terça-feira, 30 de dezembro de 2008

ZÈ TELES VAI TENAR SUPERAR OS AFRICANOS

Utilizando uma nova estratégia o Piauiense de Rio grande do Piaui único brasileiro a completar a maratona dos Jogos Olímpicos de Pequim, em agosto, estará no dia 31/12/08, representando o Pinheiros de São Paulo, e desta vez ele aposta no ritmo dos quenianos, sempre favoritos, para chegar ao pódio na São Silvestre deste ano. A estratégia, escolhida com o técnico Cláudio Castilho, é fazer uma marcação cerrada nos africanos. Os alvos são os quenianos James Kipsang, segundo colocado na Maratona de Berlim, e Nicolas Koech, vencedor da Volta da Pampulha, no início do mês, em Belo Horizonte. Só assim para obter um resultado melhor que o sétimo lugar alcançado em 1998. Após se firmar como atleta profissional. A dificuldade do período inicial foi superada com a conquista do primeiro título, na Corrida Sargento Gonzaguinha, em 1998, em Santos. A boa exposição lhe rendeu os patrocínios, e ele pôde dar seqüência à carreira. No mesmo ano, foi o sétimo colocado na São Silvestre. Em 1999, foi bicampeão na Gonzaguinha e venceu a Corrida de Reis, em São Caetano do Sul, que também voltaria a vencer no ano seguinte.Em 2000, Teles foi o sexto colocado na Maratona de Los Angeles e o décimo na Maratona de Berlim. Em 2001, venceu o Troféu Cidade de São Paulo. Em 2005, levou o título da Maratona de São Paulo. No último Mundial, em Osaka, no Japão, no ano passado, foi o 18º colocados e na Olimpiada de Pequim ficou entre os trinta melhores do mundo, sendo o unico brasileiro a completar o percurso olimpico.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

SENADO APROVA PEC EM ESFORÇO CONCENTRADO

O Senado aprovou na madrugada desta quinta-feira a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que aumenta dos atuais 51.924 para 59.267 --acréscimo de 7.343-- o número de cadeiras nas Câmaras Municipais de todo o país.
A emenda será promulgada pelo Congresso ainda hoje e entra em vigor imediatamente. O Senado aprovou ainda uma outra PEC que confirma a criação de 57 municípios que estavam ameaçados de extinção.
A primeira proposta altera a proporcionalidade de vereadores em relação ao número de habitantes do município. São criadas 24 faixas de número de vereadores: os municípios com até 15 mil habitantes terão nove vereadores, enquanto os municípios com mais de 8 milhões de moradores terão 55 vereadores.
O projeto previa que a alteração no número de vereadores já valesse para os eleitos em 2008, mas uma decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) impediu que os novos 7.343 legisladores assumam em 2009.
A PEC foi aprovada devido a um acordo de líderes que permitiu a realização de sessões extraordinárias seguidas, contando prazos de votação --a PEC precisa ser discutida por cinco sessões, em primeiro turno, e por três, em segundo turno.
No primeiro turno, a emenda recebeu 54 votos favoráveis, cinco contrários e uma abstenção. Poucas horas depois, no segundo turno, ela obteve 58 a favor, cinco contra e uma abstenção.
Novos gastos
Nesta semana, a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado retirou do texto o artigo que reduzia os percentuais de repasse das receitas dos municípios para as Câmaras.
Com a mudança, as Câmaras Municipais vão continuar a receber o montante previsto pela Constituição Federal, sem aumento nos gastos mesmo com a criação dos novos cargos.
O senador Aloizio Mercadante (PT-SP) tentou convencer os senadores a aprovar uma emenda ao projeto que proibia as Câmaras de aumentar seus gastos em 2009, comparando-se com 2008. A sugestão foi ignorada porque, se fosse aceita, o projeto teria de retornar ao exame dos deputados, para votação da mudança.
A emenda constitucional aprovada busca resolver uma polêmica criada em 2004, quando o TSE baixou uma resolução estabelecendo instruções sobre o número de vereadores a serem eleitos segundo a população de cada município.
A resolução redistribuiu os municípios em 36 faixas e deu nova interpretação à matéria, reduzindo o número de vereadores em 2.409 municípios. A decisão do TSE proporcionou ainda aumento no número de vereadores em 19 municípios.
Municípios
O Senado aprovou a PEC que confirma a criação de 57 municípios que estavam ameaçados de ser extintos. O risco existia porque esses municípios --quando foram criados --não seguiram uma emenda de 1996 que suspendeu a prerrogativa concedida aos Estados para autorizar a criação de novas cidades.
Pela emenda, os municípios só poderiam ter sido criados segundo uma lei federal que determinasse, por exemplo, o número mínimo de habitantes e a arrecadação necessária para a sua criação. O Congresso nunca aprovou tal lei, mas as cidades acabaram criadas.
A nova emenda também deve ser promulgada hoje em sessão do Congresso Nacional.
Para que a votação ocorresse, foram quebrados os interstícios regimentais, isto é, ocorreram numa mesma noite todas as sessões de discussão e os dois turnos de votação necessários para que se aprove uma mudança na Constituição.
A CCJ do Senado aprovou na semana passada a PEC.
Em outubro deste ano, o Senado chegou a aprovar projeto que, além de regularizar a situação das 57 cidades ameaçadas de extinção, define regras para criação, incorporação, fusão, desmembramento e instalação de municípios.
De acordo com a CNM (Confederação Nacional dos Municípios), as 57 cidades reconhecidas hoje estão nessa situação. Na Câmara, os deputados haviam incluído também os municípios de Mojuí dos Campos (PI), Balneário Rincão (SC), Pescaria Bravo (SC), Paraíso das Águas (MT) e Nazária (PI) --os quais não foram incluídos na medida do Senado.
Leia mais

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Em entrevista ao jornal Diário do Povo, o governador Wellington Dias (PT) questiona o processo movido pelo senador Mão Santa (PMDB) e que pede a cassação do seu mandato conquistado em 2006. Ele disse que não tem nada a temer e que o programa de concessão gratuita de carteiras de habilitação não foi concebido no ano da eleição.

O governador declarou textualmente: “O programa em questão (a concessão gratuita de carteiras de habilitação) não foi iniciativa minha, foi aprovado pela Assembléia Legislativa e não foi concedido isso no ano da eleição. Então, estou tranqüilo quanto a isso. Não tenho o que temer”, adiantou Wellington Dias.”

Não é verdade. O programa foi criado pela Lei Estadual nº 5.542, de 11 de janeiro de 2006 Trata-se do Programa de Formação de Condutor Carente. Os advogados de Mão Santa afirmam que o crime reside no fato de que o programa foi criado no ano da eleição para beneficiar a candidatura reeleitoral do governador.
“Houve utilização de programa social em proveito da candidatura à reeleição do governador, o que é expresso como conduta vedada”, afirma a ação proposta ao TSE. “Isso porque o representado, na condição de governador e candidato à reeleição, teve associada a sua candidatura à distribuição de carteiras de habilitação aos seus beneficiários, materiais estes subvencionados pelo poder público”.

A defesa de Wellington Dias afirma que o governador não se beneficiou do programa porque seria violar o princípio de legalidade da administração pública. Marcus Vinícius Furtado Coelho afirma que Dias se conduz sempre pela legalidade. Ele diz ainda que o programa foi implantado num período em que era permitido. Somente depois de março daquele ano, conforme o jurista, é que foram proibidos programas sociais.

“O governador não cometeu crime algum. Além do mais, o programa atacado pela oposição (de concessão gratuita de carteiras de motoristas) estava amparado pela legislação. Também não houve potencialidade no resultado da eleição”, diz. Ele refuta comparações com o caso da Parnaíba. “O caso da Paraíba não tem nada a ver com o caso do Piauí. Ele (Cássio Cunha Lima) distribuiu cheques de maneira indiscriminada e sem amparo legal.”

CONTRADIÇÕES
O próprio advogado de defesa contradiz as declarações do governador. Segundo Marcus Vinícius, o programa estadual criando o benefício para a concessão de carteira de motorista foi aprovado em janeiro de 2006. A lei federal proibindo criação de programas no ano da eleição foi aprovada apenas em março daquele ano. “Portanto, a lei estadual é anterior à lei federal”, afirma.

Em entrevista ao Blog Banda Larga, publicada em 1º de dezembro do ano em curso, Vinícius pontifica: “(...) no Piauí foram beneficiadas algumas centenas de pessoas, enquanto na Paraíba foram distribuídos 35 mil cheques do programa de cidadania, atingindo o estado inteiro e feito sem nenhum critério.”

O jurista falou que o programa do governo piauiense concedia cursos de auto-escola para pessoas comprovadamente pobres, mas que foram beneficiadas poucas centenas de pessoas. “Não houve potencialidade na possível alteração do resultado do pleito. O governador se reelegeu com quase um milhão de votos.” O TRE-PI aplicou multa ao governador.

Agora é definitivo: vai haver nova eleição municipal no município de Pimenteiras. O Tribunal de Justiça do Piauí rejeitou hoje o recurso impetrado pelo candidato derrotado Francisco Bezerra.

O candidato Francisco Antão que venceu a disputa pela Prefeitura de Pimenteiras, em outubro passado, teve o registro de candidatura indeferido pelo TRE e a Junta Eleitoral do município convocou nova eleição municipal.

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

5ª Marcha da Classe Trabalhadora reúne 35 mil na capital federal

Milhares de trabalhadores, do campo e da cidade, vindos em caravanas de todos os Estados do Brasil participaram nesta quarta-feira, em Brasília, da 5ª Marcha dos Trabalhadores, convocada pelas centrais sindicais. Sob o lema “Desenvolvimento com valorização do trabalho”, os manifestantes marcharam pacifica e unitariamente embaixo de chuva pelas ruas de Brasília e Esplanada do Ministérios. O grande ato, que terminou por volta das 13 horas e reuniu 35 mil trabalhadores segundo os organizadores, foi encerrado com discursos dos presidentes da centrais sindicais em frente ao Congresso Nacional.
O presidente da CTB, Wagner Gomes, um dos oradores do ato, declarou que os trabalhadores não aceitarão pagar com rebaixamento de salários e demissões a conta da crise capitalista. Wagner ressaltou que a luta dos trabalhadores passa também pela defesa dos direitos dos aposentados, redução da jornada de trabalho e a ratificação da Convenção 158, da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que proíbe a demissão imotivada (sem justa causa).
Durante seu discurso, Wagner pediu também a demissão do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, representante dos banqueiros no governo Lula.
Ainda nesta quarta,os líderes sindicais irão se reunir com o presidente da Câmara , além de reuniões nos ministérios, que se estenderão até a quinta-feira (4).

sábado, 6 de dezembro de 2008

MARCONDES SE RECUPERA BEM


Esta se recuperando bem , Marcodes de Chico Panta, neste final de semana encontrei com ele e conversamos bastante. Estarei no Rio Grande antes do natal. Disse o Marconde, bastante otimista com a sua rápida recuperação. Esperando a sua nova sobrinha chegar do hospital, filha da Ivana mais o Sagente Chiquinho para fazer a festa junto com todos.

domingo, 30 de novembro de 2008

Um direito ameaçado: 'não' à restrição da meia-entrada

O direito à meia-entrada para estudantes em eventos culturais existe no Brasil desde a década de 40. Serve para garantir a formação plena aos jovens que aprendem não só quando estão em sala de aula, mas também indo a teatros, cinemas, museus. O projeto de lei 188/ 07 que tramita no Senado ameaça esse direito histórico, legítimo e conquistado com muita luta por diversas gerações do movimento estudantil.

Por Lúcia Stumpf*, na Folha de S.Paulo

A UNE, nos seus 70 anos de história, sempre teve uma atuação marcante no desenvolvimento da cultura nacional. Na década de 60, o Centro Popular de Cultura (CPC) forjou uma geração de artistas que até hoje se destaca no cenário brasileiro.

Hoje, o Centro Universitário de Cultura e Arte da UNE, o Cuca, além de formar jovens artistas, promove o diálogo entre a cultura erudita e a popular. A Bienal de Arte da UNE, que em janeiro de 2009 chegará à 6ª edição, é o maior festival artístico de juventude da América Latina.

Além de fomentar, a UNE defende a democratização do acesso à cultura, formando cidadãos e platéias conscientes. O direito à meia-entrada é o principal instrumento que os estudantes têm para conseguir fazer parte do cenário artístico do país.

É fato que, hoje, esse direito já não mais existe na prática. Desde a edição da medida provisória 2.208/01, de autoria do então ministro da Educação Paulo Renato Souza, assistimos à desregulamentação da meia-entrada.

A medida provisória abriu espaço para que oportunistas de plantão montassem um verdadeiro mercado de falsas carteiras de estudante, emitidas agora por qualquer instituição ou estabelecimento, dando origem às fraudes. Essa proliferação descontrolada permitiu que estabelecimentos artísticos elevassem o preço dos ingressos, fazendo com que, na prática, o preço que pagamos como se metade fosse seja o valor integral.

Os cidadãos de bem, que não se corrompem mesmo com a facilidade de obter um documento falso, são submetidos a preços exorbitantes e incompatíveis com a renda média da população.

São os estudantes os maiores interessados em uma nova e urgente regulamentação da meia-entrada. Precisamos revogar a medida provisória 2.208/01 e estabelecer um novo marco regulatório capaz de atacar o verdadeiro problema: as falsas carteiras estudantis. Defendemos a criação de um documento único, padronizado nacionalmente, que possua mecanismos capazes de coibir a falsificação. Defendemos ainda a criação de um conselho nacional fiscalizador capaz de validar as carteiras emitidas pelas entidades estruturadas e reconhecidas nacionalmente.

Porém, não podemos aceitar calados a tentativa de limitar o acesso dos estudantes ao benefício da meia-entrada. A essência do projeto analisado hoje no Senado é a restrição do direito à meia-entrada para os estudantes, e não a resolução dos reais problemas que enfrentamos.

A limitação do acesso à meia-entrada, a partir da criação de um limite de 40% de ingressos — a serem disputados entre estudantes e idosos —, sem a regulamentação da emissão da carteira de identificação estudantil atenta apenas à questão financeira dos empresários artísticos.

O Congresso Nacional deve se debruçar sobre o tema para solucionar o problema enfrentado pelos estudantes que já não conseguem mais acessar o direito à meia-entrada. O rigor da lei deve estar voltado à aplicação do benefício da meia-entrada, e não à restrição desse direito.

A juventude brasileira é a parcela da população que mais sofre as conseqüências das mazelas sociais. São os jovens as maiores vítimas da violência, do desemprego e da falta de perspectivas. Retirar dos estudantes o direito de acesso à cultura será um duro golpe numa geração já bastante sofrida. Não podemos pagar o preço da ganância de uns poucos empresários.

Chamamos a sociedade e o Congresso Nacional para olhar o problema como um todo e a partir da perspectiva dos verdadeiros atingidos pela desregulamentação do direito à meia-entrada: os estudantes. Queremos, sim, uma nova lei capaz de ampliar nosso direito, mas nunca restringi-lo. Abaixo a medida provisória 2.208/01! Pela regulamentação da emissão de carteiras sem restrição do direito!

* Lúcia Stumpf é presidente da UNE


terça-feira, 25 de novembro de 2008

SINTE-PI participa de curso sobre comunicação sindical no RJ

O professor João Correia representou o sindicato no evento que aconteceu de 19 a 23 de novembro, na cidade do Rio de Janeiro

O Diretor de Comunicação do SINTE-PI, professor João Correia da Silva, representou o sindicato no 14° Curso Anual do Núcleo Piratininga de Comunicação. O evento aconteceu entre os dias 19 a 23 de novembro, no Rio de Janeiro.

O curso marcou os 14 anos de existência do Núcleo Piratininga de Comunicação, e homenageou os 90 anos do assassinato de Rosa Luxemburgo, filosofa marxista, que também foi editora do jornal revolucionário Bandeira Vermelha. O NPC, como é mais conhecido, desenvolve um importante trabalho na área da comunicação sindical, envolvendo como principais temas as lutas dos trabalhadores e a política sindical. O curso deste ano reuniu estudiosos e especialistas que abordaram diversos temas relacionados à comunicação sindical, envolvendo-a em um panorama nacional e global.

“O evento promovido pelo NPC teve um cunho transformador para todos nós que participamos. Foi uma experiência impar e bastante importante para dirigentes e jornalistas sindicais, que tiveram a oportunidade de conhecer a realidade da comunicação sindical em nível nacional de todos as classes e, debater as diversas formas de elaborar e pautar os veículos de comunicação dos trabalhadores” afirmou João Correia.


Veja mais fotos do evento:



domingo, 9 de novembro de 2008

SINTE-PI CONTINUA O PROJETO DE EXPANSÃO DA COMUNICAÇÃO


O SINTE-PI - Sindicato dos trabalhadores de Educação Básica Pública do Estado do Piaui, através de um grande esforço desenvolvido pelo Diretor de Comunicação Prof. João Correia está expandindo o trabalho da comuicação para que possa vir a alcançar o maior numero de sócio possível, através da noticia das ações desenvolvidas pelo SINTE-PI diáriamente. O SINTE-PI, além de contar com um jornal bimestral, um informativo mensal, um programa (A Voz da Educação) de uma hora e meio todos os sábados de 08:00 às 9:30 da manhã na Rádio Pioneira de Teresina AM a Página na Internet: www.sintepiaui.org.br e muitas participações na imprensa falada e escrita. Agora neste sábado 08 de novembro foi para o ar, através da Rádio Verdes Campo SAT, Via Satélite para toda a America Latina e ON-Line para todo o mundo o Program Educação em Debate, um novo programa produzido pela Diretoria de Comunicação do SINTE-PI. Agora todos os Sábados de 07:00 às 7:30 da manhã os Trabalhadores do Piauí e em especial os Trabalhadores em Educação do Estado do Piauí tem um encontro marcado com o Program "Educação em Debate" onde estaremos levando aos nossos sócios o resumo das notícias da semana de todas atividades que envolve a nossa luta. Sempre em busca de uma Educação de Qualidade para todos. Diz o Diretor de Comunicação Prof. João Correia.

sábado, 8 de novembro de 2008

Inflação no Brasil já sofre com os efeitos da alta do dólar

Inflação no Brasil já sofre com os efeitos da alta do dólar
A alta do dólar já foi sentida no resultado da inflação de outubro e ameaça teto da meta do BC.

A alta do dólar já foi sentida no resultado da inflação de outubro medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), que subiu a 0,45%, após quatro meses de desaceleração, e ameaça o teto da meta estipulada pelo BC (Banco Central), de 6,5% no ano.

Apesar de não ter sido decisiva, a valorização cambial fez com que alimentos como o arroz e o feijão fizessem trajetória inversa a commodities cotadas no mercado internacional. De acordo com a coordenadora de Índice de Preços do IPCA, Eulina dos Santos, é possível que os efeitos do dólar sejam ampliados nos próximos meses.

"Há indícios de certa pressão do dólar em alguns produtos como o arroz e o feijão, que vêm apresentando menor oferta e requerem importação para complementar a oferta. Mas não se pode afirmar que toda a alta da inflação seja em função do dólar", afirmou.

A taxa acumulada de 6,41% em 12 meses é a maior desde os 6,57% constatados em julho de 2005, e está cada vez mais próxima do teto da meta fixada pelo BC.

Eulina dos Santos chamou a atenção também para alta de 1,27% entre os produtos de vestuário. Segundo ela, pode ter havido também influência do câmbio, já que muitos produtos são importados, principalmente da China.

As carnes também subiram em outubro, com alta de 3,61%, e segundo a economista do IBGE, apresentam movimento de elevação semelhante ao verificado no segundo semestre de 2007. No ano, as carnes aumentaram 20,43%, e nos últimos 12 meses, acumulam alta de 37,75%.

Os alimentos, com alta acumulada de 10,04% no ano, já se aproximam dos 10,79% registrados ao longo de 2007. Eulina dos Santos destacou que as commodities como a soja continuam em baixa e não pressionaram a inflação.

Entre os produtos não-alimentícios, além dos artigos de vestuário, subiram o aluguel residencial (de 0,62% em setembro para 0,86% em outubro), artigos para reparos de residência (de 1,27% para 1,84%), passagens aéreas (de 0,93% para 1,23%) e empregados domésticos (de 0,94% ara 1,11%).

Entre as regiões pesquisadas, as maiores altas foram notadas em Brasília (0,60%), Recife (0,59%) e Goiânia (0,58%). Já o menor índice foi verificado em Belo Horizonte (0,18%). No acumulado do ano, Belém tem 6,64% de alta, seguido por Recife (5,92%) e Porto Alegre (5,65%).
Fonte: Folha Online

Pesquisa mostra que povo desconhece que PAC é federal

Agência Estado

O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) é pouco conhecido pela população, que ainda confunde a autoria das obras e não sabe se o investimento foi feito pelo governo federal, por Estados ou por municípios. A conclusão consta de uma pesquisa encomendada pela Secretaria de Comunicação Social (Secom), em todo o País, e acendeu o sinal amarelo no Palácio do Planalto O levantamento foi realizado há um mês para medir a eficiência dos programas do governo, às vésperas das eleições municipais, e orientar as ações de propaganda. Os problemas de identidade que atingem o PAC, também revelados em sondagens qualitativas para medir a impressão dos eleitores, surpreenderam o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na tentativa de dar visibilidade ao plano e ao conjunto de investimentos no País, Lula promoverá uma megarreunião no Palácio do Planalto, na próxima quinta-feira A pajelança reunirá empresários, integrantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, líderes e presidentes de partidos da aliança governista. Ao lado da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff - candidata predileta do Planalto para a disputa presidencial, daqui a dois anos -, Lula dirá que há investimentos garantidos no País até 2012. A "mãe do PAC", como Dilma foi batizada por Lula, ficará novamente sob os holofotes O presidente tem reclamado com freqüência da divulgação precária dos programas de seu governo. Fica contrariado também com o fato de prefeitos e governadores não darem crédito para as obras federais.

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Quatro verdades sobre a crise do capitalismo 21/10/2008

Através de nota divulgada nesta terça-feira (21-10), a Federação Sindical Mundial (FSM) destacou “quatro verdades” sobre a crise financeira global irradiada dos EUA. Os planos de socorro anunciados até o momento, com valores superiores a 3 trilhões de dólares, não são para salvar as vítimas da crise, mas para livrar a cara dos banqueiros.
Por esta razão, assinala a FSM, “enquanto o capital mantém o seu poder e seus lucros, os trabalhadores serão castigados com novos problemas. O maior deles será o desemprego. A Volvo já anunciou demissões na Suécia; a General Motors fez o mesmo em Detroit e a Air India em Nova Delhi.” A central sindical mundial, à qual a CTB é filiada, também assevera que os EUA não sairão ilesos da crise. “Após o fracasso de sua política no Iraque, no Afeganistão, no Cáucuso e no Oriente Médio, agora também obtiveram uma derrota no plano econômico”. Leia abaixo a íntegra da nota divulgada pela Federação Sindical Mundial: FEDERAÇÃO SINDICAL MUNDIAL Ajuda às pessoas ou aos bancos? Quatro verdades!

PRIMERA Os governos dos Estados Unidos e União Européia anunciaram programas de resgate no valor de 3 trilhões de euros para os bancos! Onde encontram somas tão elevadas? Qual a fonte desses recursos, quem os concede? Esses 3 trilhões de euros serão obtidos a partir dos impostos dos cidadãos e especialmente dos trabalhadores e oferecidos aos banqueiros. Aos bancos capitalistas. Esta é a verdade.

SEGUNDA O argumento é que estão transferindo essas grandes somas aos bancos para ajudar os endividados. Se a intenção é esta por que não fornecer esses recursos diretamente aos endividados em vez de dá-los aos bancos? Por que não dar dinheiro aos desempregados, aos que perderam suas casas e às pessoas que sofrem com a fome. A verdade é simples: porque querem preservar os lucros dos bancos.

TERCEIRA Enquanto o capital mantém o seu poder e seus lucros, os trabalhadores serão castigados com novos problemas. O maior deles será o desemprego. A Volvo já anunciou demissões na Suécia; a General Motors fez o mesmo em Detroit e a Air India em Nova Delhi.

QUARTA Os Estados Unidos não sairão desta crise capitalista sem danificar seu prestígio e a condição de todo poderoso. Após o fracasso de sua política no Iraque, no Afeganistão, no Cáucuso e no Oriente Médio, agora também obtiveram uma derrota no plano econômico.

FSM Atenas

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Luta pela independência do Piauí foi roubada pelas elites

Foto: Elias Sales

Wellington Dias: razões de sobra para termos orgulho

Da Redação

O historiador Fonseca Neto, professor da Universidade Federal do Piauí, disse que o movimento criado no Piauí pela independência, que culminou com a Batalha do Jenipapo acontecida no dia 13 de março de 1823, "tinha um cunho popular que foi roubado pelas elites" que aproveitou para expulsar os portugueses usando os mais pobres para ocupar o poder.

"Um grupo de coronéis de Oeiras mais esperto vendo o vazio de poder deixado pelos colonizadores se apropriou do movimento que significa a consolidação da independência do Brasil, mas que infelizmente ainda é pouco divulgado e muitas vezes contado com viés elitista", ressalta.

Ontem (16) à noite, na Praça Pedro II, foi encenada a peça "A Batalha do Jenipapo", que pela primeira vez aconteceu em Teresina. Para o governador Wellington Dias, que acompanhou a apresentação, a luta pela independência do Piauí foi conseguida graças à coragem do povo. "Temos razões de sobra para termos orgulho e isto nos dá confiança para enfrentar nossos problemas, especialmente após os 250 anos de criação do Piauí".


Fotos: Elias Sales

A peça, que tem um tempo de apresentação de 42 minutos, atraiu milhares de pessoas que acompanharam em frente ao Teatro 4 de Setembro, a apresentação feita por 120 pessoas. Destas, 45 figurantes, 30 integrantes do Grupo de Capoeira Cordão de Ouro e 48 atores profissionais.

"Ficamos preocupados porque a peça era para ser encenada no adro da Igreja de São Benedito, o que não foi possível por conta de uma solenidade religiosa, programada na igreja no mesmo horário, então decidimos por esta área na Pedro II, o que terminou dando certo", disse Antoniel Ribeiro, diretor de espetáculo da FUNDAC - Fundação Cultural do Piauí.

Rômulo Lima, que há 12 anos faz o papel de Dom Pedro I, mostrou-se orgulhoso por ser um dos participantes. "Este é um momento importante da nossa história, porque os fatos ocorridos no Piauí representam a unificação da luta pela independência do Brasil, uma pena que isto ainda não seja reconhecido em nível nacional", reclama.

A encenação da peça faz parte das comemorações pela passagem do dia do Piauí -19 de outubro - programadas pelo governo estadual.

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

PENSA NUMA PORCA GRANDE E DESSA VEZ FOI DUPLA.

A verdade é que parece que a porca gostou da gente. foi porca lá e porca cá. Porca em todo lugar, como diz a música do lucianano leitoa de Timon.
No Rio Grande o resultado das eleições nos deixou um entendimento. Ou eu não estou enchergando direito ou o povo do Rio Grande está vendo o que eu não estava. O certo é que o resultado das urnas retrata a vontade da maioria. e é como diz o povo a vontade do povo é a vontade de Deus. Que Deus esteja com todos e vamos trabalhar.

ESTOU DE VOLTA

Apartir desta semana estarei de volta comandando meus blogs: Prof. João Correia, Associação de Amigos do Rio Grande do Piauí e Educação Ambiental. Voce que acessa esses endereços em busca de notícias diferentes irá encontrar sempre uma novidade, me esforçarei para lhe deixar sempre bem informado.
O tempo que estivemos sem alimentar estas páginas foi devido o meu envolvimento no processo eleitoral. Agora estamos de volta a vida sindical e social.

terça-feira, 7 de outubro de 2008

CÃMARA MUNICIPAL DE RIO GRANDE DO PIAUI RENOVA MAIS DE 50%

A câmara de vereadores de Rio Grande do Piauí será renovada em mais de 50% na próxima gestão. oito vereadores já existentes que disputaram a reeleição, apenas 03 conseguiram se reeleger. Vereadores como Hamilto Feitosa, Raimundo de Edigar, Chicão de Baíta, Izaias Campos e Aderval Miranda tiveram seus nomes rejeitados nas urnas.

CONFIRA A NOVA CÂMARA A PARTIR DE 01/01/08:

SANDRIMAR(PTB), MANUELITO(PSB), ALCIMON SOARES(PSB), CANDINHA(PTB), PEDRO BARROS(PP), ANDRÉ PREGO(PMDB), ANTONIO PIAUÍ(PMDB),

MARCÍLIO FEITOSA(PMDB), GIGALBERTO SANTOS(PT).

Zé Wellington se reelege em Rio Grande do Piauí



José Wellingt

O atual prefeito de Rio Grande do Piauí, José Wellinton Procópio(PMDB), se reelegeu com uma maioria acima de 500 votos sobre o seu adversário, Antonio Luis da Costa Feitosa(PSB).

José Wellington também conseguiu eleger a maioria dos vereadores que irão compor a câmara municipal.


Fonte: itaueiranet.

CHEGOU A VEZ DO ZOTTOLO!!!

O executivo Paulo Zottolo deixará a presidência da Philips. De acordo com a companhia, ele decidiu deixar a subsidiária da América Latina, que é responsável pelos negócios do setor de Produtos de Consumo/Estilo de Vida na região, para ""seguir outros caminhos". Zottolo, ainda segundo o comunicado, permanecerá na empresa até 31 de outubro. "Minha nova atividade será anunciada no início de novembro", informou Zottolo em comunicado. Ele será sucedido, temporariamente, pelo holandês Robert van de Riet, atualmente vice-presidente sênior da Philips Consumer Lifestyle (setor de negócios dedicado a produtos de consumo/estilo de vida). "A Philips respeita a decisão de Paulo Zottolo e deseja a ele todo sucesso em sua carreira futura. Ele tem contribuído fortemente para o reposicionamento da marca Philips durante o tempo em que esteve na organização, principalmente, consolidando a identidade do setor de produtos de consumo/estilo de vida na região", disse em nota Gottfried Dutiné, vice-presidente executivo e membro do Conselho de Administração da Philips mundial. Paulo Zottolo ficou mais conhecido no Brasil em agosto do ano passado, quando disse que se o Piauí deixasse de existir, ninguém vai ficar chateado. "Não se pode pensar que o país é um Piauí, no sentido de que tanto faz quanto tanto fez. Se o Piauí deixar de existir ninguém vai ficar chateado", afirmou em entrevista ao jornal "Valor Econômico". Na ocasião, o governador do Piauí, Wellington Dias (PT). protestou. "Tenho certeza de que o capitalismo afasta o homem do ser humano. Que Deus dê a ele a oportunidade de conhecer o Piauí e os homens e mulheres que aqui vivem." Houve até o caso de boicote no Piauí aos produtos da marca representada por Zottolo. Zottolo entrou na Philips em maio de 2006, como COO (chefe das Operações) na América Latina, e assumiu a presidência para a região em abril de 2007. A Philips do Brasil é uma subsidiária da Royal Philips Electronics da Holanda e atua no país há 84 anos.

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Belluzzo: Crise financeira é a mais importante dos últimos 80 anos

As principais autoridades econômicas dos Estados Unidos discutem nesta semana um plano para evitar a quebradeira do setor financeiro americano, algo que poderia colocar em risco toda a economia mundial. O secretário de Tesouro norte-americano, Henry Paulson, tenta aprovar um resgate orçado em US$ 700 bilhões para salvar bancos e outras empresas financeiras. O dinheiro será usado para comprar títulos podres e impedir a falência das instituições.
Para entender melhor essa crise financeira mundial e seus possíveis impactos na economia brasileira, o UOL conversou com o Luiz Gonzaga Belluzzo, professor titular de Economia da Unicamp e ex-secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, no governo Sarney. Belluzzo também é considerado um dos principais conselheiros econômicos do presidente Lula.
Na entrevista, Belluzzo disse que a atual crise é a "mais importante dos últimos 80 anos" e explicou que ela é resultado de "uma euforia e um descuido" por parte dos agentes financeiros e das empresas que avaliam o risco. Apesar da ajuda bilionária, o economista acredita que "muitas instituições financeiras (americanas) devam quebrar" e que o plano de resgate não cobrirá todas as empresas com problemas.
Como conseqüência, o acesso ao crédito ficará mais caro até que as condições do mercado voltem ao normal - o que deve "demorar um pouco", na avaliação do economista. Apesar de uma provável redução do crédito, o Brasil tem instrumentos para se proteger das turbulências internacionais. Uma recessão não foi totalmente descartada, mas tem poucas chances de se concretizar, na opinião do especialista.
Outro reflexo da crise é que o sistema financeiro deverá ter uma regulamentação maior após esse episódio. Para Belluzzo, "a idéia de que os mercados se auto-regulam perdeu o fundamento". "É uma lógica coletiva que acabou terminando numa desgraça coletiva."

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

MISSA EM HOMENAGEM AOS FILHOS AUSENTES


O PADRE GILVAN DIAS DA PARÓQUIA DE SÃO FRANCISCO DA CIDADE DE RIO GRANDE DO PIAUÍ ESTA CONVIDANDO OS FILHO DE RIO GRANDE E PAVUSSU PARA PARTICIPAREM DE UMA MISSA EM HOMENAGEM AOS FILHOS AUSENTES QUE RESIDEM EM TERESINA, NESTA TERÇA-FEIRA 16/09/08 ÀS 19:00HS.
LOCAL: CAPELA PAULO VI - AVENIDA FREI SERAFIM - (ANTIGO SEMINÁRIO EM FRENTE O CIRCULO MILITAR.)

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

JOIÃO VICENTE SENADOR QUE MAIS GASTOU

As verbas indenizatórias são empregadas pelos parlamentares para o exercício do mandato. Dos representantes do Piauí no Senado, João Vicente Claudino (PTB) é o que mais gasta: foram R$ 89.672,48 no total, até o último dia 28 de agosto. Desse valor, a maior parte (R$ 64.200 mil) foi usado com consultorias e divulgação. R$13.906 foi gasto com transporte e estadia, R$ 8.805,32 com aluguel e R$ 2.761,06 com despesas diversas. Em seguida temos o senador Mão Santa (PMDB), com gastos de R$ 74.147,19 e o senador Heráclito Fortes (DEM), que usou R$ 67.409,67 de verbas indenizatórias.

Alguns parlamentares argumentam que não há justificativa para pagar nenhum valor em dinheiro para políticos que excedam o subsídio previsto pela Constituição como remuneração pelo mandato, podendo esse dinheiro ser usado sem conhecimento do poder público para custear escritórios particulares de parlamentares.

Das 55 Casas legislativas cobertas pelo projeto Excelências, da Organização Não-Governamental "Transparência Brasil", (Senado, Câmara dos Deputados, Assembléias Legislativas estaduais e Câmaras Municipais de capitais), apenas sete prestam informações sobre como os parlamentares empregam as verbas ditas "indenizatórias" que recebem .
Edição: Sávia Barreto

Herculano em São Raimundo O TRE acatou a decisão do juiz Leandro Emídio que impugnou o registro do padre no inicio de agosto.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) cassou hoje o registro de candidatura do candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) de São Raimundo Nonato, padre Herculano Negreiros e seu vice Luiz Alberto Costa.
O TRE acatou a decisão do juiz Leandro Emídio que impugnou o registro de candidatura do padre no inicio de agosto. O magistrado respeitou o pedido do Ministério Público Eleitoral que alegou ausência de prestação de contas quando Herculano era prefeito em 1998.

A promotoria argumentou que o candidato está incluído na “lista dos inelegíveis” divulgado pelo Tribunal de Contas da União (TCU).
Para que padre Herculano seja candidato novamente é preciso que ele recorra ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e consiga o aval do plenário.
O plenário também indeferiu o registro de candidatura de Maria de Lourdes Oliveira Paz por ausência de filiação partidária. Maria de Lourdes tinha dupla filiação (PSDB E PT). Em 2007, o juiz anulou as duas e ela ficou sem filiação. Maria de Lourdes ela não pode ser candidata.
O candidato a prefeito de Prata do Piauí, Antônio Maria da Silva, também teve seu registro de candidatura cassado por unanimidade nesta segunda-feira por ter contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Ele está na lista dos inelegíveis do tribunal.

SINTE PI PARTICIPA DE PALESTRA NA UESPI



Palestrante Prof. João Correia Diretor de Comunicação do Sinte Pi

O Sinte Pi foi tema de seminário realizada pelos alunos de pedagogia da UESPI do Campus Pirajá. O tema em debate foi a Historia de luta do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Piauí. Os alunos de pedagogia convidaram alunos de vários cursos. Os alunos tiveram a oportunidade de tirar as duvidas sobre a luta implementada pelo Sinte contra o governo e compreender as vantagens que os trabalhadores tem se associando ao Sinte.




Sinte Piaui realizará debates durante os meses de agosto e setembro em todas as Regionais na oportunidade oes diretores estarão realizando palestras e debates com a categoria sobre o Piso Nacional e a implantação do Piso estadual para professores, Avaliação de Desempenho, IAPEP Saúde e imformes gerais.

domingo, 24 de agosto de 2008

José Teles admite problema em treinamento, mas sai satisfeito

Maratonista comemorou ter completado a prova em Pequim, mesmo sem faturar medalha.

Teles, o último no pelotão da foto, só arrancou na segunda metade da prova

Após cruzar a linha de chegada da Maratona na 38ª posição, o fundista piauiense José Teles falou com a imprensa e admitiu que o treinamento de um mês na altitude da Colômbia pode ter tido seu lado negativo. O maratonista se disse satisfeito com a participação nos Jogos Olímpicos de Pequim, mas confirmou que as condições climáticas atrapalharam, ao invés de ajudarem como estava previsto.
Acostumado a treinar na poluição de São Paulo e já prevenido com o calor chinês por ter nascido no sertão do Piauí, José Teles esperava que as condições fossem ser favoráveis, mas sentiu que estava errado logo nos primeiros quilômetros. Talvez ele não esperasse o ritmo tão forte da prova, mas a altitude colombiana que ajuda fundistas pode ter sido um tiro no pé.
"Lá era um pouco frio e seco, enquanto aqui estava muito quente e úmido. A gente corria uns dois quilômetros e a boca já ficava seca", disse à Reuters Brasil depois de completar a prova, sobre a cidade de Paipa, cerca de 2.400m de altitude. Em Pequim, o clima quente e úmido era o mesmo com o qual Teles está acostumado no Brasil, não na Colômbia. "Eu precisei reduzir o ritmo depois da metade da prova para poder concluir, senão não ia dar", acrescentou.
Marilson Gomes dos Santos, com quem treinou em Paipa, e Franck Caldeira não concluíram a Maratona.
Para completar a prova, valeu a experiência de quem detém a segunda melhor marca no ranking nacional. Disposto a manter o ritmo na primeira metade para só arrancar nos 21 quilômetros finais, José Teles ganhou mais de 30 posições enquanto os demais ficavam pelo caminho, e não alcançou o pelotão de frente porque a diferença para os líderes já era grande. Mas o fundista se diz satisfeito. "A sensação de entrar nesse estádio, com as arquibancadas cheias, é muito boa. Valeu toda a dificuldade até hoje para chegar aqui", completou.
Fábio Lima (com informações da Reuters)
fabiolima@cidadeverde.com

sábado, 23 de agosto de 2008

HORA DOS MARATONISTAS EM PEQUIM




22|08|2008 - 18:31 | Benê Turco - Assessor de Imprensa da CBAt
São Paulo - Como é tradicional nos Jogos Olímpicos, a maratona masculina será o último evento de Pequim 2008. O início da prova acontecerá neste sábado, dia 23, às 20:30 (hora de Brasília), com a presença de três representantes do Brasil: Marilson dos Santos, José Teles de Souza e Franck Caldeira.

Marilson tem no currículo o título da Maratona de Nova York em 2006, quando marcou 2:09:58. Até hoje, é o único sul-americano a vencer a prova de rua mais importante do planeta. O recorde pessoal do brasiliense, de 31 anos, é 2:08:37, conseguido em Londres no ano passado.

Já o piauiense José Teles tem 2:12:24 como recorde pessoal, conseguido em Milão no ano passado. Teles, de 37 anos, venceu a Maratona de São Paulo em 2005 e foi o 18º colocado na prova no Mundial de Osaka 2007.

O mineiro Franck Caldeira, de 25 anos, foi campeão pan-americano no Rio de Janeiro no ano passado. Sua melhor marca é 2:12:32, alcançada em Paris, este ano. Em 2002, foi o melhor ocidental nos 10.000 m no Mundial de Juvenis de Kingston, ao terminar em 7º lugar.

Entre os favoritos para o pódio, os brasileiros enfrentarão o campeão olímpico em Atenas 2004 Stefano Baldini (Itália). Baldini - que tem 2:07:22 como recorde pessoal - alcançou a liderança da prova nos Jogos da Grécia depois que o brasileiro Vanderlei Cordeiro de Lima - até então em primeiro lugar - foi agredido por uma manifestante. Vanderlei ainda voltou à prova e ganhou a medalha de bronze.

Outros nomes importantes entre os inscritos são os quenianos Martil Lel (que tem 2:05:15 na prova) e Samuel Wanjiru (2:05:24), o marroquino Abderrami Goumri (2:05:30), o sul-africano Hendriick Ramaala (2:06:55), o etíope Deriba Merga (2:06:38).


REVEZAMENTO
O Brasil disputou neste sexta-feira (22), a preliminar do revezamento 4x400 m feminino. O quarteto nacional - formado por Maria Laura Almirão, Josiane Tito, Emmily Pinheiro e Lucimar Teodoro - marcou 3:30.10 e não conseguiu passar à prova final. A melhor marca foi da equipe dos Estados Unidos, com 3:22.45.


MAIS INFORMAÇÕES NO SITE OLÍMPICO DA CBAt, NO ENDEREÇO ABAIXO:
http://www.cbat.org.br/competicoes/beijing2008/default.asp

FOTO: Franck Caldeira (Bruno Miani/Divulgação CBAt)

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

ZÉ TELES VAI BRILHAR EM PEQUIM

Jose´Teles está confiante para subir ao podio em Pequim ele garantiu vaga com o segundo melhor tempo do Brasil: 2h12min23segJosé Teles já está no Brasil, mas fica por aqui por pouco tempo. O maratonista piauiense natural da cidade do Rio Grande do Piauí, chegou na madrugada desta terça-feira e já embarca na noite de quarta para Pequim, onde disputa os Jogos Olímpicos pela primeira vez. O fundista falou por telefone com o Cidadeverde.com, que acompanhou a trajetória dos treinamentos do piauiense em Paipa, na Colômbia, nos últimos 33 dias. José Teles, mesmo não estando entre os favoritos, declarou que quer brigar por uma medalha.
"Vou brigar de igual para igual, correndo na casa de 2h15min no máximo. Com os treinamentos, vou brigar por medalha, sim", declarou o fundista ao Cidadeverde.com, antes de fazer um treino leve para relaxar a musculatura após a viagem. A corrida de aproximadamente 40 minutos deve ser a penúltima antes do embarque para a China, marcado para 21h45min de quarta-feira.
Teles acredita que, mesmo com a força dos africanos, o forte calor e a poluição vão deixar a prova mais equilibrada. Já é consenso que não haverá quebra de recorde em Pequim, e tempos abaixo de 2h10min são bastante improváveis.
O treino na altitude animou José Teles, que esteve por mais de um mês correndo acima de 2,4 mil metros do nível do mar. "A preparação foi muito boa. Estou pronto para fazer o melhor", concluiu.
Teles sempre se declarou piauiense de coração, apesar de hoje morar e treinar em São Paulo. Deixou sua cidade natal, onde morava na zona rural, e decidiu mudar-se para São Paulo para procurar emprego em 1989. "A situação dos meus pais era muito difícil, e resolvi fazer como meu irmão mais velho, que já estava empregado", afirmou em recente entrevista. Em pouco mais de dois meses, arranjou emprego operando uma empilhadeira.Sua iniciação no esporte também ocorreu por intermédio do irmão, que já participava de provas de corrida de rua. Dois anos depois, passou a treinar regularmente no Sesi. Em 1997, já com dificuldades para conciliar os treinamentos com a rotina de trabalho, tornou-se atleta profissional.A dificuldade do período inicial foi superada com a conquista do primeiro título, na Corrida Sargento Gonzaguinha, em 1998, em Santos. A boa exposição lhe rendeu os patrocínios, e ele pôde dar seqüência à carreira. No mesmo ano, foi o sétimo colocado na São Silvestre. Em 1999, foi bicampeão na Gonzaguinha e venceu a Corrida de Reis, em São Caetano do Sul, que também voltaria a vencer no ano seguinte.Em 2000, Teles foi o sexto colocado na Maratona de Los Angeles e o décimo na Maratona de Berlim. Em 2001, venceu o Troféu Cidade de São Paulo. Em 2005, levou o título da Maratona de São Paulo. No último Mundial, em Osaka, no Japão, no ano passado, foi o 18º colocados.Nós que fazemos parte da Associação de Amigos do Rio Grande do Piauí (AARGPI), desde já estamos torcendo com todo vigor para que o nosso Campeão possa fazer bonito lá em Pequim. porque afinal de contas todos nós do Rio Grande estamos bastante orgulhosos por pudermos estarmos representados no maior evento esportivo do mundo que é a Olimpiáda. vamos lá Zé Teles força e muita sorte pra você nesta nova empleitada.

sábado, 9 de agosto de 2008

PROFISSÃO PROFESSOR


Outro dia estava conversando com uma colega de trabalho que me relatou um episódio desagradável envolvendo uma professora e seu aluno. Exasperada, mandou o adolescente calar a boca; e ele, que teve dificuldade em assimilar tal forma de repreensão, atirou uma cadeira em sua cabeça. Terrível. Evidência de como estão funcionando algumas de nossas salas de aula. Puxa vida! Onde foi que erramos? O que está acontecendo com nossos alunos e professores?

Não vou responder a essas perguntas, pois tenho certeza que muitos mestres reúnem melhores condições para fazê-lo. Estou longe das escolas e, portanto, sei que não sou a pessoa indicada para tecer considerações sobre esse assunto. No entanto, atendo inúmeros professores deprimidos com o exercício de sua profissão, e adolescentes sem qualquer limite, frutos da omissão parental.

Confesso que, às vezes, sinto compaixão de alguns professores atuais. Verdadeiros heróis diante da precariedade de recursos e hostilidade proveniente de certos alunos. Verifico que está faltando um acompanhamento psicológico e emocional para aquele que enfrenta, no dia-a-dia, situações altamente estressantes, sem ter com quem se abrir ou desabafar seus questionamentos.

Penso que cada escola deveria ter ao menos um psicólogo para acompanhar o corpo docente em seus conflitos. Professores estão tendo que se transformar em pai, mãe, multimídia, atores circenses... Tudo isso para conseguir educar. Mas, será que alguém se preocupa com o que se passa dentro dessas pessoas? Quantas frustrações reúnem; os problemas íntimos que possuem? Além de educar seus próprios filhos, necessitam se desdobrar para educar outros tantos que sequer sabem o que significa a palavra respeito.

Além disso, é imprescindível que o professor esteja sempre atualizado, pois dele é cobrado o conhecimento de coisas e situações diversas, nos variados campos. De ninguém se exige tanto em termos de conhecimento quanto do professor já que, a maior parte das outras profissões, está cada vez mais especializada.

Então, outros profissionais podem se esquivar dizendo que tal assunto não faz parte de sua especialidade, mas para o professor isso é muito mais difícil. Ele tem de investir pesado em cursos e livros se quiser ter o seu valor reconhecido e oportunidades de ascensão profissional.

Ciente de toda essa situação, humildemente recomendo aos professores o livro: Buscando a Felicidade. Lá poderão encontrar orientação referente a temas de grande interesse como: adoção, depressão, drogas, precocidade sexual, violência nas escolas, respeito, valores... Além disso, a obra conta com textos de ajuda, que subsidiam o desenvolvimento da auto-estima e confortam diante das situações estressantes e depreciação vivenciada no dia-a-dia.

Sei que a leitura não substitui os efeitos positivos de uma terapia ou acompanhamento psicológico, no entanto auxilia, apontando caminhos e dando sugestões. O livro pode ser adquirido através da internet, pelo site: www.amarlivros.com.br a um baixo custo. No momento, é tudo o que posso sugerir aos professores com o intuito de mitigar suas tristezas e lhes conferir estímulo para continuarem lutando.

* Psicóloga e escritora (contato@mariaregina.com.br). Conheça o novo site da autora: www.mariaregina.com.br.

DECISÃO DO STF REFORÇA INICIATIVA POPULAR

"Nossa causa é justa"

A decisão tomada ontem pelo Supremo Tribunal Federal, referente à vida pregressa dos candidatos, tomou por base os marcos legais eleitorais vigentes.

Por isso mesmo, o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral considera que sua decisão de apresentar à sociedade brasileira nova iniciativa popular de projeto de lei se mostrou oportuna e pertinente.

Oportuna, porque a opinião pública brasileira repele candidaturas de pessoas com histórico pessoal incompatível com as responsabilidades da representação política. Um dos quesitos formulados em pesquisa recentemente divulgada pela AMB/Vox Populi já demonstra cabalmente: 88% dos brasileiros não aceitam candidatos já condenados em primeira instância.

Pertinente, porque a sociedade tem o direito de definir qual o perfil esperado dos postulantes a cargo eletivo.

Mais de 100 mil cidadãos(ãs) já assinaram o projeto de lei de iniciativa popular segundo o qual devem ser considerados inelegíveis:



a) as pessoas com condenação em primeira instância por crimes graves ou, no caso dos detentores de foro privilegiado, com denúncia recebida por um tribunal;

b) os que tenham renunciado para fugir de cassações;

A decisão do STF apenas demonstra a correção da via constitucional adotada pelo MCCE para a dignificação da atividade política no País.

O MCCE conclama a todos os envolvidos nessa iniciativa – militantes das organizações que o compõem e todos os indignados com a corrupção – para que intensifiquem a coleta de assinaturas e enviem imediatamente os formulários já preenchidos para sua sede em Brasília.

Para mais informações acesse a página www.mcce.org.br.

Brasília, 7 de agosto de 2008

terça-feira, 29 de julho de 2008

COMITÊ CONTRA A CORRUPÇÃO ELEITORAL EM AÇÃO

O Comitê de Combate à Corrupção Eleitoral realiza nesta terça-feira evento para lançar a central do Comitê para as eleições deste ano no Centro Pastoral Paulo VI. Várias entidades foram convidadas a participar do evento e participar de planejamento voltado para discutir que ações serão tomadas no sentido de combater a corrupção e para coletar assinaturas em prol de emenda a Lei 9080, que tornaria inelegíveis candidatos com ficha suja. Segundo Hortência Mendes, representante da Cáritas Regional do Piauí no Comitê Estadual de Combate à Corrupção Eleitoral o evento servirá para ouvir as entidades que fazem parte do comitê e apresentar a história da Lei 9080. “Foram convidados o Tribunal de Justiça, Tribunal Regional Eleitoral, Ministério Público e a Ordem dos Advogados do Brasil que vão falar como pode colaborar no sentido de combater a corrupção eleitoral”, relatou Hortência Mendes. A representante da Cáritas explicou que a reunião também se destina a um planejamento das ações do Comitê Estadual para os próximos meses. “Vamos planejar por exemplo a manifestação pela coleta de assinaturas no dia 30 e também como vamos construir a campanha “Voto não tem preço”, assim como também a articulação nos municípios”, elencou Hortência Mendes. Atualmente existem comitês municipais nas cidades de Ilha Grande, Parnaíba, União, Miguel Alves, Palmeirais, Monsenhor Gil, Elesbão Veloso, São Raimundo Nonato, José de Freitas e Picos. Hortência Mendes explicou que o Comitê Estadual vai priorizar os municípios que passam por maiores dificuldades para organizar os comitês municipais. “Como são poucas pessoas no Comitê Estadual, vamos nos articular com os comitês nos municípios para que eles tenham liberdade para resolver os problemas”, disse a representante da Cáritas. A próxima atividade do Comitê Estadual é uma panfletagem e coleta de assinaturas coletas de assinaturas da emenda à Lei 9840, que acontecerá no próximo dia 30, de 07 às 11h, na avenida Frei Serafim. O Projeto de Lei prevê a inelegibilidade de candidatos que forem condenados em primeira ou única instância ou tiverem contra si denúncia recebida por órgão judicial colegiado em razão de crimes graves.O Comitê Estadual é formado pelas seguintes organizações: Cáritas Regional do Piauí, Serviço Pastoral do Migrante, Fórum de Convivência com o Semi-árido, Conselho Tutelar I de Teresina, Conselho Nacional do Laicato Brasileiro e Conselho Missionário Diocesano. (C.R.)

segunda-feira, 28 de julho de 2008


IDEB supera meta de 2011 em escola do estado do Sul do Piauí

Localizada no Sul do Piauí na cidade de Parnaguá, à 1.000Km de Teresina, a Unidade Escolar Edvaldo Mascarenhas superou as expectativas, crescendo significativamente o Índice de Desenvolvimento da Educação – IDEB. Em 2005 a escola obteve 1.1,e em 2007 atingiu a média prevista para 2011,que é 3.0.

De acordo com a diretora da Unidade, Zilnara Guerra, a mobilização de todos reverteu o quadro “A gente não esperava, ainda estamos nos acostumando com os novos números.Quando soubemos do resultado foi uma choradeira”, conta. “Não foi um trabalho inovador, mas de equipe, de união. Nós tínhamos que melhorar e o diferencial foi o comprometimento”, acredita.

A diretora disse ainda que as diferenças entre os resultados do Ideb nas escolas é o retrato das desigualdades do Brasil “O que o governo federal tem que fazer são políticas que compensem essas desigualdades. Por isso que o Ideb é bom, para conhecer as escolas e as cidades com menor desempenho,e levar mais recursos e mais projetos para estes municípios.E também para conhecer os bons projetos que as escolas desenvolvem e fazer com que eles ganhem visibilidade e sirvam de exemplo”, relata.

O superintendente Institucional da Secretaria da Educação, Luiz Carlos Magno, destaca o efeito positivo da divulgação do Ideb para os gestores públicos do Interior. "O índice tornou-se um parâmetro, um grande diagnóstico para os municípios. A partir desse diagnóstico, uma série de ações para que as metas sejam cumpridas passou a ser desenvolvida", explica.

Luiz Carlos, ressalta, no entanto, que em Parnaguá o que se percebe é uma evolução, um salto de qualidade.“Nossos índices são frutos de uma gestão educacional arrojada, e com o real compromisso com a educação", finalizou.

Por Michele Furtado
[voltar]

segunda-feira, 14 de julho de 2008

ATENÇÃO NÃO ESQUEÇA QUEM MANDA É O TRABALHADOR. A ÚLTIMA PALAVRA É A SUA.

http://radioloandafm.files.wordpress.com/2008/03/charge-cidadao-e-politico.jpg

ATENÇÃO POLÍTICOS QUE SE FAZEM DE DESAVIZADOS. A JUSTIÇA ELEITORAL ESTÁ DE OLHO EM VOCÊ!


A Secretaria da Receita Federal, elaborou uma cartilha, em parceria com o Tribunal Superior Eleitoral, para orientar partidos, comitês eleitorais e candidatos a cargos eletivos nas eleições municipais de outubro sobre os procedimentos básicos de atendimento às normas estabelecidas pela legislação fiscal vigente.
Com o título As eleições, os candidatos, os trabalhadores e a Receita Federal do Brasil, a cartilha apresenta exemplos práticos abrangendo as principais determinações legais sobre o tema, no sentido de facilitar o cumprimento das obrigações tributárias, previdenciárias e acessórias.
O documento pode ser obtido no portal da Receita Federal na Internet, no endereço http://www.receita.fazenda.gov.br/publico/Eleicoes/2008/Cartilha.pdf.Não deixe de confirir todos os prazos que a justiça é cega mais vê tudo.

quinta-feira, 10 de julho de 2008

LIBERADO CONVÊNIO PARA ESTRADA - RIO GRANDE DO PIAUÍ

Consulta Convênios - Novas Liberações de Recursos - Município de Rio Grande do Piauí/PI‏
De: cadastro.convenio@cgu.gov.br
Enviada: quarta-feira, 9 de julho de 2008 5:35:27
Para:

Caro cidadão,
Você está recebendo esta mensagem porque se cadastrou no Portal da Transparência para receber informações sobre novos repasses de recursos federais a estados e municípios realizados por meio de convênios. O objetivo da divulgação desses dados é ampliar a transparência pública e
estimular a participação e o controle social.

Os dados dos convênios aqui relacionados foram obtidos do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi) no dia 05/07/2008 e, eventualmente, os valores poderão ser atualizados após o envio desta mensagem.

Os convênios do município de RIO GRANDE DO PIAUÍ/PI que receberam seu último repasse no período de 29/06/2008 a 05/07/2008 estão relacionados abaixo:

--------------------------------------------------------------------------------
Número Convênio: 626811
Objeto: RECUPERAÇÃO DE 10,1 KM ESTRADAS VICINAIS TRECHO ENTRONCAMENTO"APAGA A VELA"AO POVOADO LAGOA DO TABULEIRO NA ZONA RURAL DO MUNICIPIO DE RIO GRANDE DO PIAUI
Órgão Superior: MINISTERIO DA INTEGRACAO NACIONAL
Convenente: RIO GRANDE DO PIAUI PREFEITURA
Valor Total: R$190.000,00
Data da Última Liberação: 04/07/2008
Valor da Última Liberação: R$63.333,00
--------------------------------------------------------------------------------

Consulte periodicamente o Portal da Transparência (www.portaldatransparencia.gov.br) para acompanhar outros repasses de recursos federais a seu município.
AQUI ESTÁ A MINHA PREOCUPAÇÃO.

GOSTARIA DE OBSERVAR QUE ESSA JÁ É A ÚLTIMA PARCELA DOS RECURSOS PARA A CONSTRUÇÃO DA ESTARADA E RESALTAR QUE O DINEIRO PARA A CONSTRUÇÃO DO GINÁSIO DE ESPORTE NA RUA CLOVIS BEVILAQUA FORAM LIBERADOS PELO MINISTÉRIO DOS ESPORTES TRÊS (03) PARCELAS DE 75.000,00, E A ÚLTIMA PARCELA FOI LIBERADA NO DIA 29 DE DEZEMBRODE 2207. E ATÉ AGORA O GINÁGIO CONTINUA NO INICIO DA CONSTRUÇÃO. SERÁ SE AINDA EXISTEM OS RECURSOS QUE FORAM LIBERADO O ANO PASSADO? ESTAMOS AGUARDANDO O FINAL DA OBRA PARA PARA FINALMENTE HOMENAGIAR O NOSSO ZÉ TELES O NOSSO REPRESENTANTE NAS OLIMPIADAS DE PEQUIM.