

02/03/2011, às 17:53:37)
Em audiência pública realizada no Plenarinho da Assembleia Legislativa, o secretário de Educação, Átila Lira, prometeu entregar amanhã uma tabela com os reajustes para a categoria.
Na Audiência o secretário Atila Lira se comprometeu apresentar a proposta até amanhã meio dia.Enquanto o governo não apresentar uma proposta por escrito aos trabalhadores em educação da rede pública estadual a greve não será suspensa. A deliberação foi tomada em assembléia geral da categoria realizada na tarde desta quarta-feira, 02 de março, no pátio da Assembléia Legislativa. Uma nova assembléia foi marcada para sexta-feira, dia 4 de março, às 9 horas no Teatro de Arena da Praça da Bandeira.
Ainda na tarde desta quarta-feira também foi realizada uma audiência pública no Plenarinho da Assembléia Legislativa para discutir a greve na educação. O secretário de Educação, Atila Lira se comprometeu em apresentar uma proposta por escrito para a categoria até meio dia desta quinta-feira, 03 de março. Dentro das negociações ficou acertado o pagamento do piso, retroativo a janeiro, no valor de R$1.187,97 para os professores classe A, nível médio, período inicial; reajuste dos técnicos da educação para definição na data base no mês de maio; reajustar regência, gratificação dos diretores e secretários também em maio; fazer lotação de professores e estruturar melhor as escolas para oferecer uma educação de qualidade para todos.
A presidenta do SINTE-PI, Odeni Silva considerou a audiência positiva, pois abriu o canal das negociações com o governo. “ Nós agora vamos aguardar as tabelas para então nós posicionarmos em definitivo sobre a nossa greve. A audiência foi muito importante, pois o secretario Átila se comprometeu junto aos deputados encaminhar o projeto de reajuste logo após o carnaval e também reavaliar o Plano de Cargos e Carreira da educação ”. Afirmou Odeni Silva.
Na audiência pública, para discutir a greve na educação, estiveram presente os deputados: Evaldo Gomes, Belê Medeiros, Themistocles Filho, Cícero Magalhães, Gustavo Neiva, Juliana Moraes Sousa, Margarete Coelho, Kleber Eulálio, Ismar Marques, Liziê Coelho e Nerinho.
AUMENTO DO PLAMTA
A direção do SINTE-PI também cobrou dos deputados uma posição sobre o reajuste do PLAMTA alegando que nenhum servidor recebeu aumento salarial e portanto não admite qualquer alteração no valor cobrado pelo PLAMTA. A deputada Belê Medeiros, do PSB informou que o presidente do IAPEP, Flávio Nogueira esta sendo convocado pela AL, dia 16 de março, para explicações sobre o funcionamento do órgão e consequentemente sobre a administração dos planos de saúde. O SINTE-PI também criticou o péssimo serviço prestado pelos planos administrados pelo IAPEP.
A classe quer um aumento de 21% nos salários da categoria. Durante a audiência vários professores das cidades do interior falaram sobre a situação das escolas do estado, onde muitas estão sucateadas. “Mesmo que a greve terminasse hoje não haveria aula na cidade de Buriti dos Lopes por que a quantidade de cadeira não atende nem 30% dos alunos”, disse a professora.
O secretário em resposta afirmou que já está sendo feito um plano de emergência que já começou para atender as escolas que estão em situação precária e garantir a volta as aulas ainda esses semestre.
Na audiência ficou definido o salário de R$ 1.187,00, para professor classe A, com efeito retroativo para o mês de janeiro, correção no reajuste para os professores com plano de carreira. No caso do aumento do Planta, a deputada Belé, que presidiu a mesa, afirmou que já foi convocado o deputado estadual Flávio Nogueira para uma audiência na Assembleia, que será realizado no dia 16 de março.
Após a audiência o secretário se dirigiu para uma reunião o secretário da Fazenda, Silvano Alencar, e o secretário de administração, Paulo Ivan, para hoje a noite ainda definirem a tabela e fazer um plano de Ação e Metas a ser entregue até o final da tarde de amanhã.
A presidente do Sinte-PI, Odeni Silva, disse que ao receber a tabela irá analisar as propostas do Governo em assembléia com os professores que irá acontecer na sexta-feira, as 9h no teatro de arena, na praça da Bandeira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário