IDEB supera meta de 2011 em escola do estado do Sul do Piauí
Localizada no Sul do Piauí na cidade de Parnaguá, à 1.000Km de Teresina, a Unidade Escolar Edvaldo Mascarenhas superou as expectativas, crescendo significativamente o Índice de Desenvolvimento da Educação – IDEB. Em 2005 a escola obteve 1.1,e em 2007 atingiu a média prevista para 2011,que é 3.0.
De acordo com a diretora da Unidade, Zilnara Guerra, a mobilização de todos reverteu o quadro “A gente não esperava, ainda estamos nos acostumando com os novos números.Quando soubemos do resultado foi uma choradeira”, conta. “Não foi um trabalho inovador, mas de equipe, de união. Nós tínhamos que melhorar e o diferencial foi o comprometimento”, acredita.
A diretora disse ainda que as diferenças entre os resultados do Ideb nas escolas é o retrato das desigualdades do Brasil “O que o governo federal tem que fazer são políticas que compensem essas desigualdades. Por isso que o Ideb é bom, para conhecer as escolas e as cidades com menor desempenho,e levar mais recursos e mais projetos para estes municípios.E também para conhecer os bons projetos que as escolas desenvolvem e fazer com que eles ganhem visibilidade e sirvam de exemplo”, relata.
O superintendente Institucional da Secretaria da Educação, Luiz Carlos Magno, destaca o efeito positivo da divulgação do Ideb para os gestores públicos do Interior. "O índice tornou-se um parâmetro, um grande diagnóstico para os municípios. A partir desse diagnóstico, uma série de ações para que as metas sejam cumpridas passou a ser desenvolvida", explica.
Luiz Carlos, ressalta, no entanto, que em Parnaguá o que se percebe é uma evolução, um salto de qualidade.“Nossos índices são frutos de uma gestão educacional arrojada, e com o real compromisso com a educação", finalizou.
Por Michele Furtado
[voltar]
segunda-feira, 28 de julho de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário