativa(ALEPI) para evitar a aprovação do projeto do Governador Wilson Martins : o presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Themistocles Filho, colocou a Polícia Militar para evitar que a categoria entrasse no prédio que é do Povo.
A atitude do Deputado revoltou toda a categoria. Os professores argumentaram que não são marginais para que o “dono” da ALEPI tomasse tal atitude. A presidente do SINTE-PI, professora Odeni Silva lembrou que não havia motivos para que o Deputado Themistocles Filho  tomasse tal atitude. “Ontem nós ocupamos as dependências da Assembleia e não jogamos sequer um copo descartável no chão”, disse ela.
Para a categoria, tanto Deputado Themistocles Filho, quanto a maioria dos Deputados da atual Legislatura estão ali apenas para carimbar os desmandos do Governador Wilson Martins, que está promovendo o maior massacre contra o funcionalismo público estadual.
 
Apesar da atitude do Deputado Themistocles Filho, a categoria manteve a vigília e mais uma vez protestou contra o Governo, que tenta destruir o magistério, com um projeto de lei nefasto.

Corrente sindical SSB-PI promoveu seminário na região valenciana

(16/04/2012, às 16:19:33)

qw
Foi realizado nos dias 13 e 14 de abril de 2012 o II Seminário da Corrente Sindical SSB-PI – Sindicalismo Socialista Brasileiro do Piauí, na cidade de Barra D’Alcântara, região Valenciana, com o “Curso de Formação Política”, onde foram debatidos vários temas, entre os quais, Programa Nacional de Habitação Rural – PNHR, com a participação do Bel. em Direito, Nóbrega Jr; Orçamento Popular, com  a mediação do Prof. João Correia e Organização Sindical e Eleições Municipais 2012, com o Prof. Fábio Matos. 
Participaram do evento, várias sindicalistas da região, que tiveram a oportunidade de discutir os rumos da política sindical no Brasil e principalmente no Piauí.
qw
A organização do evento foi realizada pelo Secretário de Formação Política Sindical e Presidente do Sindicato dos Servidores Municipais da Cidade, Prof. José Welliton, de Barra D’Alcântara, pelo Prof. Fábio Matos, Presidente da SSB/PI e Secretario da CMS – Teresina, pelo Prof. Jucelino Aquino de Oliveira, Secretário da Juventude da CTB/PI, e pelo Prof. João Correia, Secretário Estadual Sindical e Vice-Presidente da CTB PI.
O Seminário teve o apoio da CTB/PI e do Sindicato dos Servidores Municipais de Barra D’Alcântara.
qw

quinta-feira, 12 de abril de 2012

PSB - Eleições 2012 - Planejar para transformar

PSB - Eleições 2012 - Planejar para transformar

    
  PSB exibe programa político nesta quinta-feira (12)
PSB - 11/04/2012
O Partido Socialista Brasileiro (PSB) exibe, nesta quinta-feira (12), o seu programa partidário em cadeia nacional de rádio e TV. A propaganda política tem duração de dez minutos e vai ao ar às 20h no rádio e às 20h30 na televisão.
O programa tem como apresentador o presidente Nacional do PSB e governador de Pernambuco, Eduardo Campos. A mensagem do PSB que será transmitida para a população brasileira é que devemos transformar a eleição em grande debate sobre um projeto nacional que ajude o Brasil a prosseguir com o ciclo do crescimento econômico.
Com o slogan “PSB – uma nova forma de governar para você”, o programa partidário trata da reforma urbana, da educação nas escolas e do corte de impostos para baixar o preço das tarifas de transporte público, energia elétrica e água. “Transformar o país é antes de tudo, transformar as cidades. Um país só cresce se a sua cidade se desenvolve”, avaliou Eduardo Campos.
O programa político também divulga pesquisas que mostram os prefeitos socialistas Márcio Lacerda (BH) e Luciano Ducci (Curitiba) como os mais bem avaliados do País.
Segundo o primeiro-secretário Nacional do PSB e coordenador do programa partidário, Carlos Siqueira, o Partido mostrará as administrações exitosas das grandes, médias e pequenas cidades. “O jeito do PSB governar com eficiência administrativa e voltada para os interesses da população”, afirmou.
“Convidamos todos os militantes e simpatizantes do PSB a assistir o programa, divulgar e opinar nossas propostas em suas comunidades”, reforçou o presidente Eduardo Campos.
As inserções nacionais, com cinco minutos diários, serão exibidas nos dias 14, 17, 19 e 21 de abril.

Vera Canfran - Assessoria de Comunicação do PSB

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Audiência Pública na Assembleia Legislativa



O governo do Estado do Piauí mantém, de forma intransigente, a postura de não pagar o Piso Nacional do Magistério, apresentando em cada sessão de negociação, propostas indecorosas e ofensivas a inteligência da categoria, que, em função disto, continua em greve. Nesta terça (3), foi realizada uma nova audiência pública na Assembleia Legislativa do Piauí, onde a presidente do SINTE-PI, Odeni de Jesus da Silva, afirmou que: “Se o governo não apresentar outra proposta não tem acordo e a greve vai continuar pelo tempo que for preciso”.  
A secretária-geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação - CNTE, Marta Vaneli, presente a audiência deixou claro que: “De acordo com a Lei do Piso, o Estado que não pode pagar o que é determinado, deve comprovar a insuficiência de recursos e pedir ajuda ao Governo Federal”.  
Desta forma, não houve acordo na audiência para por fim a greve, já com 35 dias de duração. Nesta quarta-feira (4) será formada uma comissão de cinco representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica Pública do Piauí – SINTE-PI, para se reunir com o Secretário de Educação, Átila Lyra, com o objetivo de discutir uma nova proposta para buscar uma saída para este impasse. Afirma o Professor Kassyus Lages: “Se o governo disponibilizar 7,5 milhões de reais, para pagamento de ativos e inativos linearmente, teremos aí, a possibilidade de estarmos construindo um consenso para o fim da greve. Caso contrário, o governo deve assumir o ônus pelo que possa vir a acontecer”.

terça-feira, 3 de abril de 2012

Piauienses participam de encontro da SSB em Brasília




A Corrente do Sindicalismo Socialista Brasileiro (SSB) realizou nos dias 31 de março e 1º de abril a primeira reunião do Conselho Político e da Executiva Nacional da Coordenação do Movimento Sindical (CMS) do PSB. A reunião tem como objetivo o planejamento estratégico para o ano de 2012. Do Piauí estiveram presentes oso professores João Correia, secretário Estadual Sindical e Fábio Matos, coordenador da CMS.

“A realização da primeira reunião da Executiva Nacional e do Conselho Político da CMS/SSB, no momento em que o PSB prepara-se para as eleições deste ano, representa que os sindicalistas do nosso partido estão em total sintonia com os desafios para o crescimento do PSB e a necessária inserção nos movimentos sociais”, explicou o Secretário Estadual Sindical do SSB, João Correia.
De acordo com ele, o crescimento da SSB nos cenários,  nacional e estadual, a participação dos sindicalistas nas eleições de 2012, a formação de quadros, e a defesa das propostas socialistas, são alguns dos desafios da CMS/SSB para 2012. “É necessário o debate e a avaliação do movimento sindical socialista, na perspectiva da Direção da SSB e, principalmente, na perspectiva da Direção Nacional e estadual do PSB”, ressaltou.
Ao todo, 15 Estados participaram representados na reunião: AC, AP, AM, CE, DF, ES, MA,  PA, PB, PE, PI, RJ, RS, RO, SP.

“Nesta primeira reunião, a Direção Nacional do Movimento Sindical do PSB, realizou um planejamento, objetivando atender os desafios da organização, formação de quadros e participação nas eleições 2012, o que se reveste de importância estratégica para o avanço da SSB e do PSB junto ao movimento do trabalhador e na sociedade”, finalizou João Correia.