sábado, 26 de abril de 2008

HOMENAGEM DO PROFESSOR JOÃO CORREIA AOS 95 ANOS DA U. E. FIRMINA SOBREIRA

Radio Escola no Ar
Stand do Projeto Lixo e Q. de Vida na FENACEB-BH
Alunos do Projeto Lixo e Q de Vida passeata INFRAERO
Banda do Firmina Os Tribatas Vencedora do Concurso COEP 2006/2007
Professoras da FIOCRUZ(RJ) visitando nosso Stand
Nossa querida Escola 95 anos
Passeata em defesa do meio ambiente
A história da educação de crianças e adolescentes no Povoado Poty Velho tem inicio em 04 de Abril de 1913. Onde a educação ficava a cargo dos pais, que por sua vez reservava em suas residências salas que se transformavam em sala de aula, destinadas à formação educacional dos mesmos, possibilitando-os adquirir conhecimentos e reformular conceitos perante a sociedade.

Estas salas volantes receberam o nome de Escola Pública Mista de 2º Grau, em cumprimento ao artigo 128 do Capitulo 3º do Regimento Geral da Instituição Pública deste Estado. O que regulamenta o inicio dos trabalhos da Escola Pública Mista de 2º Grau da Povoação do Poty Velho, é a assinatura da ata pelo delegado de Ensino da época, Capitão Alberto Francisco da Luz e pela Professora Normalista Luíza Pinheiro. Ao longo de alguns anos, continuou a educar crianças e adolescentes em salas, em casas particulares. Ao iniciar e concluir os trabalhos, era redigido uma ata registrando os acontecimentos e serviços realizados no ano, onde o Sr. Delegado de Ensino e a Professora que acompanhava a turma e alguns alunos assinavam este documento na presença da turma.

Aqui em homenagem as grandes professoras que encamparam a luta pela educação nesta comunidade citamos algumas das Professoras Normalistas daquela época:

De 1913 a 1916 – Luiza Pinheiro

De 1917 a 1920 – Julia Jacy da Cunha

De 1921 a 1923 – Lorina Eufrosina Oliveira

De 1924 a 1925 – Juventude de Holanda VerasDe 1926 a 1927 – Gerviz Xavier Louinho

De 1928 a 1932 – Juventude de Holanda Veras.

Em 1926, por falta de casa para o funcionamento da escola, registrou-se a ausência de aulas por um período de dois meses. Só em 18 de março do mesmo ano, em uma casa de palha localizada à Rua Flávio Furtado s/n, no Poty Velho, organizou-se a Escola Pública Mística de 2º Grau.

Em 04 de Abril de 1935 no Governo de Landrisales, no lugar da casinha de palha foi construído um prédio e reinauguram a Escola Agrupada Firmina Sobreira, onde juntaram todas as salas de aulas das diferentes residências e forma-se a Escola Firmina Sobreira localizada no mesmo endereço atual. A escola recebeu este nome em homenagem a Ilustre piauiense Professora Firmina Sobreira pelos vastos serviços prestados em beneficio a desenvolvimento da educação do Estado do Piauí.

Consta como primeiros funcionários da Escola Agrupada Firmina Sobreira os seguintes cidadãos: Delmira Coelho Machado - Diretora, Enóe Carvalho Silva – Professora, Antonia Gonçalves da Silva – Zeladora.

Temos, ainda, como amostra, nomes de alguns estudantes mais antigos que por aqui passaram: Manuel Vicente, Teresa Mendes, Rosário, Neusa, Antonio Fernades, Amélia, Adão, Antonia Moura e Frrancisca Nery.

Relacionamos, agora nomes de algumas diretoras que trabalharam a partir da fundação, contribuindo com o desenvolvimento do Educandário:

De 1936 a 1937 – Lúcia de Jesus Vieira

De 1948 a 1949 – Helena Carvalho do Prado

Em 1950 – Clotildes Vaz de Oliveira

Em 1951 – Maria Luiza da Cunha Lopes

De 1952 a 1958 – Helena Carvalho do Prado

Em 1959 – Maria Zilmar de Oliveira

De 03 de Março a 17 de Junho de 1960, tivemos como diretora Gagmar Evangelista de Sousa.

Em 20 de Junho de 1960, Teresa Mendes assume a direção desta instituição escolar onde permanece por dezoito anos.

Durante o governo de Helvídio Nunes (14/09/1966 a 14/05/1970) foi realizado a ampliação do prédio escolar, construindo blocos laterais, compostos por três salas de aulas. Antes da ampliação só existia a parte central, onde funciona atualmente a diretoria, secretaria e sala

dos professores.

É importante registrar nomes de alguns alunos, que aqui estudaram e depois voltaram como funcionários, ocupando cargos diversos: Teresa Mendes, Antonia Moura, Amélia, Francisca Nery, Domingos, como professoras e diretoras e Antonio Fernandes, como vigia.

Em 1968, foi implantado o curso noturno, para atender as pessoas que não podiam estudar no turno diurno, as quais, geralmente, trabalhavam durante o dia.

Com o aumento da população, cresceu muito o interesse por vagas no turno diurno. Sem espaço físico adequado para atende-los, organizou-se horários intermediários para facilitar o trabalho docente e melhorar a aprendizagem.

Com a implantação da lei 5.692/71, que trouxe formações para o sistema de Ensino, a Escola Agrupada passou a chamar-se Unidade Escolar Firmina Sobreira, neste mesmo período, instituiu-se o Ensino Supletivo, no qual os alunos cursavam duas series em um único ano.

Em março de 1984, no governo de Hugo Napoleão e através do projeto vencer, sob a direção da Professora Adalgisa Gomes de Sousa Silva, foram construída mais quatro salas de aulas, para servir a comunidade com mais conforto.

Já em 1996, na administração do governador Francisco de Assis Moraes Sousa, frente à direção o diretor Francisco Macedo, através do projeto Nordeste foi realizado uma reforma que trouxe os seguintes benefícios para a escola: troca de portas e janelas, forros em algumas salas, troca de piso por um industrial de alta resistência, construção de um refeitório, organização de um espaço físico para as aulas de Educação Física, organização de uma sala de vídeo, montagem de uma biblioteca com livros didáticos e paradidáticos, reserva de uma sala para o laboratório de informática.

Em 1999, iniciou-se uma nova oportunidade para o ensino público, com a implantação do PDE – Plano de Desenvolvimento da Escola, onde passamos a receber verbas para melhor atender nossos alunos e professores através de uma prática pedagógica baseada na pedagogia de projetos, determinando ações e metas a serem atingidas, de modo que o processo ensino aprendizagem torne mais eficiente.

Em 2000, sob a direção do Prof. Wagner Caldas, teve inicio o Ensino Médio, que iniciou-se no turno noturno e atualmente esta ampliado para os três turnos. Caracterizando o Ensino Médio regular.
Vale ressaltar importantes realizações efetivas na U. E. Firmina Sobreira a partir de 2001, n a gestão do Prof. Wagner Caldas:

1. Recuperação física do prédio da escola;

2. Implantação de uma infra-estrutura necessária para melhoria do processo ensino-aprendizagem, tais como:

  • Montagem da sala de Informática
  • Reaparelhamento da sala de Vídeo;
  • Instalação e operacionalização da Rádio-Escola Firmina Sobreira;
  • Aquisição de um laboratório de ciências;
  • Instalação de uma antena parabólica digital;
  • Continuação do PDE
  • Implantação e execução da pratica de Política de Projetos Pedagógicos;
  • Implantação e dinamização do Conselho Escolar e Grêmio Estudantil;
  • Prática de uma Gestão Democrática;
  • Busca incansável da parceria Escola/Comunidade, exemplo a Feira Cultural de 2002 – realizada na praça do Poty Velho;
  • Implantação do projeto “Musica para todos”, em parceria com a Igreja do Poty Velho;
  • Curso de relações humanas
  • Implantação da Sala de leitura
  • Participação da Escola no “Projeto Escola que acontece”,da SEDUD, galgando uma das dez primeiras colocações entre 192 Escolas de todo o Estado do Piauí, com o Projeto de Educação Ambiental / Lixo e Qualidade de Vida em 2003
  • Em 2003 através do Projeto Lixo e Qualidade de Vida a Escola Firmina Sobreira foi premiada com uma homenagem realizada pela a Prefeitura de Teresina com o premio “Amiga da Limpeza de Teresina”, neste mesmo ano o aluno Ruam Fernandes ganhou um concurso de música promovido pelo COEP nas Escolas, um concurso de redação sobre o meio ambiente e foi selecionado pelo balé Bochoy da Rússia (sede em Curitiba) e atualmente já está com 4 anos morando e estudando em Curitiba.
  • Em 2004 a nossa escola foi desta no principalmente no esporte sendo Campeão Estadual de Futsal. Nossos alunos do ensino médio noturno, foram premiado pela SEDUC com medalha de ouro e prata na Olimpíada de Matemática.
  • Em 2005 os alunos Lunan Fernandes e Fabrício participaram do concurso Nacional de Musica e Paródias promovido pelo COEP (Os Oito Jeitos de Transformar o Milênio) nacional e foram o vencedor da Etapa Piauí conseguindo assim fazer parte da gravação do CD Nacional patrocinado pelo COEP no RJ para gravar um CD.
  • No final do semestre de 2005, Escola Firmina Sobreira encerrou o ano letivo com a I Conferencia da Escola com o tema: Ética e Cidadania, com apresentação de diversos trabalhos pelos alunos que foi o maior sucesso com destaque para a apresentação do trabalho desenvolvido pelos alunos do 2º C Ano tarde com o Tema: Mudanças Climáticas e Cidadania e um Diagnóstico Sócio-Econômico do Bairro Poty Velho onde na oportunidade os alunos puderam debater e mostrar as condições socioeconômicas da comunidade.
  • Em 2006, iniciamos o ano com nossos alunos liderados pelo professor Batista, dando um show no Campeonato Estadual de Xadrez onde um de nossos alunos levou o titulo de Campeão estadual.
  • No inicio do período letivo de 2006 foi implantado o Projeto Viva Poty que esta em pleno desenvolvimento que culminou com a apresentação no final do primeiro semestre de varias atividades educativas e culturais todas criadas e desenvolvidas pelos alunos e professores da Escola.
  • No final de 2006 os Projetos Rádio Escola e Lixo e Qualidade de Vida Coordenado pelo professor João Correia participou de uma seleção entre os 10 melhores projetos do estado para representar o Piauí na Feira Nacional de Ciência do Ensino Básico – (FENACEB) na Universidade Federal de Minas Gerais e estes projetos foram os vencedores, sendo o Projeto Lixo e Qualidade de Vida o qualificado para apresentar o Piauí na FENACEB em Belo Horizonte no mês de novembro de 2007.
  • Em 2007 no início do segundo semestre a banda de música da Escola recebeu o resultado do concurso de música do COEP nas Escola de 2007 ficando novamente os nossos alunos com o primeiro segundo e terceiro lugar no Piauí, gravando assim mais uma música no CD nacional os OITO JEITO DE MUDAR O MILENIO.
  • Hoje 26 de maio de 2008 a Unidade Escola Firmina Sobreira fez 95 anos de serviços prestado a comunidade de Teresina e eu professor João Correia faço aqui uma homenagem não só a Escola mais todos aqueles que faz a escola acontecer de fato, Alunos, Professores, Funcionários e gestores por sem as pessoas que se integram a nossa escola ela não existia com tanto vigor e sem dúvida nenhuma grande participação nas nossas vidas.

PARABÉNS U. E. FIRMINA SOBREIRA MUITA PAZ E MUITA SORTE SEMPRE PARA TODOS.

quinta-feira, 24 de abril de 2008

Em 23 de abril de 2008, o SINTE-PI esteve reunido com o governo cobrando aumento salarial para a
categoria. Porém, a proposta apresentada é de 5,5% e não chega sequer aos 9,21% de reajuste aplicado ao salário
mínimo. Quem tem gratificação recebe também 5,5% e, quem tem DAÍ ou DAS continuará congelado.
Diante desta proposta indecente, o SINTE-PI deverá puxar uma greve nas próximas horas e para isso
precisamos, companheiros e companheiras, ousar numa mobilização coletiva, com a participação de todos:
Professores (as), vigias, merendeiras, secretárias, supervisoras, coordenadores e diretores.
Não vamos ter medo de lutar. Vamos exigir mais respeito para com a educação pública do Estado do Piauí.
Esse comportamento do governo demonstra claramente a falta de compromisso com a Valorização Profissional.
Portanto, queremos aqui conclamar todos para participar da manifestação dia 25/04 sexta-feira, as 9:00 da manhã, na praça da Liberdade ao lado do Karnak.

Confira tabela proposta do governo no site:www.sintepiaui.org.br

quarta-feira, 23 de abril de 2008

EX-PRIMEIRA DA DO RIO GRANDE DO PIAUÍ ESTA EM COMA NA UTI DO HOSPITAL SÃO MARCOS

A Ex-primeira-dama de Rio Grande do Piauí, Srª Maria de Lurdes Costa Feitosa,75 anos,está em coma desde a manhã de hoje, 22/04.Ela é esposa do ex-prefeito Nídio Feitosa e mãe do ex-prefeito Antonio Luís da Costa Feitosa.

Dona Lurdes estava bem de saúde e no último sábado passou mal enquanto fazia os seus afazeres domésticos em sua residência em Teresina. Ela ficou tonta e caiu, batendo fortemente a cabeça.

Ela foi levada para o Hospital São Marcos e foi submetida a vários exames médicos. Não foi detectado nenhum problema, mas os médicos decidiram mantê-la em observação.

Até a manhã de hoje Dona Lurdes esta evoluindo bem, mas repentinamente entrou em coma. Foi levada para a UTI do Hospital São Marcos e lá apresentou uma parada cardíaca. Os médicos conseguiram reverter.

Exames realizados na manhã de hoje revcelaram que a paciente foi vítima de uma acidente vascular cerebral hemorrágico em consequência do rompimente de um aneurisma cerebral.

O ItaNET conversou no início da noite de hoje com o filho de Dona Lurdes, o ex-prefeito Antonio Luís, e ele disse que o último boletim médico revelou que o quadro é gravíssimo e que a paciente está sendo mantida viva através de aparelhos.

domingo, 20 de abril de 2008

Vídeo com Gy emociona fãs e texto fala da marmelada do BBB8

Essa é pra de partir o coração dos fãs de Gyselle e até da própria Gy, que está sempre ligada aqui no 180graus. Um texto, publicado no Blog Sociedade BBB, onde o autor faz como fazia Pedro Bial em dias de paredão. Usa e abusa das metáforas e mensagens instigantes. Só que desta vez, alerta sobre uma suposta marmelada no final do programa e uma possível torcida do apresentador Pedro Bial por Gy. Ele teria achado o resultado injusto e não concordado com o diretor Boninho.Ao final, um vídeo que não foi ao ar no programa. Só quem viu foi quem tem pay per view. Nele, Gy aparece chorando, pensativa por 11 minutos. Foi momentos antes da grande final começar. É de fazer chorar mesmo! Porque a Globo não exibiu em rede aberta?!Leia o texto, assista o vídeo abaixo e se emocione:"Sabe, tem horas que me pego ora rindo, ora estupefato, aqui, sozinho, pensativo, tentando imaginar as caras e os sentimentos das pessoas, que vociferam sofismas marcianos para nos enfiar goela abaixo, o embuste e show de trapalhadas que foi a final do programa. Nada contra o músico, que até gosto, mas macularam, sem dúvidas, uma vitória que poderia ser bonita, dentro de um programa dito popular. Pena, muita pena mesmo, o Rafinha e Gyselle terem sido instrumentos para se fazer valer a vaidade de um diretor vingativo. A forma como se deu, a queimação da Cajuína nas edições, a deturpação dos fatos no site oficial, o comportamento odioso de todas as torcidas contrárias, bem como o comportamento nos blogs, constitue-se na nossa maior derrota. Fomos feitos de otários e contribuimos para que acontecesse"
VEJA VIDEO ACIMA.

Agora chegou a vez do Zot"tolo" Lembra Dele? Agora ele conheceu a Polícia do Brasil

Lembra do Paulo Zottolo, executivo da Philips que falou, em agosto de 2007 em uma entrevista, que "se o Piauí deixar de existir ninguém vai sentir falta"?! Pois bem: ele foi preso! E, como se diz no bom piauiês, os 'inimigos piauienses' que Zottolo ganhou exclamam: "Bem pregado!".Segundo nota do jornalista Ricardo Boechat, o executivo foi preso porque tentou impedir que um grupo de agentes da Polícia Federal entrar em uma feira de tecnologia em São Paulo (SP) para flagrar 13 técnicos holandeses, vindos da matriz da Philips, trabalhando sem o visto apropriado. A empresa foi multada em R$ 32 mil e Zottolo dormiu na cadeia.

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Mais de 100 mil pessoas participam das etapas estaduais da CNMA

11/04/2008

Gisele Teixeira

As plenárias do Rio de Janeiro e do Amazonas, nesta semana, encerraram as etapas estaduais da terceira edição da Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA). Nessa fase foram eleitos os delegados dos 26 estados e do Distrito Federal que irão participar da reunião nacional, de 7 a 10 de maio de 2008, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília.

De acordo com o coordenador executivo da III CNMA, Geraldo Vitor de Abreu, em torno de 114 mil pessoas participaram do processo preparatório. Foram realizadas, ao todo, 751 conferências, sendo 566 municipais, 153 regionais, cinco seminários regionais distritais, 26 conferências estaduais e uma conferência distrital. "O aumento da participação da sociedade mostra a consolidação do processo", diz. Na primeira edição da CNMA, em 2003, cerca de 65 mil pessoas participaram das conferências municipais, regionais e estaduais. Número que subiu para 86 mil pessoas na II CNMA, em 2005.

Geraldo destaca dois aspectos novos na terceira edição. O primeiro deles foi o fato de os estados terem assumido os processos locais. "Isso foi fundamental para o aumento da capilaridade das conferências", destaca. Outro ponto positivo foi a inclusão da articulação das conferências no Programa Nacional de Capacitação de Gestores Ambientais (PNC), o que contribuiu para que um maior número de municípios realizassem plenárias locais. "Possibilitou que realmente levássemos o tema da III CNMA, as mudanças climáticas, para o dia a dia das comunidades, inclusive com o início da elaboração de inventários municipais de emissão de gases de efeito estufa", acrescenta Geraldo.

O secretário de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do MMA, Hamilton Pereira, destaca que o processo da terceira conferência é muito importante não só para abrir espaço para que a sociedade brasileira tenha acesso a um conjunto de informações sobre o tema das Mudanças do Clima, mas também ofereça suas propostas para formulação da Política de Nacional sobre o tema, em elaboração pelo governo federal. As contribuições do debate serão consolidadas em um documento a ser entregue ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Entre as propostas que já surgiram nos estados estão, por exemplo, a criação de sistemas de alerta precoce conjugando a previsão de eventos climáticos extremos com mapas de vulnerabilidade e o incentivo à construção de barragens, reservatórios e adutoras contra eventos extremos, como enchentes, secas e erosão.

Cerca de 2 mil pessoas, entre delegados e convidados, devem participar da Conferência Nacional, em Brasília. A escolha de delegados segue a seguinte proporcionalidade: sociedade civil (40%), setor empresarial (30%), setor governamental (20%), sendo 5% de representantes de governos municipais; comunidades tradicionais (5%) e povos indígenas (5%).



Conferência pretende melhorar a educação

Discutir a educação brasileira com todos os setores ligados à educação básica a fim de melhorar o ensino e promover o efetivo aprendizado em sala de aula serão algumas das questões em debate durante a 1ª Conferência Nacional da Educação Básica. O evento será realizado em abril de 2008, em Brasília.

O secretário-executivo adjunto do Ministério da Educação, Francisco das Chagas, explica que a conferência terá o desafio de discutir a consolidação de um regime de colaboração entre os sistemas federal, estaduais e municipais e debater temas centrais relativos à educação. “O que queremos discutir é como podemos criar um sistema nacional de educação, em que haja integração entre governos e colaboração de todos os entes”, enfatiza.

Para o secretário, o governo federal dá prioridade ao trabalho articulado. “O grande regime de colaboração que fizemos até agora, em que todos os governos estão inseridos, é o Fundeb”, exemplifica, referindo-se ao Fundo da Educação Básica, regulamentado pela Lei nº 11.494, deste ano. O Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) também trabalha em regime de colaboração, diz o secretário.

Para Francisco das Chagas, a conferência é uma das ações do PDE. “À medida que definirmos e discutirmos melhor o regime de colaboração, as ações previstas no PDE poderão ser mais eficazes quanto à sua gestão e operacionalização, tendo como foco a aprendizagem dos alunos”, explica.

Estados — Antes da realização da conferência nacional haverá 27 conferências, uma em cada estado e no Distrito Federal. Os debates estaduais deverão ocorrer até o final de dezembro. “Isso não significa que não possa haver conferências municipais, que podem, inclusive, ser feitas de acordo com a temática da conferencia nacional”, sugere Chagas. Os principais temas do encontro em Brasília serão o sistema nacional de educação e o regime de colaboração entre governos.

A conferência nacional deve receber entre mil e 1,5 mil representantes dos estados e do Distrito Federal. Todos os setores organizados da educação básica estão sendo mobilizados para participar tanto da conferência nacional quanto das estaduais. Nas conferências estaduais serão indicados os delegados para a etapa nacional, em 2008.

Maria Clara Machado

quarta-feira, 9 de abril de 2008

A EDUCAÇÃO PÚBLICA PAGA O PREÇO DO ATRAZO

Recentemente foram publicados os resultados do ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio 2007. Em todo o Brasil, bem como no Piauí, a grande maioria das escolas, que figuram entre as melhores do Ranking são privadas e, das escolas públicas, as únicas entre as melhores são as escolas Federais, no Piauí, o CEFET. Esse quadro, demonstra muito bem como a educação pública é tratada pelos governantes, deixando-a no final da lista das suas prioridades.

Não se pode falar de forma séria, em melhoria da situação da educação pública, sem que sejam enfrentados os graves problemas que a afeta, dentre eles, a necessidade de valorização profissional, representada principalmente pelo pagamento de um Piso Salarial justo, que permita aos trabalhadores em educação viverem com dignidade. Faz-se necessário, também, que haja um forte processo de Formação Continuada dos profissionais da educação, além de melhores condições de trabalho

O direito à educação é atacado quando seus profissionais não são valorizados. É muito difícil se ter uma educação de qualidade sem que os seus profissionais sejam bem remunerados. Atualmente, o salário do professor em início de carreira com 20h (ou seja, um turno de trabalho), em nível médio, é de R$ 407,50, que somados a uma gratificação de R$ 100,00, totalizam R$ 507,50. Um professor de nível superior ganha por 20 h, um salário de R$ 495,00, mais uma gratificação de R$ 200,00, o que resulta num salário de R$ 695,00, muito pouco tendo em vista o grau de responsabilidades e exigências a que estão submetidos, bem como do tempo de estudos que levaram até se formarem.

Como sobreviver com esse salário se sobre ele ainda incidem vários descontos. Como por exemplo: 11% de desconto para previdência, 2,9% para o IAPEP Saúde (Consultas e Exames) e mais 10% sobre os valores das consultas e exames e ainda uma contribuição para o PLAMTA (Internação), de acordo com a faixa etária do segurado e de seus familiares. Conclusão, recebe-se salários módicos e paga-se muito caro para ter acesso à saúde com um mínimo de dignidade, saúde que pela própria Constituição Federal é obrigação do Estado.

O salário é importante, mas é apenas um dos componentes para a valorização dos trabalhadores em educação. Um outro ponto essencial, é a formação continuada, que precisa estar presente no dia a dia dos professores, pois é uma exigência da profissão. Avançamos muito quando falamos de formação de nível superior, pois mais de 80% da categoria tem essa formação. No entanto, somente menos de 20% de uma base de mais de 23 mil profissionais tem curso superior com especialização; enquanto aqueles com mestrado e doutorado, representam menos de 2% do total.

Outro ponto para se garantir uma educação de qualidade é a melhoria das condições de trabalho para os profissionais e para os alunos.
Tendo em vista que faltam bibliotecas, laboratórios, acesso aos recursos da informática e internet, quadras esportivas em condições de funcionamento etc. Nas poucas escolas que possuem, faltam profissionais qualificados na quantidade suficiente para atender as necessidades.

Outro ponto importante diz respeito ao financiamento da educação, quando ultimamente tem se falado muito em injetar recursos com essa finalidade; no entanto, para que esses recursos atinjam seus objetivos, faz-se necessário inicialmente que seja democratizado o debate sobre a destinação dos mesmos, sendo chamada à sociedade, por meio de entidades representativas de alunos e pais de alunos, representativas de trabalhadores em educação, para participarem da definição das prioridades. Deve haver, ainda, a maior transparência possível na utilização dos recursos, para se evitar que os mesmos se percam nas malhas da corrupção, que infelizmente estão presentes dentro da nossa sociedade.

Falar em melhoria da qualidade da educação sem enfrentar estes problemas será mais uma vez fazer discurso para as massas, enganando-as e ajudando a perpetuar o atual estado da nossa educação, ou seja, as escolas públicas no final da lista do ranking de qualidade da educação, com a população que utiliza esses serviços públicos pagando um elevado preço – O PREÇO DO ATRASO.


Professora Odeni de Jesus da Silva – Presidenta do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Piauí – SINTE-PI

domingo, 6 de abril de 2008

CTB define: 1º de Maio é dia de mobilização da classe trabalhadora


06/04/2008

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) entra em uma fase de grandes mobilizações, tendo como alvo o dia 28 de maio – quando ocorrerá o “dia Nacional de Mobilizações” em torno da campanha unitária das centrais pela redução da jornada de trabalho sem redução do salário e pela ratificação das convenções 151 e 158 da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

A data foi definida em reunião com representantes das centrais, realizada terça-feira (1) em São Paulo, capital, e deverá ser marcada por manifestações variadas, inclusive paralisações. A reunião das centrais definiu também que no dia 14 será concedida uma entrevista coletiva quando será anunciada a agenda de atividades até campanha até o dia 28 de maio.

No mesmo dia, os presidentes das centrais entregarão aos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado o abaixo-assinado da campanha. Até lá, diferentes categorias promoverão variadas formas de manifestação em apoio à campanha, que já está sendo lançada nos Estados. As centrais também estão desenvolvendo um cartaz unitário e elaborando um manifesto conjunto – que será distribuído no 1ºde Maio. O manifesto também condenará a política de juros altos, defendido pelo Banco Central.

A CTB realizará um ato do 1º de Maio na Praça Ramos, centro da capital paulista, no dia 30 de abril, a partir das 14 hs, seguido de uma caminhada, com as seguintes bandeiras:

1 - Redução da jornada de trabalho sem redução de salário.
2 - Ratificação da Convenção 151 da OIT.
3 - Ratificação da Convenção 158 da OIT.
4 - Fim do "fator previdenciário".
5 - Reforma agrária.

As demais centrais sindicais serão convidades a participar do ato.

No dia 1º de Maio, as seções estaduais da central promoverão atos unitários onde for possível. Nas manifestações, a CTB deve aparecer com suas marcas, bandeiras e visual próprio. "Nossa central precisa aquecer os motores desde já para uma grande jornada do 'Dia Internacional dos Trabalhadores', diz Wagner Gomes, presidente da CTB.

Na semana que antecede o 1º de Maio, a CTB desenvolverá uma intensa mobilização em todos os Estados, com ênfase na coleta de assinaturas e amplo visual da central, como parte da programação das manifestações do “Dia Internacional dos Trabalhadores”. A CTB está preparando um jornal e um cartaz como parte desta mobilização.

O momento político é propicio para que os trabalhadores obtenham conquistas por conta do bom momento vivido pela economia brasileira. Esta avaliação é do presidente da CTB, Wagner Gomes. “As empresas estão trabalhando com sua capacidade total e acabamos de ver o crescimento do PIB em 5,4% no ano de 2007”, diz ele. “Isso dinamiza a economia e impulsiona os trabalhadores para a luta”, completa, para destacar que a informação do Dieese de que os acordos coletivos de 2007 garantiram a reposição salarial e até aumentos reais é uma prova de que agora é a hora de o movimento sindical se empenhar nas mobilizações.

__________

Aviso às coordenações estaduais da CTB

Esta agenda e o calendário de mobilização da CTB devem ser debatidos em todos os encontros e atividades da central nos Estados. A CTB também solicita o envio regular de informações sobre o andamento e as previsões da campanha de coleta de assinaturas pela redução da jornada de trabalho sem redução de salário.

Em sua última reunião, a direção executiva da central elegeu uma comissão — composta por Nivaldo Santana, vice-presidente da CTB; João Batista Lemos, secretário-adjunto das relações internacional; e Gilda Almeida, secretária de defesa do meio ambiente — para coordenar as atividades, em âmbito nacional, da campanha. Os companheiros devem enviar as notícias dos Estados para o "Portal da CTB", no seguinte endereço:

osvaldobertolino@gmail.comEste endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email

SINTE - PI DIVULGA PROGRAMAÇÃO PARA SEMANA NACIONAL EM DEFESA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA


Em todo o mundo cerca de 72 milhões de crianças estão fora da escola e 774 milhões de adultos são analfabetos. Esses números preocupam e é por isso que o mundo pedirá, de 21 a 27 de abril, a universalização do ensino de qualidade em mais uma edição da Semana da Ação Mundial de Educação para Todos.

Este ano, a Campanha Global pela Educação vai abordar o tema “Educação de Qualidade para Todos: Fim da Exclusão Já”.No Brasil, a campanha será promovida de 22 a 29 de abril e a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), como faz tradicionalmente, também participará da iniciativa.

No mesmo período, irá realizar a 9ª Semana em Defesa da Educação Pública para abordar temas como gestão democrática, financiamento e valorização – incluindo piso nacional, carreira e profissionalização. No Piauí, o SINTE já elaborou uma programação e já está mobilizando a categoria para paralisação estadual dia 25 de abril.

Segue a programação:

Dia 22 de abril – Visita aos meios de comunicações;

Dia 23 de abril – Ocupação da Assembléia Legislativa, com entrega do símbolo da campanha pela Educação Pública.

Dia 24 de Abril – Aula da Cidadania

SINTE REUNE COM O SECRETÁRIO: INÍCIO DA CAMPANHA SALARIAL

O SINTE-PI participou dia 27 de março de 2008, de reunião com o Secretário Estadual de Educação, Antônio José Medeiros para discutir as reivindicações dos trabalhadores em educação. Dessa reunião ficaram acertadas alguns encaminhamentos: O governo mandará um pacote de medidas para serem votadas na Assembléia Legislativa do Estado do Piauí no dia 14 de abril de 2008. . Uma comissão foi constituída pela SEDUC, pela SEAD, pelo SINTE-PI e pela CUT-PI, para tratar de alterações nos artigos do Plano de Carreira que merecem reparos jurídicos; tais como:

· Gratificações: de difícil acesso, especial, de gestão, regência e Plano, (Exclusivo da Sede da SEDUC) voltará a ser pago como gratificação. Essa gratificação só terá direito que já vinha recebendo até a data da implantação do Plano de Carreira.

· Será feita referência no artigo que trata da gratificação de gestão no sentido de garantir que esse direito seja levado para a aposentadoria. Essa gratificação vem substituir a regência para professores que estão lotados na sede da SEDUC, nas Gerências Regionais e que estejam desenvolvendo funções pedagógicas.

· Serão unificados os valores da gratificação de diretores na capital e nos municípios.

GREVE NA UESPI POR TEMPO INDETERMINADO A PARTIR DE TERÇA-FEIRA

Os docentes da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) deflagram greve por tempo indeterminado a partir desta terça-feira (08). "Não tivemos outra escolha. Desde janeiro estamos tentando negociação com o governo do estado, mas nunca fomos recebidos em reunião para apresentarmos nossa pauta", afirma o presidente da Associação dos Docentes da Uespi (Adcesp), Daniel Solon. A categoria reivindica melhoria salarial, concurso público para professor efetivo (700 vagas) e melhoria estrutural da universidade, como reforço do acervo das bibliotecas, construção de laboratórios, salas para professor e compra de equipamentos, como data show, para as coordenações de curso.

Atualmente, o salário de um professor 20h da Uespi é de apenas R$ 506,88. Ou seja, é menor que salário de estudantes da Uespi que trabalham como bolsistas no Estado ou no município. Sobre a necessidade de concurso público, 62% dos professores da Uespi são substitutos, com contratos temporários. A lei proíbe que o número de substitutos seja maior que 20%. "A reitoria anunciou que haverá concurso para 120 vagas para professor efetivo. Isso já é resultado da luta da categoria, mas o número é insuficiente para a real necessidade", disse Daniel.

O sindicalista denuncia ainda a precariedade de funcionamento da Universidade, que carece de vários laboratórios e melhoria emergencial do acervo de bibliotecas. "O acervo das bibliotecas é insuficiente. Na capital e interior, vários cursos sofrem com a falta de laboratórios. Ainda há falta de vários equipamentos. No campus Poeta Torquato Neto (Pirajá), nenhum dos 22 cursos da Uespi possui sequer um data show", completou o sindicalista.

Redacao@cidadeverde.com

quinta-feira, 3 de abril de 2008

EENCHENTE NO PIAUÍ: CONFIRA FOTOS DO RIO POTY E DA BARRAGEM DE BOA ESPERANÇA







A cheia dos rios Parnaíba e Poti que provocam enchentes em todo o Piauí. Fotos e vídeo exclusivo da Barragem de Boa Esperança que opera no limite da sua capacidade segundo a Chesf. O alagamento no Balneário Curva São Paulo, além da ameaça nas pontes em Teresina. O gerente da Chesf no Piauí, Airton Freitas Feitosa, informou que as águas do Rio Poti aumentaram 1,75 metro em Prata, no Ceará, e esse aumento do volume deve chegar às 17h em Teresina. Ele informou que houve aumento também na vazão dos afluentes do Rio Parnaíba. O Rio Gurguéia está com uma vazem de 200 metros cubicos por segundo e o Rio Canindé, 700 metros cubicos por segundo, O Rio Itaueiras que tem uma Barragem em Rio Grande do Piauí e outra no municipio de Itaueira Piauí (Barragem de Poços) está sangrando desde do início dessa semana, esses rios estão jogando água no Rio Parnaíba após a Barragem de Boa Esperança em Guadalupe. fotos e vídeos acesse: http://www.meionorte.com/noticias,Exclusivo--Confira-01-video

quarta-feira, 2 de abril de 2008

QUINCAS DE JENÔNIMO FORMA A ÚLTIMA FILHA DA FAMILIA









Durante toda a última semana de do mes de março foi realizado a formada da nossa irmã Marisa e a programação foi encerrada com uma grande festa no Eldorado Cautlyn Club no sábado 29/03/2008. A nossa irmã do coração: Marisa Correia, agora está formada em Ciências Contábeis se tornando assim a mais nova formada da familia do Sr. Joaquim Pereira da Silva. Nascida no Rio Grande do Piauí, Marisa é a filha mais nova e a última das preocupações do Sr. Joaquim, agora formada nós que fazemos parte da familia só temos a desejar muita sorte na sua profissão e nas outras empreitadas que irá encontrar no seu caminho.
Parabéns Marisa e sucesso sempre...

CONCLUSÃO DO CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO

Na última sexta feira do mês de março comemoramos juntos com a familia da minha cunhado Gorete a conclusão do seu Mestrado em Educação. Todos os familiares e amigos se encontraram no auditório do CCE da UFPI para assistir a grande apresentação da defesa da desertação produzida pela nossa amiga Gorete. Professora da Rede Municipal de Ensino e da Faculdade FAET a Gorete deu um verdadeiro show na apresentação da sua disertação. onde na oportunidade foi aprovado com louvour e aplaudida de pé por todos que lá estavam compartilhando de um dos melhores momentos da vida da famila da Gorete.
Parabéns mais uma vez amiga lutadora e vencedora e sucesso sempre.