Durante todo o dia 24 de novembro/2011 o SINTE PIAUÍ Regional Luzilândia com o apoio do SINTE PI ESTADUAL realizaram nas Unidades Escolares Cleonice Teles e Luis Teixeira o Seminário Saúde e Prevenção nas Escolas com os temas: DST/AIDS e Homofobia.
Esse seminário faz parte da programação que vem sendo realizado pelo Sinte Piaui Regional de Luzilandia em parceria com as Escolas da cidade que irá culminar nos 01 e 02 de dezembro com uma grande panfletagem na praça do centro da cidade no dia 01/12/2011 e no dia 02 com uma grande caminhada pela cidade na Luta contra a HIV/ AIDS e pela saúde nas escolas finalizando com show. Por isso, é que a Luzia Teixeira presidente do SINTE/REGIONAL Luzilândia, convida a toda a comunidade de Luzilândia para participar dessa atividade que é de significativa importância para a conscientização da sociedade em defesa da saúde nas Escolas.
Essas atividades vem de encontro com a programação da CNTE que vem sendo realizada em todo o Brasil através dos sindicatos filiados e coordenado pelos representantes estaduais. Aqui no Piauí a coordenação do Programa DST/AIDS no Sinte Piaui fica por conta da Secretaria Geral Professora Lurdes Chaves que é a responsável pela divulgação e realização dos Seminários em Escolas Públicas em todo o Estado.
Essas ações de levar e criar nas Unidades Escolares o projeto saúde e prevenção nas escolas é mais uma prestação de serviço promovida pelo Sindicato em defesa da Cidadania e da vida, devido uma preocupação nacional com o que esta acontecendo com o aumento da incidência do HIV/AIDS principalmente entre os jovens estudantes brasileiros.
Pesquisa recente mostra que cerca de 70 mil jovens brasileiros têm o vírus HIV/AIDS, sendo que a incidência é maior entre mulheres jovens. De acordo com a pesquisa do Ministério da Saúde, na faixa de 13 a 18 anos, são 13 meninas para cada dez meninos infectados. Muitos deles alegam a necessidade de receber mais esclarecimentos sobre a doença nas escolas, sendo que hoje 72% têm informações na família, 50% na escola e 47% na TV. Os números preocupam e a escola pode realizar um importante papel para reverter esse quadro ao levar mais informações aos alunos. E é por isso que o SINTE PIAUI com o apoio da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) participa desde 2009 do Programa DST/AIDS, em parceria com os Ministérios da Saúde e da Educação vem realizando essas atividades.
Para o Secretária de Assuntos Educacionais do SINTE PI, Prof. João Correia, esses seminários além de ser uma prestação de serviços do Sindicato para a sociedade, ele faz com que a sociedade veja com outro olhos os sindicatos e com isso podemos contribuir não só com os estudantes mas também formar multiplicadores, capacitando professores para desenvolver atividades diversificadas nas salas de aulas. a expectativa é que cada Seminário que realizamos consolide o projeto na rede pública estadual e municipal de ensino, uma vez que grande parte dos problemas dos jovens está relacionada com a questão da sexualidade e com a falta de conhecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário