domingo, 30 de setembro de 2007

FESTEJO DE SÃO FRANCISCO - RIO GRANDE DO PIAUÍ



CERTAMENTE ESSE É UNS DOS MOMENTOS QUE MUITOS RIOGRANDENSES ESPERA PARA SE CONFRATERNIZAREM E AO MESMO TEMPO VÊ E SENTIR O PODER DE SÃO FRANCISCO NAS NOSSAS VIDAS.

AQUI QUERO DEIXAR O REGISTRO DESTA DATA - 4 DE OUTUBRO - O DIA QUE RIO GRANDE PARA, PARA HOMENAGIAR E FESTEJAR UM DOS SANTOS QUE NA SUA PASSAGEM AQUI PELA TERRA DEU A SUA COLABORAÇÃO PARA HUMANIDADE COM O EXEMPLOS DE SIMPLISIDADE, CARIDADE E BONDADE PARA COM TODOS.

OBRIGADO SÃO FRANCISCO QUE O SENHOR POSSA DAR PRA TODOS NÓS QUE FAZEMOS PARTE DO RIO GRANDE MUITA PAZ E SAÚDE SEMPRE.

sábado, 29 de setembro de 2007

Servidores Públicos da Educação do Piauí Terão Salários Descontados

matéria, cerca de 35 mil trabalhadores serão prejudicados.

Confira a íntegra da matéria da 'Folha Online':

-TJ manda governo do Piauí descontar 15% dos salários de professores

YALA SENA
Colaboração para a Agência Folha, em Teresina

O Tribunal de Justiça do Piauí determinou que o governo do Estado desconte 15% no salário de todos os trabalhadores da educação (vigias, merendeiras, técnicos e professores) para pagar os honorários de seis advogados que prestaram serviço ao Sinte (Sindicato dos Professores do Estado). Um deles é o atual secretário de Transportes do governo Wellington Dias (PT), Luciano Paes Landim.

A decisão, à qual cabe recurso, irá atingir cerca de 35 mil trabalhadores das escolas públicas do Estado. O dinheiro arrecadado será dividido por seis advogados que acusam o Sinte de não lhes pagar os honorários. O montante do desconto, que será feito durante 12 meses, vai somar R$ 16 milhões, segundo cálculo do sindicato.

Os seis advogados atuaram em favor do Sinte em ação ajuizada em 1993, no governo Freitas Neto (na época do PFL), reivindicando que o vencimento básico dos servidores da educação fosse o salário mínimo. Somente em 2002 a sentença foi inicialmente cumprida. Já no governo Wellington Dias, em 2005, foi aplicada definitivamente.

O advogado Marcus Vinicius Furtado Coelho, que defende Luciano Paes Landim, disse que a causa ganha pelos advogados deu aumento salarial para os professores e que o contrato estabelecia que os advogados do sindicato receberiam seus honorários de acordo com o aumento implementado nos contracheques.

Hoje, o TJ-PI determinou que a Secretaria Estadual de Administração fizesse o desconto. A diretoria do Sinte não reconhece esse contrato e diz que a decisão é ilegal. "O contrato firmado com o advogado Luciano Paes Landim é entre ele e o Sinte, e não envolve terceiros [os servidores]", disse a presidente do sindicato, Odeni de Jesus da Silva.

O Sinte entrou com representação contra a decisão no CNJ (Conselho Nacional de Justiça).

Luciano Paes Landim, filiado no PT, trabalhou para o Sinte de 1998 a 2002 e acompanhou o processo de aumento salarial. Ele disse que não teme que a ação crie problemas para o governador e afirmou que não abrirá mão de receber os seus honorários. "Não posso ser punido só porque sou secretário no governo do PT. Sei separar as duas coisas."





terça-feira, 25 de setembro de 2007

A ASSOCIAÇÃO DE AMIGOS DO RIO GRANDE PROMOVERÁ A FEIJOADA DA AMIZADE



Convidamos a todos aqueles que amam Rio Grande a participarem do maior encontro dos riograndenses em Teresina na FEIJOADA DA AMIZADE, promovida pela ASSOCIAÇÃO DE AMIGOS DO RIO GRANDE DO PIAUÍ, na oportonidade além de nos confraternizarmos iremos curtir uma tarde de muito samba e pagode.
Data: 27/10/2007 Local:ADUFPI (Associação dos Docentes da UFPI)
Agradece
Diretoria Associação de Amigos do Rio Grande do Piauí

domingo, 23 de setembro de 2007

FESTEJO DO RIO GRANDE VAI SER MUITO ANIMADO


Os festejos de São Francisco no município de Rio Grande do Piauí devem ser um dos mais animados dos últimos anos. A programação festiva deve começar dia 29 de setembro e vai contar com inúmera atrações.

A grande maioria das festas vai ser organizada pelos empresários Valmir Coelho e Márcia Régia. Parte das festas acontecerá no Clube Municipal e outra parte no Clube A Curtição.

Confira a programação:

29/09(sábado): REAL SOM DA BAHIA LOCAL: CLUBE MUNICIPAL

01/10(segunda-feira):MALA 100 ALÇA LOCAL:CLUBE MUNICIPAL

02/10(teça-feira):BANDA MANIA LOCAL: A CURTIÇÃO

03/10(quarta-feira):GATINHA MANHOSA LOCAL: CLUBE MUNICIPAL

04/10(quinta-feira):BANDA MANIA LOCAL: A CURTIÇÃO

O SOCIALISMO DO SÉCULO 21

Dê razão sempre a si mesmo e a seu sentimento,
diante de qualquer discussão, debate e introdução;
se o senhor estiver errado, o crescimento
natural de sua vida intima o levará
lentamente, com o tempo,
a outros conhecimentos.

Permita a suas avaliações seguir o
desenvolvimento próprio, tranqüilo
e sem perturbação,
algo que, como todo avanço,
precisa vir de dentro
e não ser forçado
nem apressado
por nada.

Tudo está em deixar amadurecer
e então dar à luz.

Ranier Maria Rilke,
em “Carta a um jovem poeta”,
23 de abril de 1903.


Apesar de bastante divulgada pelo presidente venezuelano Hugo Chávez, a expressão “socialismo do século 21” não é de sua criação. A expressão, bem como seu significado, foi criada pelo escritor alemão Heinz Dieterich Steffan, Professor da Universidade Autônoma Metropolitana – UAM, do México, que conheceu o Presidente Chávez em 1999, aos três meses no poder.

Em entrevista ao “Correio Braziliense”, de 12 de janeiro de 2007, o Professor Heinz Dieterich Steffan explicou os fundamentos de sua famosa teoria, que combina democracia participativa com “um sistema econômico não mais regido por preços”, no qual, segundo seu autor, os produtos teriam um valor baseado no tempo médio gasto na sua produção.

“Uma sociedade diferente precisa de uma economia qualitativamente diferente. Os produtos terão um valor, baseado no tempo médio gasto em sua produção ou time-imput. Se um aparato de medicina de Cuba representa 100 horas de trabalho, e o mesmo ocorre na produção de 500 barris de petróleo, podemos trocá-los de forma justa”, leciona o teórico alemão.

Destarte, o socialismo do século 21 para o Professor Heinz Dieterich Steffan foi um conceito formulado em 1998, quando buscava um modelo alternativo à economia de mercado, um modelo que sociedade pós-capitalista que leve em conta a “intenção humanista do socialismo histórico”, apesar de conter diferenças qualitativas.

De acordo com a teoria formulada, a economia deverá operar sobre valores e não mais sobre os preços, além de ampliar a participação cidadã no processo decisório econômico, político e social. Contudo, a ampliação da participação popular no processo decisório não substituiria o Poder Legislativo do Estado, pois seria implantado de forma gradual, e em seu primeiro momento seria submetido á decisão popular apenas 10% do orçamento estatal, ficando o restante submetido tão somente ao Legislativo.

Para o Professor Heinz Dieterich Steffan, a Venezuela segue avançando, confiante de que Hugo Chávez não instalará uma tirania naquele país. Contudo, ele não acredita que todos os membros do governo venezuelano saibam o que significa o ‘socialismo do século 21’: “Muita gente do governo Chávez ainda não está ciente do que consiste a economia do socialismo do século 21.

Alguns apostam no escambo, outros na expropriação da propriedade privada”... “Mas o socialismo do século 21 só começará na Venezuela quando Chávez instituir a contabilidade do valor no Estado e nos três principais setores econômicos: a PDVSA (petroleira estatal), a Corporação Venezuela de Guayana (indústria básica de energia) e as cooperativas”.

Por outro lado, as nacionalizações ocorridas na Bolívia e na Venezuela não significam socialismo, mas recuperação das forças produtivas, no mais tradicional modelo “nacional-desenvolvimentista”, já praticado no Brasil durante o governo de Getúlio Vargas, na Argentina de Perón e no México de Lázaro Cárdenas. Como explica o Professor alemão: “Mas isso não muda a lógica do comportamento de mercado, e a nacionalização indiscriminada pode comprometer a eficiência econômica. O império soviético faliu porque era, no fundo, uma economia estatal. O risco aqui é o mesmo. Pode estatizar, criar cooperativas. Se for baseada no preço, a economia não deixa de ser capitalista”.

O processo histórico de transição venezuelana já iniciou, e o Professor Heinz Dieterich Steffan acredita na implantação do socialismo do século 21: “Chávez acha que Jesus foi o primeiro grande socialista, mas eu já lhe disse que Jesus e a Bíblia não podem aportar nada ao socialismo. Jesus resolvia problemas de falta de vinho ou pão com milagres. Nós precisamos de ciência e tecnologia”

PSB PIAUÍ COMERAMORA OS 60 ANOS DO PARTIDO COM UM GRANDE ENCONTRO DE LIDERANÇAS


60 anos do Partido Socialista Brasileiro
Ciro Gomes veio a Teresina para prestigiar a comemoração dos 60 anos do Partido Socialista Brasileiro (PSB). "Esse evento de parabenização mostra o tamanho da preocupação do partido com o socialismo para o desenvolvimento econômico e social do país", afirmou o parlamentar.

Disse ainda que o PSB luta por democracia, liberdade, diminuir consideravelmente a desigualdade social do país, com a finalidade de trazer ao país o progresso e a humanização para todos.

A comemoração contou com a presença dos deputados estaduais do Piauí: Themistocles Filho (presidente da Alepi - PMDB), Lilian Martins (PSB), Antônio Uchôa (PDT), Ubiraci Carvalho (PDT), Kleber Eulálio (PMDB), João Mádison (PMDB), Paes Landin (PTB) além do governador do Estado Wellington Dias (PT), o vice-governador e presidente do PSB-PI Wilson Martins (PT), além dos deputados Átila Lira (PSB-PI), Ribamar Alves (PSB-MA), Laurez Moreira (PSB-TO).

Átila Lira abre a solenidade apontando a importância da participação de todos os partidos presentes, afirmando as relações e compromissos dos mesmos com o Estado. A ocasião foi agraciada de início com o Canto do Hino do Piauí (autoria de Norbertino da Costa e Silva), além de uma 'declaração' feita pelos adeptos ao partido, com o 'grito de guerra': "De Norte à Sul e no país inteiro, viva o Partido Socialista Brasileiro".

"Se Miguel Arraes participou da história do PSB, estamos aqui em uma nova era para a construção de uma nova história e de preferência bem melhor, contando com o ilustre Ciro Gomes", finaliza Átila.

WILSON MARTINS DIZ QUE PSB NÃO ABRIRÁ MÃO DA SUA INDEPENDÊNCIA



O partido faz parte da base do governo e manda recado para os petistas durante visita de Ciro Gomes a Teresina.
O vice-governador Wilson Martins afirmou em seu discurso que o PSB tem um projeto para Piauí e que o partido não vai abrir mão da sua independência. “Vamos combater um bom combate, o PSB tem um projeto para o Piauí, não vamos abrir nenhum milímetro da independência do Piauí, sentar na mesa e de forma clara discutir as questões conflitantes”, destacou.

Ele disse que o partido esta presente em 180 municípios e que teve a filiação de 40 prefeitos. “Não nos interessa a quantidade de prefeito, mas a qualidade da militância”.

O discurso de Wilson Martins aconteceu durante a palestra do deputado Ciro Gomes, no Cine Teatro da Assembléia Legislativa, com a presença do governador Wellignton Dias e políticos da base aliada e da oposição.

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

CIRO NÃO NEGA CANIDATURA À PRESIDENCIA, "MAS ALIANÇA SÓ COM A ESQUERDA"

A festa em comemoração aos 60 anos do Partido Socialista Brasileiro está sendo comemorada, na manhã de hoje no auditório da Assembléia Legislativa, com novas filiações e uma palestra do ex-ministro e deputado federal, o cearense Ciro Gomes. Abordando o tema: “PSB como Alternativa de Desenvolvimento Econômico Social”, o parlamentar, considerado a maior estrela do partido, não descartou candidatar-se pela terceira vez à presidência da República.

“Quem já foi candidato por duas vezes não pode negar que pode voltar a disputar o cargo. Agora, o governo federal se constituiu há pouco tempo e eu não quero provocar um desgaste político tratando disso agora. Vamos aguardar o momento oportuno”, explicou.
Lideranças do PSB, PC do B e PDT recentemente criaram no Estado, acolhendo uma movimentação nacional, uma frente de esquerda que tem o objetivo de trabalhar pelo Piauí em Brasília, mas pensando nas eleições de 2008 e 2010. Ciro Gomes afirmou que o partido tentará lançar candidato em todas as capitais.

“Na realidade vamos ter candidato majoritário onde for viável e obedecendo a alguns critérios, entre eles, as alianças que só devem ser constituídas com partidos de esquerda”.
Ciro Gomes disse ainda que o PSB é um partido preocupado com a “novelização” de escândalos que, leva para a opinião pública uma imagem negativa dos parlamentares. Criticando os últimos escândalos, o deputado afirmou que a Câmara Federal tem sido uma escola.

“Tenho de fato aprendido muito com aqueles que tem muito a contribuir para com a nação e, ao mesmo tempo, vemos que existe uma minoria que denigre a imagem dos políticos. Defendo os partidos, eles jamais são corruptos, diferente dos homens, do político, esse sim, se entrega à corrupção. Graças a Deus que são poucos, como existe em todos os meios. No jornalismo tem muita gente séria, mas também tem corruptos, portanto, não se pode generalizar”, finalizou.

quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Em lista de 34 países, Brasil é o que menos gasta em educação

Em lista de 34 países, Brasil é o que menos gasta em educação
País gasta anualmente US$ 1.303 por aluno, sendo que investe muito mais nos estudantes do ensino superior

SÃO PAULO - O Brasil é o que menos gasta com educação dos 34 países analisados por um estudo da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) divulgado nesta terça-feira.

O Brasil é o que apresenta o menor investimento por estudante (desde o primário até a universidade), gastando em média US$ 1.303 por ano (cerca de R$ 2.488).


Os 30 países da OCDE gastam, em média, US$ 7.527 (R$ 14.376 ), e no país que mais gasta em educação, Luxemburgo, este valor chega a US$ 13.458 (R$ 25.705 ).

No Chile, o único outro país sul-americano incluído no estudo, o gasto total é de US$ 2.864 (R$ 5.470).

O Brasil também é o país que apresenta o maior nível de diferença entre os gastos por estudante no ensino fundamental e secundário, em comparação com os estudantes universitários.

Enquanto o país gasta US$ 1.159 (R$ 2.213) em estudantes primários (à frente apenas da Turquia, que gasta US$ 1.120, o equivalente a R$ 2.139) e US$ 1.033 (R$ 1.973) em estudantes do ginásio e segundo grau ( o mais baixo), os gastos com estudantes universitários chegam a US$ 9.019 (R$ 17.226) por estudante, ao ano.

Em média, os países da OCDE gastam apenas duas vezes mais na educação de estudantes universitários do que estudantes do primeiro e segundo grau.

O gasto com os universitários no Brasil se compara ao de países como a Espanha e a Irlanda, e fica à frente da Itália, Nova Zelândia, México e Portugal, entre outros.

O total do PIB investido em educação chega a 3,9% no país, segundo o relatório da OCDE, ficando à frente apenas da Rússia (3,6%) e da Grécia (3,4%).

De acordo com a OCDE, a porcentagem do PIB gasta em educação demonstra a prioridade que este país dá à educação em relação a outros gastos de seu orçamento.

Nos Estados Unidos, os gastos com Educação correspondem a 7,4% do PIB, a maior proporção, e na Dinamarca e Luxemburgo, ele corresponde a 7,2%.

Segundo o documento, todos os países analisados aumentaram o investimento em educação com o aumento dos gastos chegando a mais de 40% em comparação a 1995.

Mas os resultados deste investimento ainda não atingiram seu potencial total e, segundo analistas ouvidos pelo estudo, ainda pode crescer 22%.

O relatório também conclui que quanto mais difundida a educação universitária em um país, mais próspera a economia e melhor o mercado de trabalho para os recém-formados.

O documento mostra ainda que as perspectivas de emprego para os profissionais menos qualificados não parecem ser prejudicadas pelo aumento do número de universitários e podem até melhorar.

Em todos os países avaliados, os profissionais com curso universitário ganham mais e encontram emprego mais facilmente do que os que não chegam à universidade.

Instituto Dom Barreto é o vencedor do prêmio Darcy Ribeiro de Educação 2007




O Instituto Dom Barreto foi o vencedor do prêmio Darcy Ribeiro de Educação, concedido, anualmente, pela Câmara dos Deputados a três pessoas e/ou entidades cujos trabalhos ou ações merecerem especial destaque na defesa e promoção da educação no Brasil. A votação aconteceu na última quarta-feira, dia 19/9.



O Prêmio é conferido pela Comissão de Educação, Cultura e Desporto e pela Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, e consiste na concessão de diploma de menção honrosa aos agraciados e outorga de medalha cunhada com a efígie do homenageado.



Na indicação dos agraciados, a Comissão de Educação, Cultura e Desporto leva em consideração critérios de originalidade, vulto ou caráter exemplar das ações educativas desenvolvidas.

sexta-feira, 14 de setembro de 2007

SINTE FAZ MANIFESTAÇÃO CONTRA O IAPEP SAÚDE

Manifestação
SINTE-PI FAZ MANIFESTAÇÃO CONTRA AUMENTO NO IAPEP-SAÚDE

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica Pública do Piauí – SINTE-PI vem acompanhando de perto as negociações entre o IAPEP e os médicos, para que não haja aumento no IAPEP-Saúde. Por conta disso o Sindicato vai realizar uma manifestação dia 25 de setembro, terça-feira, a partir das 8 horas, em frente ao prédio do IAPEP, onde ocorrerá uma reunião do Conselho Fiscal Deliberativo, entidade responsável pela decisão de aumento ou não no valor do desconto do IAPEP-Saúde.

A presidenta do SINTE-PI, Odeni Silva disse que é muito importante a participação de todos os trabalhadores em educação nesta manifestação de terça-feira. “O servidor contribui religiosamente com as sua obrigações, ou seja, a contribuição mensal de 2,8% sob a sua remuneração e a co-participação de 10% sob o valor das consultas e exames e não pode ser punido com aumento na contribuição.”. Argumenta professora Odeni.

Na última reunião entre o SINTE-PI e a direção do IAPEP foi assegurado que não haveria o aumento para o servidor. Porém, em posterior reunião do Conselho, foi mencionado um possível “reajuste” na participação do servidor, o que significa que a questão não foi totalmente solucionada. O trabalhador em Educação ainda pode sim, ter que arcar com um aumento da contribuição.

O SINTE-PI tem a professora Maria Lea Lima de Almeida como representante no Conselho Fiscal Deliberativo. Ela está acompanhando de perto todo esse processo e cobrando transparência na administração dos recursos, pois entende que o problema não é insuficiência e sim de gestão.

Fonte: Ascom - SINTE-PI

quarta-feira, 12 de setembro de 2007

INAUGURADO PISTA DE PRADO EM JACARECANGA MUNICIPIO DE RIO GRANDE



Foi inaugurado neste domingo,02/09, na localidade Jacarecanga, municipio de Rio Grande do Piauí,uma pista de corrida de Prado. A festa contou com um publico estimado em duas mil pessoas. Vaqueiros,simpatizantes e autoridades como o Prefeito de Rio Grande, José Wellington e Vereadores, Prefeito de Pavussú, Josimar e outras autoridades também marcaram presença.

A pista será palco de grandes competições durante o mês de setembro até os festejos de são francisco, em outrubro. A grande final acontecerá no dia seis de Outubro. Até lá todos os domingos acontecerá disputas entre vaqueiros da região. Quem está organizando o evento são:Gi Bervan, Jackson e Sabino.

MEC CRIA NOVO FINANCIAMENTO PARA A EDUCAÇÃO

A bolsa será concedida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). De acordo com o ministro, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) será oferecido a partir de 2008.


A idéia de criar a nova modalidade de bolsas surgiu das críticas e sugestões feitas pela população ao Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). O objetivo é dar atenção especial à formação dos futuros professores. Segundo o ministro, a concessão de bolsas sempre esteve voltada para a educação científica e para a pós-graduação, e não assistia a formação para a educação básica.

Haddad ressaltou que o programa de bolsas precisa ser implantado para áreas onde há carência de licenciados, como química, física, matemática e biologia. Ele informou que a medida não vai fazer parte do PDE, mas será complementar ao plano.

O ministro discutiu ações relacionadas à educação superior com cerca de 200 reitores, vice-reitores e representantes de instituições de ensino superior do país durante o seminário sobre o Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).

domingo, 9 de setembro de 2007

UMA LUTA DESIGUAL

SOCIEDADE X MERCADO

A falta de contato familiar, ou seja, a falta de envolvimento dos pais com os filhos, no sentido escolar e cristão, faz com que os filhos troquem os verdadeiros valores que devem envolver a família, pelos valores que é passado pela mídia, os valores de mercado.
Com isso, a vida das crianças, adolescentes e os próprios pais, passam a ter um sentido puramente mercadológico, imposto pelo modelo econômico que vive.
Assim, a família continuará desnorteada sem sentido de vida, em virtude das mudanças constantes dos valores que é imposto na sociedade através das diversas inovações que ocorre no mercado, diante das transformações das tecnologias e da própria consciência das pessoas.
Se observarmos a rapidez das mudanças que ocorre com os diversos hábitos da sociedade, iremos concluir que para viver-se bem em harmonia consigo mesmo, não é necessário seguir essas mudanças, porque todas essas transformações vêm sempre acompanhadas de idéias revitalizadores do mercado, e não com preocupação com o desenvolvimento moral, material ou espiritual das pessoas. Assim observe:
v Qual o valor moral que podemos adquirir com tais mudanças e imposições que a mídia e o mercado nos impõem no nosso dia-a-dia?
v Onde está o aperfeiçoamento moral e espiritual adquirido com essas inovações que ocorre constantemente na sociedade?
v Como teremos condições de algum melhoramento material na vida, se tudo que ganhamos hoje somos forçado a gastar hoje mesmo para atender a ansiedade que é criada dentro da gente, através da pressão psicológica provocada pela mídia que aguça o nosso egoísmo?


Para sairmos dessas imposições que estamos submetidos comandada pelo sistema capitalista, temos que redimensionar os verdadeiros valores que irão transformar a nossa vivência em sociedade. Valorizando a educação, a família e a religião, esses valores são responsáveis pela construção de uma vida digna e acima de tudo, comprometida com o futuro sustentável do nosso planeta.


Prof. João Correia
Especialista em Ciências Ambientais

quinta-feira, 6 de setembro de 2007

NOVO RELATÓRIO SOBRE O PISO NACIONAL PREOCUPA A CNTE

Novo relatório de deputado Severiano Alves sobre piso preocupa CNTE “A hora é de consenso”. Esta é a opinião do secretário de Assuntos Educacionais da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Heleno Araújo. A entidade está preocupada com as novas propostas apresentadas pelo deputado Severiano Alves (PDT/BA) referentes ao Piso Salarial Nacional da categoria. Nesta quarta-feira, 29, o deputado relator da matéria na Câmara dos Deputados leu o novo relatório aos integrantes da Comissão de Educação e Cultura da Câmara com várias mudanças em relação ao substitutivo anterior.Antes, o relatório do deputado Severiano Alves atendia em parte à proposta da CNTE de salário de R$ 900 para professores de nível médio e R$ 1.100 aos habilitados em nível superior e carga horária semanal de 25 horas. Agora, aumentou para R$ 950 o piso para o nível médio e retirou o valor do nível superior. Além disso, criou uma regra de transição. Em 2008 e 2009 seriam incorporadas gratificações e vantagens ao salário com jornada de trabalho de 40 horas. Somente em 2010 essas gratificações incorporadas seriam consideradas vencimento inicial e a jornada de trabalho seria reduzida para 30 horas. Para Heleno Araújo, as mudanças não só preocupam como provocam uma certa confusão porque criam duas jornadas de trabalho. Segundo ele, é preciso haver um consenso para que a proposta se aproxime do que foi apresentado pelos sindicalistas.Na sessão desta quarta-feira na Comissão de Educação houve um acordo para que a partir de quinta-feira, 30, seja realizado um amplo debate em torno do novo relatório do deputado Severiano Alves. O relator vai convidar os presidentes das comissões de Finanças e Tributação e do Trabalho, Administração e Serviço Público e Constituição e Justiça para acompanhar a discussão na Comissão de Educação a fim de agilizar a tramitação na Casa. Como o prazo de cinco sessões para discussão da matéria passa a contar a partir desta quinta-feira, há possibilidade da votação acontecer já na próxima quarta-feira, 5 de setembro. De acordo com o secretário de Assuntos Educacionais, a CNTE mantém a proposta aprovada por suas instâncias deliberativas para criação de pisos diferenciados aos profissionais de educação em geral, com jornada de 30 horas semanais, sendo R$ 1.050 para os profissionais com nível médio e R$ 1.575 para quem tem curso superior. Mesmo assim, a Confederação vai trabalhar na construção de um entendimento para que a votação seja favorável aos interesses dos trabalhadores em educação.Ele disse ainda que a mobilização vai continuar. Nesta quarta-feira, educadores e profissionais em educação do setor público participaram de aula pública no gramado em frente ao Congresso, ministrada a uma turma de caricaturas dos parlamentares integrantes da Comissão de Educação. O ato faz parte das manifestações para reivindicar a aprovação do piso salarial nacional. Fonte - CNTE