terça-feira, 9 de dezembro de 2008

5ª Marcha da Classe Trabalhadora reúne 35 mil na capital federal

Milhares de trabalhadores, do campo e da cidade, vindos em caravanas de todos os Estados do Brasil participaram nesta quarta-feira, em Brasília, da 5ª Marcha dos Trabalhadores, convocada pelas centrais sindicais. Sob o lema “Desenvolvimento com valorização do trabalho”, os manifestantes marcharam pacifica e unitariamente embaixo de chuva pelas ruas de Brasília e Esplanada do Ministérios. O grande ato, que terminou por volta das 13 horas e reuniu 35 mil trabalhadores segundo os organizadores, foi encerrado com discursos dos presidentes da centrais sindicais em frente ao Congresso Nacional.
O presidente da CTB, Wagner Gomes, um dos oradores do ato, declarou que os trabalhadores não aceitarão pagar com rebaixamento de salários e demissões a conta da crise capitalista. Wagner ressaltou que a luta dos trabalhadores passa também pela defesa dos direitos dos aposentados, redução da jornada de trabalho e a ratificação da Convenção 158, da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que proíbe a demissão imotivada (sem justa causa).
Durante seu discurso, Wagner pediu também a demissão do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, representante dos banqueiros no governo Lula.
Ainda nesta quarta,os líderes sindicais irão se reunir com o presidente da Câmara , além de reuniões nos ministérios, que se estenderão até a quinta-feira (4).

Nenhum comentário: