<!--[if gte mso 9]>
Nos dias 18, 19 e 20 de abril aconteceu na cidade do Rio de Janeiro, o III Seminário de Internacional da Rede de Pesquisadores Sobre Associativismo e Sindicalismo dos Trabalhadores em Educação, na Universidade Estadual do Rio de janeiro.
Durante o encontro ocorreu apresentação de diversos trabalhos de vários países da América Latina: Brasil, Argentina, Chile, México, Paraguai, Peru, Colômbia, e Europa: Portugal e França. Além da apresentação dos trabalhos, houve troca de experiências entre os pesquisadores dos vários países lá representados.
O SINTE PIAUI, esteve representado pelo o Professor João Correia, que apresentou um trabalho com o Tema: Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica Pública do Estado do Piauí: “Uma Trajetória de Luta em Defesa da Dignidade do Trabalhador em Educação”.
Tivemos a oportunidade de conhecer a realidade dos sindicatos do Brasil e da América Latina e as ações desenvolvidas por cada um em defesa dos trabalhadores em educaçã, sempre em busca da melhoria da educação do mundo.
Além das discussões e debates ocorridos durante os três dias, ocorreu também o lançamento de vários livros com o tema sobre o Movimento do Sindicalismo no Brasil e no Mundo.
O Presidente da CNTE, Roberto Frank Leão lançou a publicação História em Movimento (CNTE-PPFH/UERJ); o Professor Drº Ricardo Pires de Paula – Diretor da APOESP –Lançou o livro Uma História da APOESP (Paco Editora); e os Professores Doutores Sadi Dal Rosso, Julian Gindin, Marcia Ondina Savana Diniz e Amarilio Ferreira Jr. Lançaram um livro com uma coletânea de artigos do II Seminário intitulado: “Associativismo e Sindicalismo em Educação organização e Luta” (Editora Paralelo 15).
No final do Seminário o SINTE PIAUÍ foi convidado para ser parceiro da Rede de Pesquisadores pelo Professor Doutorando Julian Gindin (coordenador do evento), onde o SINTE PI, se juntará com o Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais e levará para Rede de Pesquisadores as experiências e práticas do sindicalismo em educação do Piauí.
O Seminário teve apoio dos grupos de pesquisadores dos vários países, da CAPES, UERJ, FAPERJ e a Fundação Konrad Adenauer Stiftung e do Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais.
Um comentário:
Companheiro João, você poderia me enviar algumas fotos do evento?
abraço.
RICARDO PIRES DE PAULA
Postar um comentário