O dia do ciclista deveria ser comemorado em Teresina com várias ações em defesa da mobilidade urbana e do meio ambiente, com uma programação voltada para a promoção do ciclismo como ação primordial em favor da saúde e do meio ambiente.Incluindo ações que valorizem a vida e as políticas sustentáveis, viabilizadoras do desenvolvimento da vida e da cidadania.
Estamos vivenciando uma política totalmente contrária as políticas promovidas pelos países desenvolvidos. Essas políticas promovem continuamente o uso da bicicleta como um novo meio de mudanças de hábitos e melhoria de vida da população, visando a minimização da poluição no meio urbano e promovendo a saúde da população.
Teresina, capital do estado do Piauí, cidade com quase 1 milhão de habitantes, se notabiliza, atualmente, como uma cidade que está implantando uma política de mobilidade urbana totalmente contrária as políticas recomendadas pelos organismos internacionais defensores do meio ambiente.
Ao invés de acompanhar as políticas de mobilidade urbanas de sucesso, que estão trocando carros pelas bicicletas, a gestão municipal realiza um trabalho de destruição de ruas, avenidas e ciclovias, transformando o espaço urbano de Teresina em um verdadeiro ponto de interrogação para os trabalhadores e ciclistas que precisam do transporte coletivo e da bicicleta para se locomover.
Se for para o trabalho de ônibus, não tem hora para sair e nem tem hora para chegar. Se for de bicicleta, não existem ciclovias, o ciclista tem que fazer um verdadeiro malabarismo para ir e vir do trabalho. Hoje, dia do ciclista, o teresinense não tem o que comemorar, este dia é para todos refletirem e buscarem na consciência formas de trazermos para a próxima gestão municipal de 2021 soluções sustentáveis, pensando nos seres humanos que utilizam o trânsito da cidade no dia-a-dia e, também, no desenvolvimento sustentável.
Prof.
Joao correia
Professor
de Geografia e Ambientalista
Nenhum comentário:
Postar um comentário