
A validação de títulos de mestrados e doutorados adquiridos no exterior estará na pauta das reuniões.
O deputado estadual Fábio Novo (PT) foi recebido hoje à tarde pelo senador Cristovão Buarque (PDT-DF) em Brasília, onde os dois parlamentares trocaram ideias para projetos voltados para a área da educação. O ex-ministro da Educação e senador pelo Distrito Federal, acertou com o parlamentar petista uma visita ao Piauí no mês de abril.
Na conversa, Fábio Novo acertou com o senador pedetista, que é hoje uma autoridade na área da educação brasileira a realização de uma audiência pública na Assembléia Legislativa do Piauí para discutir um projeto de lei de autoria de Novo.
O projeto visa reconhecer os títulos de mestres e doutores de piauienses que estudaram em Portugal e nos países do Mercosul. “Existe hoje uma grande incongruência. Por um lado faltam mestres e doutores nas nossas faculdades e universidades. Por outro quem estuda e consegue o título quando retorna ao Piauí encontra muita dificuldade para reconhece-lo pelas próprias universidades piauienses” explica Fábio Novo.
Segundo parlamentar petista o seu projeto visa reconhecer todos os títulos de mestrado e doutorado de quem estudou nas universidades do Mercosul e de Portugal de acordo com tratados assinados pelo Brasil. “O Presidente Lula celebrou um tratado de amizade com Portugal, onde lá os brasileiros que chegam para lecionar tem seus títulos reconhecidos automaticamente. Já o Brasil e o Piauí não tem respeitado esse tratado. A nossa proposta visa corrigir essa folha” explica. O projeto de lei de Fábio Novo reconhece também os títulos de universidades do Mercosul.
Para o senador Cristovão Buarque o projeto sugerido por Fábio Novo “é uma boa notícia em favor da educação não só do Piauí, mas para o Brasil.” Buarque pretende apresentar uma proposta semelhante em nível federal. “Aqui no meu gabinete recebo muitas queixas nesse sentido. O Brasil está atrasado em relação à legislação educacional e não podemos aceitar essa reserva de mercado” disse o senador.
Para Fábio Novo o projeto sendo aprovado milhares de piauienses serão beneficiados com a medida. “Vamos elevar o nível de conhecimento das nossas universidades, pois muitos profissionais estarão aptos a emprestar seu conhecimento em favor da elevação do nível intelectual da nossa sociedade” finaliza.
Fonte:ascom
Nenhum comentário:
Postar um comentário