quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

GOVERNO DE DILMA TRAI PROFESSORES DO BRASIL


 DILMA X MEC ESQUEMA POLÍTICO COM O REAJUSTE DO PROFESSORES DO BRASIL

Prefeitos do Brasil, Deputados e o Governo Federal manipularam o reajuste do Piso Nacional do Professor de 19% para 8,32% uma perda de quase 15% levando em conta as perdas do ano passado. A CNTE entidade que representa os trabalhadores em educação em nível nacional questiona o percentual de correção do piso para 2014, uma vez que dados já consolidados do Fundeb, até novembro deste ano, apontam crescimento do valor mínimo de aproximadamente 15%. E isso leva a crer que o MEC agiu na ilegalidade, a fim de contemplar reivindicações de governadores e prefeitos que dizem não ter condições de honrar o reajuste definido na Lei do Piso, mas que, em momento algum, provam a propalada incapacidade financeira. 
Só tão esperada Portaria do MEC com certeza saiu manipulada se a economia cresceu de novembro pra dezembro o valor Custo Aluno teria que aumentar e não diminuir drasticamente. Mas uma vez os professores foram enganados pelo governo federal. Só mesmo no Governo da Dilma que o certo é o errado.
Temos que lamentar e ao mesmo tempo nos indignarmos com a posição do Governo contra a valorização dos Professores do Brasil.

O Governo Federal apenas confirmou o acordo com Deputados, Governadores e Prefeitos para acabar com a valorização do professor.
O que mais nos impressiona é capacidade que o governo federal (Dilma e Aloizio Mercadante) tem de tentar enganar não  só o professor, mas toda população brasileira com discursos demagógicos em defesa da Educação.
Ainda bem que eles não conseguem mais enganar o povo por muito tempo. Nesse caso, esta ai a portaria do MEC nº 16/2013, alterando o valor aluno do ano de 2013 que deveria ser 19%, para apenas 8,32%, mostrando a verdadeira cara do governo defensor dos ricos.
Só deus mesmo pra dar ânimo aos professores pra lutar contra esse bando de traidores.
A luta tem que continuar pra sobreviver. Essa é, e sempre será a árdua missão do professor do Brasil.
Continuamos indignados e vamos à luta contra esses Judas que continuam nos dando todo ano desde 2006 um presente de natal de Grego. Isso ainda não é tudo o que eles querem fazer conosco, no começo do ano deverá entrar em votação a PEC do INPC que virá acabar de uma vez por todas com a esperança de construção de um salário digno para os professores

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Blog do Professor Elton: Crônicas de um ano que termina – A Vinheta da Glob...

Blog do Professor Elton: Crônicas de um ano que termina – A Vinheta da Glob...: Ainda ontem fechei os olhos, pois era O Corso. Fechei, não por não gostar... Depois ate passei umas horas olhando as fotos (única situação ...

domingo, 15 de dezembro de 2013

CNE DISCUTE O USO DOS ROYALTIES PARA A EDUCAÇÃO


 O Conselho Nacional de Entidades está reunido em Brasília, no auditório da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, nos dias 12 e 13 de dezembro. Um dos objetivos do encontro é promover um estudo aprofundado do tema do petróleo para oferecer elementos a professores e estudantes e estimular a discussão nos sindicatos sobre o valor desses novos recursos para a Educação. O seminário Financiamento e Recursos do Pré-Sal para a Educação amplia o debate sobre o financiamento e a destinação dos royalties para o setor.
Paulo Cesar Ribeiro Lima, engenheiro de petróleo e consultor da Câmara, explica que o pré-sal jé é realidade no Brasil, com 25 poços em operação e mais de 140 perfurados. A participação governamental, porém, é de 40%, considerada baixa: “O recurso é gigantesco e poderia contribuir se virasse investimento para as áreas sociais. Mas o grande desafio está no fato de que o dinheiro vai ficar com as empresas, pouco vai para o Estado”, garante.
Gil Vicente Reis de Figueiredo, diretor de assuntos internacionais do PROIFES, e professor da Universidade Federal de São Carlos, apresentou um simulador programado até 2050 com projeções do IBGE, com dados de crianças e jovens por ano e a estimativa do custo aluno qualidade ideal. Na sua apresentação, ele explica que a quantidade de crianças vai cair pela metade em 2050 e, por isso, a demanda por financiamento é urgente: “Há formas de aumentar os recursos, o que inclui uma reforma tributária, a retomada da CPMF, taxar transações em bolsas de valores e elevar os royalties sobre a exploração mineral, por exemplo”, afirma.
Após o debate, os membros do CNE fazem uma análise da conjuntura, abordando a votação do PNE no plenário do Senado, adiada para a próxima terça-feira (17/12) depois de suspensa na última quarta, dia 11. Qualquer projeto aprovado no Senado, entretanto, vai sofrer pressão da CNTE quando voltar pra Câmara, pois as mudanças na versão atual vão contra o que é defendido pela CNTE.
Outra pauta do CNE é o 32º Congresso Nacional da CNTE, que será realizado de 16 a 19 de janeiro, com o tema ‘Educação, desenvolvimento e inclusão social’. O evento vai manter o sistema de resoluções das outras edições, considerado mais democrático.
O Conselho discute a preparação para a Conferência Nacional da Educação/CONAE 2014 e estão sendo debatidos, ainda, os encaminhamentos para o próximo ano nas alterações da Lei do Piso, já que a análise da proposta dos governadores - de congelamento do piso, através da instituição do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) como política de reajuste, reduzindo a previsão de valorização do piso e das carreiras do magistério - será retomada em fevereiro pelo Congresso Nacional. As ameaças de morte sofridas pelo presidente da Federação dos Trabalhadores em Educação do Mato Grosso do Sul – FETEMS, Roberto Magno Botareli Cesar, também estão sendo tratadas no conselho.

FONTE: PORTAL DA CNTE

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

REUNIÅO DO CNE - CNTE BRASILIA: FINANCIAMENTO, CONAE, PNE E PISO NACIONAL DO PROFESSOR

Durante dois dias de inrenso debate ficou decido que a CNTE e sua entidades filiados terao que discutir com maiorr enfase as questoes sobre o PNE e a realidade sobre o Piso Nacional do Professor.
A CNTE  conseguiu segurar ate agora o reajuse pelo Custo Aluno Ano, segundo os Deputados o ano que vem terao que dar um fim nessa pendencia.

De acordo a CNTE temos que levar um a solucao o mais rapido possivel para a questao do Piso que esta no Congresso Nacional.