quarta-feira, 19 de agosto de 2020

19 DE AGOSTO DIA DO CICLISTA

                                                             Foto créditos: cidadeverde.com

O dia do ciclista deveria ser comemorado em Teresina com várias ações em defesa da mobilidade urbana e do meio ambiente, com uma programação voltada para a promoção do ciclismo como ação primordial em favor da saúde e do meio ambiente.Incluindo ações que valorizem a vida e as políticas sustentáveis, viabilizadoras do desenvolvimento da vida e da cidadania.

Estamos vivenciando uma política totalmente contrária as políticas promovidas pelos países desenvolvidos. Essas políticas promovem continuamente o uso da bicicleta como um novo meio de mudanças de hábitos e melhoria de vida da população, visando a minimização da poluição no meio urbano e promovendo a saúde da população. 

Teresina, capital do estado do Piauí, cidade com quase 1 milhão de habitantes, se notabiliza, atualmente, como uma cidade que está implantando uma política de mobilidade urbana totalmente contrária as políticas recomendadas pelos organismos internacionais defensores do meio ambiente.

                   créditos: Jailson Soares /O Dia

Ao invés de acompanhar as políticas de mobilidade urbanas de sucesso, que estão trocando carros pelas bicicletas, a gestão municipal realiza um trabalho de destruição de ruas, avenidas e ciclovias, transformando o espaço urbano de Teresina em um verdadeiro ponto de interrogação para os trabalhadores e ciclistas que precisam do transporte coletivo e da bicicleta para se locomover.

Se for para o trabalho de ônibus, não tem hora para sair e nem tem hora para chegar. Se for de bicicleta, não existem ciclovias, o ciclista tem que fazer um verdadeiro malabarismo para ir e vir do trabalho. Hoje, dia do ciclista, o teresinense não tem o que comemorar, este dia é para todos refletirem e buscarem na consciência formas de trazermos para a próxima gestão municipal de 2021 soluções sustentáveis, pensando nos seres humanos que utilizam o trânsito da cidade no dia-a-dia e, também, no desenvolvimento sustentável.


Prof. Joao correia

Professor de Geografia e Ambientalista


quarta-feira, 12 de agosto de 2020

A LIVE desta Semana Destaca: Projetos de Inclusão Social transformam a comunidade através do Atletismo


Um dos Fundadores da Associação +Mais cidadania que desenvolve projetos de inclusão social em Teresina (PI), na Lagoa do Norte, e em Rio Grande do Piauí, através do atletismo, envolvendo diversas atividades educacionais e esportivas, o professor João Correia, embasado na sua atuação nos movimentos sociais e sindical, defende que a  educação  e o esporte amador são fundamentais no equacionamento dos graves problemas da sociedade.

Incorporando esta perspectiva, ele promove mais uma transmissão ao vivo, na quinta-feira (13), a partir das 19h, no intuito de expor a influência do atletismo na transformação das comunidades e na vida das pessoas, por meio do trabalho voluntário desenvolvido em Projetos Sociais. 

Neste debate, seremos privilegiados com a participação do Medalhista Olímpico, Treinador e “Personal Trainer”, Cláudio Roberto, que foi conquistou a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Sidney, no ano de 2000, foi vice-campeão mundial no revezamento 4x100 em Paris, no ano de 2003, finalista na Olimpíada de Londres, em 2004, e integra, atualmente, o Programa “Heróis Olímpicos do Atletismo” da Confederação Brasileira de Atletismo-Caixa Econômica Federal.  

Claudio Roberto e João Correia abordarão os processos de inclusão social através do atletismo no Brasil, com um recorte profundo no que diz respeito a esta pauta no âmbito de Teresina, onde Cláudio Roberto coordenará o projeto de inclusão social “Cidadão Olímpico: Correndo na Frente”, por ele idealizado.

A atleta do projeto “Mais Cidadania”, é recordista piauiense e norte nordeste de arremesso de dardo, Camily Alencar, medalha de Bronze em 2019 nos Jogos Escolares da Juventude-sub -18 em Santa Catarina, participará da live mesmo concentrada nos treinamentos para atingir o índice para o mundial sub-20.

O principal objetivo desta live, é mostrar as oportunidades, possibilidades e desafios existente atualmente na promoção do atletismo em Teresina, com a participação dos cidadãos voluntários, e como o poder público pode ser o agente transformador da sociedade na construção da cidadania através do apoio e difusão do atletismo e do esporte amador