domingo, 9 de setembro de 2007

UMA LUTA DESIGUAL

SOCIEDADE X MERCADO

A falta de contato familiar, ou seja, a falta de envolvimento dos pais com os filhos, no sentido escolar e cristão, faz com que os filhos troquem os verdadeiros valores que devem envolver a família, pelos valores que é passado pela mídia, os valores de mercado.
Com isso, a vida das crianças, adolescentes e os próprios pais, passam a ter um sentido puramente mercadológico, imposto pelo modelo econômico que vive.
Assim, a família continuará desnorteada sem sentido de vida, em virtude das mudanças constantes dos valores que é imposto na sociedade através das diversas inovações que ocorre no mercado, diante das transformações das tecnologias e da própria consciência das pessoas.
Se observarmos a rapidez das mudanças que ocorre com os diversos hábitos da sociedade, iremos concluir que para viver-se bem em harmonia consigo mesmo, não é necessário seguir essas mudanças, porque todas essas transformações vêm sempre acompanhadas de idéias revitalizadores do mercado, e não com preocupação com o desenvolvimento moral, material ou espiritual das pessoas. Assim observe:
v Qual o valor moral que podemos adquirir com tais mudanças e imposições que a mídia e o mercado nos impõem no nosso dia-a-dia?
v Onde está o aperfeiçoamento moral e espiritual adquirido com essas inovações que ocorre constantemente na sociedade?
v Como teremos condições de algum melhoramento material na vida, se tudo que ganhamos hoje somos forçado a gastar hoje mesmo para atender a ansiedade que é criada dentro da gente, através da pressão psicológica provocada pela mídia que aguça o nosso egoísmo?


Para sairmos dessas imposições que estamos submetidos comandada pelo sistema capitalista, temos que redimensionar os verdadeiros valores que irão transformar a nossa vivência em sociedade. Valorizando a educação, a família e a religião, esses valores são responsáveis pela construção de uma vida digna e acima de tudo, comprometida com o futuro sustentável do nosso planeta.


Prof. João Correia
Especialista em Ciências Ambientais

Nenhum comentário: