O secretário de Articulação Institucional do Ministério da Cultura, Marco Acco, apresentou nesta segunda-feira, 19, na sala Torquato Neto, para os artistas piauienses o programa “Mais Cultura”, do governo federal, que tem como meta melhorar a cultura do país, reduzindo as desigualdades.
Segundo secretário, o grande objetivo é estreitar parceria com os municípios para implantação de bibliotecas nestes. Sendo que, com isso, pretende-se zerar o número de municípios sem biblioteca. “O coração do programa são as bibliotecas”, disse.
Para Sônia Terra, presidente da Fundação Cultural do Piauí – FUNDAC, o papel dos municípios no programa “Mais Cultura” é determinante. “O Mais Cultura só funcionará bem se tiver a participação dos municípios, pois é pra lá que ele vai”. Ela aproveitou para fazer um chamamento aos prefeitos e a Associação Piauiense de Municípios - APPM para que juntos possam conhecer um pouco melhor o programa, estudá-lo e potencializá-lo. “Nós precisamos atrair o maior número de recursos e de possibilidades para trabalhar a área cultural”.
Sônia ressaltou que o Mais Cultura é um programa de governo e a sua importância é grande para os municípios, já que ele envolve cerca de 10 ministérios. “A melhor forma para implantar o programa nos municípios é levantando os indicadores das suas carências na área da cultura existente no município. Por exemplo, quais as demandas do município de Corrente, é uma biblioteca, é livro, é um Ponto de Cultura, é de um museu, etc”, explica. E, segundo ela, feito isso o próximo passo é elaborar um projeto com todas as demandas e correr atrás dos recursos.
Terra declarou ainda que irá agendar uma conversa com o presidente da APPM e prefeito do município de Paulistana, Luís Coelho, para apresentar a ele o programa e juntos, em uma data a ser marcada, este será apresentado aos demais prefeitos.
A presidente da FUNDAC também disse que o programa Mais Cultura foi elaborado em cima de dados de uma pesquisa, que diz que 92% brasileiros nunca freqüentaram um museu e que isso precisa ser mudado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário